pacová cuidados e inspiração na decoração
Crédito: Pxfuel
em

Pacová: todos os cuidados para cultivar essa linda planta

Aprenda tudo o que precisa fazer para manter essa planta saudável, e veja inspirações para usá-la na decoração

O pacová é uma folhagem com folhas exuberantes, grandes, bem verdes, lisas e viçosas. Seu nome científico é Philodendron martianum e outros nomes populares para ela são babosa-de-pau ou babosa-de-árvore. É uma espécie nativa do Brasil, então é fácil de cultivar por aqui. As inflorescências são parecidas com as do antúrio, mas não são ornamentais porque ficam pequenas e mais escondidas. As folhas é que chamam mais a atenção.

Clima e iluminação

Por ser uma planta tropical, nativa do Brasil, ela se desenvolve melhor em um clima quente e úmido. A iluminação mais adequada é meia sombra, que simula seu ambiente natural nas matas, onde ela fica sombreada pelas árvores.

Então, se for usar no jardim, aproveite um cantinho onde já tem plantas maiores para deixar ela por perto, protegida. Mas, também é uma boa opção para ter dentro de casa, sem problemas, mesmo que tiver ar-condicionado, pois ela é bem resistente.

Regas

As regas devem ser moderadas. O solo não deve ficar muito encharcado e não precisa regar com muita frequência porque o caule dela absorve água e aguenta por um bom tempinho. Observe a umidade do substrato antes de regar. Cerca de 1 vez por semana deve ser o bastante.

Mistura de plantio

Na hora de plantar, escolha uma terra rica em matéria orgânica, que você pode comprar pronto nas lojas especializadas e supermercados. Se quiser, pode adicionar um pouco de material fibroso para deixar a terra mais leve e facilitar o enraizamento.

Adubação

Não é necessário adubar muito o pacová. Cerca de 2 ou 3 vezes por ano é o bastante, e aí pode dar um pouco de húmus de minhoca ou um NPK 10-10-10 para ajudar no desenvolvimento dela.

Reprodução do pacová

Essa planta se reproduz por sementes, que é um processo bem lento, ou por estacas, no caso de uma planta mais velha, com o caule mais aparente. Esse caule é diferente dos outros. Ele é mais comprido, marrom, algumas raízes expostas e tem as marcas de onde estavam as folhas que já caíram. Corte porções do caule e coloque para enraizar.

Limpeza das folhas e podas

Como as folhas do pacová são bem grandes e lisas, você vai perceber que se acumula bastante pó sobre elas. Então, sempre que ver essa camada de pó, limpe usando um paninho, com delicadeza, para deixar a planta mais bonita e ajudá-la a respirar melhor. Quanto às podas, quase não é necessário, apenas quando perceber folhas velhas.

Ideias de decoração com planta pacová

Todos os cantos da casa ficam mais bonitos com essa planta exuberante, e ela combina com todos os estilos de decoração. Veja algumas ideias.

Sobre a mesa, só uma planta dessa faz a decoração completa

ideia de decoração com pacová sobre a mesa

Em uma composição com outras plantas pertinho da janela

decoração pacová em composição na janela

Perfeita para uma decoração natureba, e fica linda em uma sacola de palha

pacová em decoração natural em cesto

Num cestinho de vime para decorar o seu barzinho

decoração com pacová em vaso de vime

Pacová em um vaso mais alto e que se destaca das cores do ambiente dando vida àquele canto da sala

pacová em vaso alto

Um toque a mais de cor na cozinha é sempre bom

planta pacová na cozinha

Que tal ser recebido por essa linda planta ao entrar em casa?

planta pacová no hall

Crédito das imagens: Tua Casa

Veja também: ideias para decorar o quintal de casa

casa adaptada para cães idosos

Casal faz investimento para deixar a casa mais acessível aos cães idosos

pomadas para olheiras e rugas

Essas pomadas são aprovadas por dermato para prevenir olheiras e rugas