plantas têm o poder melhorar o humor e a saúde
Crédito: Freepik
em

Essas 5 plantas têm o poder de melhorar o humor e a saúde

Será que você já tem uma delas plantadas na sua casa? Veja como aproveitar os benefícios

Ter plantas em casa traz benefícios em todos os sentidos. Para quem adora cuidar das plantinhas, só o fato de estar na companhia delas e poder apreciar sua beleza já é motivo para ficar de bom humor.

Mas, veja a seguir algumas plantas que ajudam de forma mais específica a manter a qualidade de vida, seja renovando as energias e o ar dos ambientes ou servindo de remédio natural.

1. Manjericão

Crédito: Freepik

O manjericão é uma planta com folhas brilhantes, bem bonitas e muito cheirosas, que contém ótimas propriedades para oferecer à sua saúde. Ele contém vitaminas A, C e K, ômega-3, magnésio, cálcio, cobre, manganês e ferro. Ajuda a combater gripe, aliviar tosse, o estresse, faz bem para os olhos e muito mais.

Veja diferentes formas de consumir o manjericão.

Essa plantinha gosta de uma terra rica em matéria orgânica, sempre umedecida e gosta de ficar em um local bem iluminado. Se comprar um vaso muito cheio, divida as mudas entre mais vasos para elas se desenvolverem melhor.

2. Aloe vera

Crédito: Freepik

Essa suculenta é linda para decorar sua casa e também tem diversas propriedades medicinais. Dentro da folha da aloe vera tem uma espécie de gel transparente que tem ação anti-inflamatória, cicatrizante e hidratante, ótima para cuidar da pele e do cabelo.

Veja como extrair o gel e como usar a aloe vera.

Essa planta gosta de pegar sol, mas não precisa ser direto. Se ela ficar exposta ao sol pleno, suas folhas verdes vão ficar roxas, e talvez ela fique mais murcha. Pode deixá-la na meia sombra. Como a planta armazena bastante água no seu interior, pode deixar a terra secar para fazer uma rega. Ela também não precisa de muito adubo, pois é bem resistente. Se plantá-la em uma terra adubada já é o bastante para um ano.

3. Sálvia

Crédito: Wikimedia Commons

Essa é uma planta que toda avó vai dizer que é bom ter em casa. A sálvia é antioxidante, antisséptica, cicatrizante, aromática, anti-inflamatória, expectorante e calmante.

Veja como fazer chá e pomada de sálvia, e como usar.

Ela pode ser cultivada na água ou na terra, em um local bem iluminado com algumas horas de sol por dia. A terra deve ser bem drenada, leve e fértil, rica em nitrogênio, e deve ser mantida levemente úmida.

4. Lavanda

Crédito: Unsplash

Essa planta é linda, e isso já basta para ficar mais feliz na presença dela. Mas, além disso, a lavanda tem um aroma delicioso que serve para perfumar a sua casa, acalmar a mente e equilibrar o corpo. Para os insetos ela é repelente, e isso também ajuda você a ter mais bem-estar.

Aprenda a fazer limonada com lavanda para dor de cabeça.

Se for plantar em vasos, eles devem ter pelo menos 30 centímetros, pois a lavanda fica bem alta. Mantenha-a em local com pelo menos 4 horas de sol por dia e deixe a terra umedecida. As flores surgem na primavera, e se quiser mantê-la na terra do seu jardim, poderá ter arbustos de 1 metro e meio.

5. Hera

Crédito: Freepik

Existem diferentes tipos de hera, todos lindos, com folhas recortadas em formato estrelado e com cores maravilhosas. A hera é uma trepadeira que você pode ter dentro de casa como planta pendente ou preenchendo muros, treliças e fachadas do lado de fora.

Dentro de casa ela é boa para ajudar a limpar as impurezas do ambiente, reduzindo a umidade e o mofo, o que é ótimo para pessoas com esse tipo de alergia.

A hera pode ser cultivada no sol pleno ou na meia sombra, gosta de solo umedecido, mas nunca encharcado. É forte e resistente, fácil de cuidar e pode chegar aos 12 metros se cultivada livremente.

mulher recusa caso como recompensa por cão perdido

Mulher recusa carro como recompensa depois de encontrar cachorro perdido

Deficiência de ômega-3

Deficiência de ômega-3: 6 sintomas para ficar atento