avenca cuidados
Crédito: Pixabay
em

Avenca: veja como cuidar dessa linda samambaia

Essa plantinha é bem delicada e gosta de ficar em lugares frescos, com umidade, claridade e sombra

A avenca é uma plantinha bem delicada, com folhas pequenas e finas, dispostas em ramos longos como outros tipos de samambaias. Como ela é uma planta nativa do Brasil, se adapta muito bem aos diferentes climas do país, mas mesmo assim precisa de alguns cuidados específicos para se desenvolver saudável. Veja como cuidar dessa linda planta para que ela ofereça toda sua beleza à decoração da casa.

Características gerais da avenca

O nome científico da avenca é Adiantum raddianum. Essa planta tende a chegar a uns 40 centímetros de altura, mas algumas variedades podem ultrapassar os 70 centímetros. Suas folhagens são muito ornamentais por sua delicadeza.

Quando é nova, as folhas são verde bem clarinho, e com o passar do tempo vão ficando mais escuras. Tem uma variedade que é variegata, ou seja, com folhas de cor verde mesclado com manchinhas brancas.

Uso medicinal da avenca

avenca como cuidar
Crédito: Wikimedia Commons

A avenca é uma planta bastante usada na medicina popular. Isso quer dizer que seu uso deve ser feito com muito cuidado, pois cada organismo é único e pode reagir de forma inesperada às propriedades da planta.

Além disso, não é recomendado fazer um tratamento caseiro sem antes consultar um médico. Na medicina popular, essa planta é usada como chá ou xarope para tratar problemas de tosse, gripe, desintoxicação de alcoólatras, tratar do couro cabeludo e outras finalidades.

Atua contra mau-olhado

Também na cultura popular, a avenca tem a fama de proteger a casa contra o mau-olhado. Diz-se que quando as folhas da planta murcham é porque existem pessoas invejosas no ambiente.

Luminosidade

Como essa é uma planta que vive naturalmente em florestas, protegida por plantas maiores, ela não está habituada a pegar sol pleno. Então, o ideal é mantê-la à meia sombra, pegando bastante luminosidade. Se quiser fazer o teste, pode ser que a sua avenca até consiga se acostumar com um pouquinho de sol fraco por dia, no começo da manhã ou fim da tarde, mas existe o risco de queimar as folhas.

Regas

avenca cuidados
Crédito: Wikimedia Commons

Também por conta do seu habitat natural, que são florestas tropicais, a avenca gosta que o solo esteja sempre umedecido. Isso significa que você precisa regá-la com frequência, sempre que perceber que a parte superficial da terra está seca. Molhe o suficiente só até começar a sair água pelo fundo do vaso.

Além das regas frequentes, nos dias mais quentes do ano você pode colocar água em um borrifador e molhar as folhas dela também. Faça isso a uma distância de uns 15 centímetros, pois as folhas são delicadas, e mesmo o borrifador pode ser agressivo.

Terra para plantio

Na hora de plantar ou replantar a sua avenca, escolha uma terra vegetal misturada com húmus de minhoca ou esterco curtido para que o substrato fique bem rico em matéria orgânica. Para complementar, coloque um pouco de areia de construção ou fibra de coco para deixar a mistura mais porosa e leve, facilitando o enraizamento.

Adubação

 

Para manter a sua avenca bem alimentada, a cada 2 ou 3 meses pode dar a ela um adubo que seja mais rico em nitrogênio.

Poda

propriedades da avenca
Crédito: Wikimedia Commons

Quando notar que a planta está com folhas mais secas, pode fazer uma poda de limpeza, removendo essas folhas desde a base para deixar a planta mais forte.

Reprodução

Como a avenca é uma samambaia, ela não dá flores. Então, sua forma natural de reprodução é através dos esporos, que são pequenas bolinhas amarronzadas dispostas no verso das folhas.

Porém, esse processo natural é bastante lento. Se quiser ter novas mudas, o ideal é fazer a divisão de touceiras. Você remove a planta inteira da terra e separa em pequenas mudas, desde a raiz, cortando com uma faca. Depois replanta cada uma delas.

Veja também: Helicônia – como cuidar dessa planta tropical

história de chris gardner

A trajetória de Chris Garden: uma história de superação que virou filme

cuidados com cabelo pintado

Cuidados essenciais para manter os cabelos pintados bonitos e saudáveis