plantas de sombra
Crédito: Pixabay
em

15 Plantas de sombra para ambientes onde não bate sol

Essas plantas são maravilhosas para ocuparem lugares pouco iluminados e têm a vantagem de não precisarem de cuidados muito específicos

Cuidar de plantas não é tudo igual. Enquanto algumas necessitam de muita água, outras precisam de rega somente uma ou duas vezes por mês. Da mesma forma, certas espécies precisam pegar sol todos os dias, mas há muitas plantas de sombra que só precisam de luminosidade.

Então, se você quer cultivar plantinhas em casa, mas não tem sol o suficiente para elas, escolha espécies de plantas de sombra para alegrarem os ambientes. Conheça algumas e inspire-se a começar o seu cultivo.

Veja também: como fazer fungicida caseiro para plantas

Plantas que gostam de sombra para ter em casa

Essas plantas são maravilhosas para ocuparem lugares pouco iluminados e têm a vantagem de não precisarem de cuidados muito específicos. A beleza delas está nas folhas, que dão um toque muito agradável a qualquer cômodo da casa. Além do mais, elas também ajudam a purificar o oxigênio, mantendo o ar mais limpo.

1. Aglaonema

planta Aglaonema
Crédito: Divulgação

Muito adequada para espaços com sombra, a aglaonema tem folhas muito bonitas, gosta de substrato úmido e alcança entre 30 a 90 centímetros de altura. De manutenção fácil, é indicada para quem se está iniciando no mundo das plantinhas.

2. Aspidistra

planta Aspidistra-elatior
Crédito: Divulgação

De nome científico Aspidistra elatior, essa planta fica muito bem à sombra, mas é bom deixá-la perto de uma janela com boa iluminação. Cresce até uns 40 a 60 centímetros de altura e, por ser rústica, é fácil de manter. Pode até ficar em um vaso no jardim, embaixo das árvores.

3. Calathea

planta calathea
Crédito: Divulgação

Essa planta de lindas folhas que se parecem com pinturas é originária da Amazônia e outros lugares da América do Sul. No seu habitat natural cresce na sombra, protegida pelas árvores maiores. Gosta de calor e pode ser mantida em ambientes mais escuros. No verão, suas folhas devem ser pulverizadas e a terra mantida úmida.

4. Clorofito

plantas de sombra Chlorophytum-comosum
Crédito: Divulgação

A Chlorophytum comosum é uma planta de sombra, mas não totalmente, pois gosta de luz indireta. É ideal para manter em ambientes internos, mas com boa iluminação. É uma planta interessante para manter pendurada, já que suas folhas longas deixam o visual bem bonito. Exige pouca manutenção, mas gosta de solo fértil, enriquecido e leve.

5. Dracena

planta Dracaena-Marginata
Crédito: Divulgação

As dracenas são lindas plantas decorativas que alegram os ambientes. Devem ser mantidas em locais com mais espaço, porque podem atingir até 6 metros de altura. Verifique essa característica na hora de comprar. Ela gosta de meia sombra, solo fértil, leve e úmido.

6. Comigo-ninguém-pode

planta Dieffenbachia
Crédito: Divulgação

A Dieffenbachia amoena, popularmente chamada de comigo-ninguém-pode, é uma das plantas mais usadas para decorar interiores. Atinge até 50 centímetros de altura, produz flores no verão, tem lindas folhas e é recomendada para regiões mais quentes, pois não gosta de frio.

7. Neoregelia

plantas de sombra neoregelia
Crédito: Divulgação

Essa planta é um tipo de bromélia, ou seja, gosta de ambientes úmidos e de sombra, embora precise de luminosidade. Para cultivar, compre substrato para epífitas com casca e fibra de coco e areia. Se for possível, é bom que receba sol algumas horas do dia.

8. Filodendro

planta filodendro
Crédito: Jardineiro

De nome científico Philodendron hederaceum, essa folhagem é tropical, de cor verde-escuro e claro bem vivaz, folhas muito bonitas e é ideal para colocar em um jardim suspenso para valorizar o seu formato. Fica bem nos ambientes internos, mas precisa receber luminosidade.

9. Samambaia

planta samambaia
Crédito: Divulgação

Essa planta tropical é considerada uma das melhores plantas para dentro de casa, mas gosta de luminosidade. Para manter a sua vitalidade, precisa de muita água. Trate da sede da sua samambaia com muita frequência e refresque-a salpicando as suas folhas algumas vezes ao dia.

10. Espada-de-são-jorge

plantas de sombra Sansevieria-trifasciata
Crédito: Divulgação

Essa é uma planta bastante popular, com um visual bem atrativo para decorar ambientes internos. Ela não precisa de muitas regas, então deve sempre se certificar de que o solo está seco para regar sem apodrecer suas raízes. Ela vive bem na meia sombra, mas pode pegar sol direto também.

11. Lágrimas-de-bebê

planta soleirolia-soleirolii
Crédito: Divulgação

A Soleirolia soleirolii é popularmente chamada de lágrimas de bebê, devido às suas folhas minúsculas e delicadas. Não se dá bem em climas muito frios nem tolera o sol direto sobre suas folhas frágeis, por isso entra na lista das plantas de sombra. O solo deve ser bem fértil e drenável. No verão ela gosta que pulverize água em suas folhas, mas no inverno as regas devem ser reduzidas.

12. Lírio-da-paz

plantas de sombra lírio
Crédito: Divulgação

Essa também é uma das plantas de sombra bastante popular porque é muito bonita e seu cultivo é simples, ótima para quem não se lembra de regas frequentes. De nome científico Spathiphyllum wallisii, é uma planta tropical, fica bem volumosa e cresce rápido no verão. O ideal é mantê-la à meia sombra em locais com temperatura superior aos 15 graus.

13. Zamioculca

Crédito: Decor Fácil

A zamioculca é uma planta muito bonita, de caules eretos com folhas pequenas, ovaladas e de um verde vivo, bem brilhante. Essa é uma das plantas mais usadas em ambientes internos que não recebem sol, e seu cultivo é bem fácil. As regas podem ser feitas só quando o solo estiver seco, pois ela armazena bastante água nas raízes. Para adubar, pode oferecer NPK 10-10-10 a cada seis meses ou uma vez ao ano.

Veja mais dicas de cultivo da zamioculca.

14. Avenca

Crédito: Wikimedia Commons

Essa é uma samambaia de folhas bem pequenas e delicadas, fácil de cultivar em várias regiões por ser nativa do Brasil. Na mata, ela vive nas árvores, protegida pelas copas, então não é acostumada a pegar sol direto. Porém, gosta de solo sempre umedecido, inclusive pode borrifar as folhas no dias mais quentes. O adubo deve ser rico em nitrogênio e pode ser dado a cada três meses.

Veja mais dicas de como cuidar da avenca.

15. Pacová

Crédito: Tua Casa

Essa planta tem lindas folhas bem verdes, largas e lisas, que vão deixar qualquer decoração mais exuberante e marcante. Ela também é brasileira, como a avenca, porém de desenvolve melhor em climas quentes e úmidos. A rega deve ser moderada, cerca de uma vez por semana ou até menos. Para adubar, pode escolher um adubo equilibrado, 10-10-10, e oferecer a ela duas ou três vezes por ano.

Veja todas as dicas de cultivo da pacová.

74 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
benefícios do curry para saude

8 Benefícios do curry à saúde: vantagens que vão além do sabor

artesanato de pneu

Artesanato de pneu: 12 Ideias para reciclar pneus usados