em

4 Grandes mitos e verdades sobre pressão baixa

Colocar sal embaixo da língua ajuda? Quando devo procurar atendimento médico? Descubra esses e outros fatos sobre pressão arterial.
mitos e verdades da pressão baixa
Crédito: Pxhere

O que você sabe sobre pressão baixa? Sabe por que e o que fazer quando ela se altera? Este assunto é cercado de muitos mitos e inúmeras formas caseiras de senso comum.

A pressão baixa, também conhecida como hipotensão arterial, é o efeito de valores da aferição iguais ou menores que 9 por 6 (90 mmHg x 60 mmHg). A baixa da pressão pode ser inclusive a consequência de algum problema mais sério.

Mitos e verdades sobre pressão arterial

Muita gente sofre de pressão baixa e é muito comum que as pessoas tentem tratá-la com truques e remédios caseiros. Alguns deles realmente funcionam. Já outros são mitos, por isso veja abaixo quais podem ou não ajudar você.

Entretanto, ao apresentarem alguns sintomas, como dores de cabeça, tontura, fraqueza, escurecimento da visão ao se levantar rapidamente ou sensações de desmaio, essas pessoas devem procurar ajuda médica imediatamente.

1. Colocar sal na língua

Mito! Este é um dos grandes mitos para tratar a pressão baixa, ingerindo sal ao sentir os clássicos sintomas do problema. O senso comum entre as pessoas desconhecedoras de medicina nos diz que, ao sentir qualquer tontura, deve-se imediatamente colocar um pouco de sal, açúcar ou café embaixo da língua.

Além de desaconselhável, a ação é ineficaz, uma vez que o sal nestas condições pode demorar até 2 dias para aumentar a pressão sanguínea do indivíduo. Neste caso, não há efeito imediato sob a pressão, uma vez que o sódio retém líquidos do corpo antes de aumentar o volume de sangue, o que em teoria, aumentaria a pressão arterial.

De todo modo, este processo chega a demorar de 24 a 48h para ser concluído. Apesar da ingestão de sal ajudar no controle da pressão baixa, não é preciso que a pessoa com baixa pressão  aumente a quantidade de sal em suas refeições.

2. O calor faz a pressão arterial cair

Verdade! Sim, estar exposto a altas temperaturas por grande quantidade de tempo provoca uma vasodilatação e se associada a certo grau de desidratação e pode fazer a pressão cair.

Neste caso, aconselha-se ingerir muitos líquidos ao se expor diretamente no sol, preferencialmente água, uma vez que ela ajuda a manter a temperatura corporal e hidratação.

3. Ficar horas sem ingerir alimentos pode baixar a pressão

Verdade! Claramente a falta de alimentação significa também a falta de nutrientes no corpo. Portanto, o organismo entra em processo de hipoglicemia, que significa a queda do açúcar do sangue, consequentemente, também a hipotensão.

Por isso, a pressão arterial diminui e você pode ter um quadro de desidratação.

4. Quem tem pressão baixa nunca será hipertenso

Mito! Ter naturalmente a pressão arterial sanguínea baixa não significa que isso não vá mudar. A hipotensão é uma característica em geral de crianças e jovens até os 24 anos, mas isso pode variar com os hábitos alimentares do indivíduo, além de histórico genético acarretar o problema no futuro.

Como tratar a pressão baixa?

O tratamento para pressão baixa varia pela causa da hipotensão. Mas para ajudar a diminuir o mal-estar pode-se seguir alguns passos:

  • Sentar-se com a cabeça entre as pernas ou deitar com elas elevadas, ficando com os pés mais altos do que o coração e a cabeça, em um local fresco e arejado para evitar o desmaio;
  • Afrouxar as roupas para respirar melhor;
  • Ingerir pequenos goles de soro, água ou café;
  • Beber suco de laranja e tomate, que é rico em potássio e ajuda a aumentar a pressão;
  • Evitar exposição solar em excesso e entre as 11h e às 16h e locais com muita umidade.

Quando os sintomas de tontura da pressão baixa ocorrem diariamente, uma ótima alternativa é calçar meias de pressão, porque a hipotensão arterial pode ocorrer devido à acumulação de sangue nas pernas.

Além disso, quando a hipotensão ortostática ocorre, por estar em repouso na cama, então, deve-se
sentar por 2 minutos antes de se levantar. Dessa forma, evita-se que ocorra sempre.

Qual é a alimentação recomendada?

O indivíduo com pressão baixa pode ter uma alimentação normal e sem muitas restrições alimentares. Confira algumas dicas para melhorar a saúde e equilibrar a pressão baixa:

  • Faça ingestão de um pequeno pedaço de chocolate meio-amargo após o almoço. O chocolate amargo possui a teobromina, substância que melhora a frequência cardíaca e combate a pressão baixa;

  • Carregue consigo uma bolacha de água e sal. Prefira a ingestão do leite desnatado em pó ao tradicional e coma mais ovo cozido;

  • Beba frequentemente chá verde, chá mate ou chá preto. Esses chás possuem teína, uma substância que ajuda a manter a pressão controlada;

É sempre muito importante tomar um café da manhã leve, saudável e equilibrado, preferencialmente incluindo um suco de laranja natural e um café e equilibrar sua pressão arterial, e assim, melhorar os sintoma como tonturas e visão escura. Lembre-se também de fazer check up com aferição de pressão e consultas com seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
pente ou escova
Pente ou escova: qual o melhor para cada tipo de cabelo e ocasião?
beber com canudo de plástico faz mal
Beber com canudo de plástico faz mal à saúde? Por quê?