Pressão baixa
Crédito: Freepik

Pressão baixa: veja as principais causas e o que fazer

Algumas pessoas têm naturalmente a pressão baixa, e isso não é um problema. Mas, quando surgem outros sintomas é sinal de alerta

Publicidade

Tem gente que tem a pressão baixa sempre, como uma característica e não como um problema. Mas, em muitas pessoas, a pressão baixa surge como sintoma de algum problema de saúde, e é melhor investigar.

Nesse caso, outros sintomas surgem junto, como tonturas e enjoos, desmaio, excesso de sede, dificuldade de concentração, visão embaçada, pele fria e pálida. Veja quais problemas se manifestam através desses sintomas, e o que fazer na hora.

O que pode causar a pressão baixa?

A pressão é considerada baixa quando está marcando menos do que 90×60 mmHg. Nem sempre tem como aferir na hora em que a pessoa está passando mal, mas dá para perceber pelos sintomas, que podem surgir pelos seguintes motivos:

Deficiência de vitamina B12 e ácido fólico

Esses dois nutrientes são essenciais para a formação das células vermelhas do sangue. Logo, se não houver vitamina B12 e ácido fólico o suficiente no organismo, vai ter menos sangue e, por consequência, a pressão vai baixar.

Publicidade

Nessa condição a pessoa é diagnosticada com anemia e os outros sintomas são fraqueza, palidez, formigamento nos pés ou mãos, rigidez dos braços e pernas ou perda de sensibilidade ao toque.

Quando uma situação dessas acontece, a pessoa deve ser levada ao médico para fazer exames. Ao ser constatado que é mesmo anemia, o médico irá prescrever uma suplementação, além de outros cuidados até que a quantidade de sangue volte ao normal.

Desidratação

Pessoas que não bebem água o suficiente todos os dias podem ficar desidratadas, especialmente no verão, quando eliminam mais líquido do corpo. A desidratação é um problema grave que pode levar à morte.

Conforme o líquido do corpo vai sendo eliminado (na forma de secreções, suor, urina, fezes) e não acontece a reposição da água, os vasos sanguíneos vão tendo menos sangue no seu interior, o que acaba baixando a pressão arterial e causando sintomas como fraqueza, sensação de desmaio e cansaço.

Publicidade

A pessoa pode ser tratada em casa com soro caseiro e repouso. Mas, se parecer estar passando muito mal, principalmente se for idosa, é melhor levá-la ao hospital ou, pelo menos, à farmácia.

Remédios

A maioria dos remédios têm efeitos colaterais e, muitas vezes, um desses efeitos é a pressão baixa.

Ocorre principalmente quando o remédio é consumido a longo prazo e é mais comum com remédios para pressão alta, diuréticos, para problemas cardíacos, antidepressivos e remédios para a disfunção erétil.

Publicidade

No caso de a pessoa estar tomando uma dessas medicações, é bem importante consultar o médico que fez a prescrição para ver se é possível trocar o medicamento ou alterar a dose.

Alterações hormonais

Quando ocorre uma alteração na produção de hormônios no corpo, pode acontecer a dilatação dos vasos sanguíneos e isso causa uma queda acentuada da pressão arterial. Na gravidez, a queda de pressão pode ocorrer justamente pelas constantes mudanças hormonais no corpo da mulher.

Para evitar os sintomas da pressão baixa nesses casos, é bom beber água o suficiente ao longo do dia. A gestante deve informar ao obstetra se isso acontecer, caso se torne algo recorrente. Outras pessoas já diagnosticadas ou que suspeitam de problemas hormonais devem conversar com o endocrinologista.

Publicidade

Veja também: Pressão arterial normal: conheça os valores e a importância de mantê-los

PODE GOSTAR TAMBÉM