Plantas que ajudam a deixar o ambiente um pouco mais úmido
Crédito: Freepik
em

5 Plantas que ajudam a deixar o ambiente um pouco mais úmido

Elas embelezam a casa, ao mesmo tempo em que deixam o ambiente mais úmido e confortável

Publicidade

Quando a umidade do ar está muito baixa, as pessoas em casa começam a sentir as consequências do ressecamento. A pele fica mais ressecada, podem surgir coceiras pelo corpo, fica mais difícil respirar, os olhos ardem, a boca fica mais seca e, dependendo do caso, pode até fazer sangrar o nariz.

Então, manter uma umidade equilibrada nos ambientes (entre 40% e 70%) é mais do que um conforto, e sim, um cuidado com a saúde. Para conseguir isso, além de usar um umidificador de ambientes, você pode cultivar espécies de plantas que ajudam a deixar o ambiente um pouco mais úmido. Veja alguns exemplos lindos e fáceis de cuidar.

1. Jiboia

Crédito: Singapore Flower

O nome científico dessa planta é Epipremnum pinnatum e ótimo tê-la em casa por ser uma planta pendente decorativa, fácil de cuidar, cresce rápido e absorve bastante umidade. Tanto que, quando o clima está mais úmido, ela pinga água nas pontinhas das folhas. Só precisa tomar cuidado para que seus pets e crianças não mordam as folhas, já que são tóxicas.

A jiboia não exige muitos cuidados. Ela gosta de um substrato rico em matéria orgânica. Pode dar uma enriquecida com húmus de minhoca ou esterco curtido, tanto na hora de plantar como para adubar, cerca de uma ou duas vezes por ano. As regas devem ser feitas quando perceber que a parte superior da terra está começando a secar, e o vaso deve ser mantido em local com muita claridade, mas sem pegar sol direto na planta.

Publicidade

Veja também: Como cuidar da jiboia prateada

2. Clorofito

Crédito: Folhas e Folhagens

Para harmonizar com o visual da jiboia você pode cultivar um vaso com o lindo clorofito, e usá-lo para forrar o seu quintal também, trazendo mais umidade para o jardim. O nome científico dessa planta é Chlorophytum comosum. Seu cultivo deve ser feito sob sol pleno ou meia sombra. Para o plantio é preciso usar um solo fértil, leve e com bastante matéria orgânica, fazendo regas regulares para não deixar a terra totalmente seca.

Veja também: Como fazer mudas de clorofito

Publicidade

3. Dinheiro-em-penca

Crédito: Flores e Folhagens

Essa é a Callisia repens, uma planta que gosta de meia sombra ou de sol pleno. Se onde você mora faz muito calor, mantenha a planta na meia sombra para evitar o ressecamento. Ofereça regas moderadas, ou seja, regue quando notar que o solo está começando a secar. Escolha uma terra leve e rica em matéria orgânica para o plantio. Pode adubar com um pouco de húmus de minhoca ou composto orgânico, de duas a três vezes por ano.

4. Espada-de-são-jorge

Crédito: Super Botânica

Nesse grupo entram espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara e lança-de-são-jorge, todas irmãs. Essas lindas plantas ornamentais estão na famosa lista da NASA de plantas que mais ajudam a despoluir o ar dos ambientes.

Você pode deixá-las no sol pleno, na meia sombra ou mesmo nos ambientes com menos luz e mais umidade, como o banheiro. Nesse caso, lembre-se que elas não vão precisar da mesma quantidade de água que precisariam ao ficar sob sol pleno.

Publicidade

O plantio pode ser feito em solo arenoso, com terra vermelha, terra preta e mais úmido. Não é necessário oferecer adubo para essa planta.

5. Kalanchoe

Crédito: Freepik

Essa é para quem gosta de flores coloridas, pequenas e delicadas para decorar a casa e aumentar a umidade do ar ao mesmo tempo. O nome científico dessa suculenta é Kalanchoe blossfeldiana, mas também conhecida por calandiva (que na verdade é uma irmã quase gêmea dela), flor-da-fortuna e planta-da-felicidade.

Ela gosta de pelo menos algumas horas de sol por dia, seja da manhã ou da tarde. A rega deve ser feita assim que você perceber o substrato seco. No verão podem ser feitas duas regas por semana, pois a terra seca mais rápido. Quando for adubar a planta, também após a fase de floração, pode alimentá-la com farinha de osso, torta de mamona ou NPK 20-20-20.

Publicidade

Veja também: mais dicas de cuidados com a kalanchoe

dicas área de serviço

Dicas e soluções para a área de serviço dos sonhos

Significados de sonhar com quem já morreu

Significados de sonhar com quem já morreu