umidificador de ar caseiro
Crédito: Freepik
em

Como fazer umidificador de ar caseiro e para que serve esse equipamento

Você só precisa de poucos materiais para fazer o seu umidificador e deixar o ar da sua casa mais confortável

A qualidade do ar que se respira é fundamental para prevenir diversas doenças. Infelizmente, o ar que está nas ruas é bastante poluído, mas mesmo assim é possível fazer com que o ar dentro de casa seja um pouco melhor. No caso do umidificador de ar, sua utilidade é mais importante para pessoas que sofrem com alguns problemas de saúde. Veja qual é a função desse equipamento e como fazer um umidificador de ar caseiro mais econômico.

Veja também: plantas que purificam o ar da casa

Para que serve o umidificador de ar?

O umidificador de ar é um equipamento que ajuda a manter o ar da casa mais confortável. A quantidade de água em forma de vapor que existe no ar do ambiente precisa ser bem equilibrada: nem demais nem de menos.

Quando o ar está muito úmido, traz aquela sensação de peso ao respirar. Já quando está muito seco, fica difícil respirar e algumas pessoas até sangram pelo nariz, sentem olhos irritados, pois todas as mucosas ficam ressecadas.

Por isso, manter um umidificador em casa vai ajudar a reduzir as doenças infecciosas, as tosses secas, o chiado no peito, facilita a respiração de quem está com gripe, alivia os sintomas de alergias respiratórias e até ajuda a manter os cabelos mais saudáveis. Quem mora em cidade de clima muito seco e liga um umidificador, sente a diferença na hora.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar é confortável quando está entre 40% e 70%, dependendo da saúde de cada pessoa. Então, é importante que o ar da casa esteja sempre levemente úmido para ser útil no conforto e na saúde de todos.

Como fazer umidificador de ar caseiro

O umidificador de ar é um aparelho bem pequeno, mas que pode sair um pouco caro. Então, se estiver precisando que o ar da sua casa fique mais úmido, pois mora em uma região muito seca ou alguém em casa sofre com problemas respiratórios, a dica é fazer o seu umidificador de ar caseiro,  de forma mais econômica. Veja as dicas de tutorias e anote os materiais necessários.

Separe os materiais

Para fazer o seu umidificador, não vai precisar de muita coisa. Anote aí:

Caixa de plástico retangular com tampa;
Cooler de computador (ventiladorzinho);
Fonte de 12 volts;
Pedaço de pano;
Régua;
Caneta marcadora;
Fita isolante;
Estilete grosso.

Prepare a tampa do seu umidificador

O primeiro passo para fazer seu umidificador de ar caseiro é preparar a tampa. Nela, você vai ter que abrir um quadrado em um dos lados para encaixar o cooler, e do outro lado vai abrir 2 quadradinhos pequenos.

Corte tirinhas de pano

Você pode usar uma calça jeans velha para fazer essa parte. Você vai cortar tirinhas que sejam da largura dos quadradinhos cortados, e que alcancem da tampa até o fundo da caixa. Cada tirinha deve ser encaixada em cada buraquinho pequeno.

A função do tecido é atrair e reter as moléculas de água que vão estar dentro da caixa para que ela vá subindo e evaporando aos poucos, umidificando o ar. Esse efeito se chama capilaridade.

Encaixe e teste o cooler

Depois é hora de encaixar o cooler no quadrado maior que você abriu na tampa. Faça o teste ligando o cooler na fonte para ver se ele vai empurra o ar de fora para dentro da caixa. Não precisa ter medo, pois a fonte de 12 volts não dá choque.

Se estiver funcionando, encaixe e prenda as laterais com a fita isolante. O cooler é o que vai puxar o ar do ambiente para dentro da caixa e fazer a água evaporar mais rápido.

Coloque água na caixa

Por fim, retire a tampa da caixa e coloque água dentro dela. Deixe uns 3 dedos abaixo da borda para não correr o risco e encostar no cooler. Encaixe a tampa novamente e ligue a fonte na tomada.

Se restou alguma dúvida, veja todo o passo a passo da construção do umidificador de ar caseiro nesse vídeo do Manual do Mundo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

novos usos

Dê novos usos para objetos do dia a dia: ideias criativas e econômicas

decoração com cortina de led

Decoração com cortina de led: ideias para fazer nas festas ou em casa