em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Pressão arterial normal: conheça os valores e a importância de mantê-los

Cuidar da pressão arterial é essencial para prevenir uma série de doenças e manter uma vida com bem-estar

valores pressão arterial normal
Crédito: Freepik

A hipertensão está entre as doenças não transmissíveis que mais afetam a população. De acordo com o Ministério da Saúde, há mais de 30 milhões de pessoas hipertensas registradas no país e, destas, apenas 10% faz o devido controle para manter a saúde em dia. O oposto da hipertensão é a hipotensão, ou seja, a pressão baixa, que também não é saudável. Mas então, o que quer dizer a pressão arterial normal? Por que é tão importante manter a pressão equilibrada? Veja a seguir e comece a dar mais atenção ao seus hábitos de vida.

O que é a pressão arterial?

A pressão arterial é a tensão que o sangue exerce nas paredes das artérias enquanto passa por dentro delas para chegar a todas as partes do corpo e, depois, voltar até o coração para recomeçar o ciclo.

Os vasos sanguíneos possuem a capacidade de se autorregularem conforme a pressão do sangue. Quando o coração se contrai e libera o sangue, os vasos sanguíneos se dilatam porque vai vir maior quantidade de sangue. Já na volta, o sangue sobe com menos pressão, mais devagar, então os vasos se comprimem para manter o equilíbrio. Quando esse processo ocorre de forma equilibrada, sem causar estresse às artérias nem sobrecarga ao coração, chama-se pressão arterial normal.

Valores da pressão arterial normal

cuidados com a pressão arterial normal
Crédito: Freepik

A pressão é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) por um aparelho que pode ser manual ou digital. Esse aparelho possui uma braçadeira que é colocada no braço e então é inflada para fazer pressão.

O aparelho afere duas medidas: a sistólica e a diastólica. A sistólica é a pressão superior, que mede o fluxo do sangue exatamente no momento em que o coração faz a sístole, ou seja, quando ele se contrai e envia o sangue para as artérias. Essa é a pressão que chega, em média, a 120 mmHg por minuto.

A diastólica é a pressão que reflete o fluxo sanguíneo entre os batimentos do coração, quando o órgão relaxa e se enche de sangue. Esse fluxo é mais lento, ocorre em uma medida de 80 mmHg por minuto.

Esses valores são considerados a média padrão de normalidade para adolescentes, adultos e idosos em condições normais de saúde, o que as pessoas chamam de pressão 12/8, que na verdade é 120/80.

Riscos da hipertensão

Nas pessoas que sofrem com pressão alta, os vasos não possuem a capacidade suficiente de autorregulação, fazendo com que haja dificuldade do sangue e do oxigênio chegarem em todas as partes do corpo. Além do mais, a pressão alta também tem a ver com a quantidade de sal no organismo, a capacidade dos rins de lidarem com o volume de água no corpo e a produção hormonal que age sobre os vasos sanguíneos.

A pressão alta é mais perigosa porque conforme o sangue vai se apertando para tentar passar nas paredes que não se dilatam, ele começa a causar nelas pequenas rachaduras que estimulam ao rompimento de vasinhos e à formação de placas de cálcio nas artérias. Essas placas são o início do que pode se tornar uma trombose.

Além do mais, o coração da pessoa hipertensa também precisa trabalhar mais pesado. Com o passar do tempo, ele vai se cansando, dilatando e é aí que ocorrem os casos de insuficiência cardíaca. Outros riscos também são:

  • Hemorragias nasais;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Danos nos rins;
  • Perda de visão;
  • Perda de memória;
  • Ataque cardíaco;
  • Aterosclerose.

Como baixar pressão arterial?

Os níveis de pressão são mantidos por meio de um estilo de vida saudável, mantendo uma alimentação bem equilibrada e praticando exercícios diariamente.

Em muitos casos é necessário manter a pressão equilibrada com a ajuda de medicamentos. Mas mesmo assim os demais cuidados são essenciais. Para manter a pressão arterial normal é necessário um conjunto de fatores que se complementam, então, não dá para descuidar. Outros bons hábitos que devem ser praticados, são:

  • Restringir o consumo de sal;
  • Comer muitos vegetais;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Evitar situações de estresse constante;
  • Manter o peso adequado para o porte físico;
  • Nunca descuidar do tratamento médico.

2 Comments

Leave a Reply
  1. Comentário sobre a matéria divulgada: Em que pese o tempo passado, somente agora (MAI2018) acessei a matéria, em função de resultado de pesquisa no Google. Muito boa, bem resumida, fácil leitura e entendimento p/ leigos. Parabéns! Porém, considerando o título (Veja qual deve ser a pressão arterial normal ‘conforme a idade’) esperava encontrar também informações a respeito de crianças e adolescentes, motivo da minha pesquisa. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lembrancinhas com copo de requeijão

Ideias de artesanatos e lembrancinhas com copo de requeijão

croquete de carne assada

Croquete de carne assada: 7 receitas para aproveitar a sobra do churrasco