jardim suspenso
Crédito: Pixabay
em

Jardim suspenso: 8 maneiras de como fazer um jardim na sua parede

Mesmo quem não tem um quintal disponível pode ter uma casa florida e cheia de vida com essas ideias

Nem sempre é possível escolher viver em uma casa com quintal para plantar flores e relaxar entre elas. Mas nem por isso você precisa abrir mão de colorir e perfumar a casa com lindas flores. Basta que tire um tempinho para fazer um jardim suspenso e dar uma nova vida a uma das paredes da sua residência. Veja uma lista de tutoriais para se inspirar a fazer o seu jardim vertical, mesmo se mora em apartamento.

Veja também: como plantas mudas de suculentas

Ideias de jardim suspenso para fazer em casa

Para colocar flores de várias espécies ou temperinhos verdes, a ideia do jardim suspenso é ótima. Veja quantos tipos de materiais pode utilizar e escolha os que são mais viáveis para fazer o seu.

1. Com pallet

O pallet é uma peça feita com ripas de madeira e tem diversas finalidades, uma delas é servir como base para o seu novo jardim vertical. Para colocar essa ideia em prática é bem barato, só vai precisar de um pouco de habilidade e algumas ferramentas para deixar o pallet na estrutura ideal. Veja no vídeo como fazer.

2. Com cordas e fundo de lousa

Essa é uma ideia mais moderna, linda para fazer dentro de casa em um cantinho iluminado e renovar uma das paredes. A ideia é um pouquinho mais trabalhosa, caso queira fazê-la por completo, mas com certeza o esforço vale a pena.

A dica é, primeiro, pintar a parede com tinta lousa, daquelas para escrever com giz. Depois, o jardim é feito com vasos pequenos que ficam presos em tábuas e suspensos com cordas. Aprenda a fazer no passo a passo abaixo:

3. Suporte de madeira simples

Essa é uma ideia alternativa caso não encontre pallets. Você pode ir a uma loja de materiais de construção e comprar pequenas vigas de madeira para fazer o suporte. Para ficar mais bonito e durar mais tempo, a dica é aplicar camadas de verniz na madeira para depois montar o suporte. Nessa ideia as plantas ficam em vasinhos comuns pendurados no suporte por ganchinhos.

4. Com cremalheiras e floreiras

Para uma ideia ainda mais prática, basta comprar cremalheiras, que são suportes de metal que já vêm com ganchinhos na própria peça, facilitando muito o serviço. Só vai ter o trabalho de fixar a estrutura com as cremalheiras na parede, plantar as flores nos vasinhos plásticos tipo floreiras e pendurá-los. Essa é uma boa ideia para um jardim bem pequeno. Veja no vídeo quais ferramentas são necessárias para fazer.

5. Jardim suspenso com vasos

Se você já tem vasos pequenos em casa com as suas flores plantadas, nem precisa comprar um suporte grande de madeira. Pode simplesmente pendurar os vasos na parede usando buchas e ganchinhos. Já é o suficiente para colocar essa ideia em prática. A dica, para ficar mais bonito, é usar vasos pequenos e grandes alternados, fazendo uma composição diferente.

6. Com caixotes de madeira

Os caixotes de feira, aqueles feitos de madeira, ficam lindos como nichos para os vasos de plantas na parede. Nesse caso você só precisa pendurar os caixotes, pois há espaço para os vasinhos dentro deles. A exposição fica muito bonita e dá para pintar os caixotes de várias cores.

7. Suculentas com estrutura de bambu

O bambu é um material muito usado em diversas peças de decoração, até mesmo para construir jogos de poltronas e mesinhas de centro. Ficam perfeitos como estrutura para as suas flores no jardim de parede. Essa é uma ideia que funciona muito bem para espaços pequenos, pois pode adaptar o tamanho das peças de bambu que por si só fazem a decoração.

8. Quadro vivo com suculentas

As suculentas são uma ótima escolha para montar jardins suspensos por causa da facilidade de manutenção, já que não precisam de regas frequentes. Além do mais, há tanta variedade que somente com elas é possível montar um lindo quadro vivo cheio de detalhes para observar. Essa é uma ideia diferente das outras, pois vai utilizar uma moldura, como se fosse decorar a parede com quadros mesmo. Pode colocar em qualquer cômodo da casa.

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

homem mentindo

Você consegue adivinhar quem é o mentiroso?

camarão frito

Como fazer camarão frito para petisco ou acompanhamento