plantas que trazem benefícios
Crédito: Freepik
em

7 Plantas que trazem benefícios à saúde e nem todo mundo sabe

Elas são bonitas, algumas podem ser ingeridas, outras renovam o ar da casa e também afastam as más energias

Publicidade

Para falar a verdade, todas as plantas trazem algum tipo de benefício, nem que seja o bem-estar e a tranquilidade ao observar sua beleza e acompanhar o seu crescimento. Mas, existem plantas que trazem benefícios mais específicos à saúde das pessoas. Veja quais são e escolha suas preferidas na hora de montar o seu jardim, dentro ou fora de casa.

1. Arruda

Crédito: O Mundo de Gaya

A arruda é uma planta usada há centenas de anos de forma supersticiosa para afastar a inveja e o mau olhado. Mas, não é apenas no conhecimento popular que ela funciona, pois existe um fundamento para essa superstição.

Ela é uma planta anti-inflamatória, analgésica, antiasmática, antiepilética, antirreumática, calmante, febrífuga, vermifuga e fortificante. Então, além de decorar a casa, você pode aproveitar suas folhas e flores para fazer chá.

2. Alecrim

Crédito: WSI Mag

Ele fica lindo na sua cozinha, aromatiza o ambiente, serve de tempero para a comida e também é uma planta medicinal que melhora o sistema nervoso, digestivo, é antioxidante, alivia o estresse, ansiedade e as dores da artrite. Além do mais, em muitas culturas o alecrim é usado como amuleto da sorte.

Publicidade

3. Lavanda

Crédito: Plantei

Se você tiver grandes pés de lavanda dentro ou ao redor de casa, além de deixar o ambiente muito perfumado e mais bonito, também vai afastar os insetos. Em especial no verão, quando os pernilongos atacam ao anoitecer, essa planta será uma grande aliada.

Também pode colher para fazer chá e tratar ansiedade, reduzir a pressão, aliviar a febre, diminuir enxaqueca, dormir melhor e controlar o estresse.

4. Espada-de-São-Jorge

Crédito: Sapo

Além de linda, com suas folhas firmes e viçosas, essa também é uma das plantas mais usadas para afastar as más energias da casa, segundo a cultura popular. Tenha essa planta perto da porta de entrada e deixe a inveja do lado de fora.

Publicidade

5. Árvore da felicidade

Crédito: Casa e Festa

Essa planta é muito linda e muito usada como ornamental porque se torna um arbusto bem cheio, de folhas delicadas. A árvore da felicidade, de fato, é um termômetro da felicidade no lar. Quanto mais ela crescer, melhor estará o ambiente doméstico.

6. Clorofito

Crédito: Juliana Valentim

Se quiser uma planta para renovar o ar dos ambientes, absorvendo as toxinas e liberando oxigênio novo, o clorofito é uma ótima escolha, além de ser muito bonito com suas folhas finas e compridas. Tenha o cuidado de escolher o clorofito de sombra ou de sol de acordo com o local em que pretende deixá-lo na sua casa.

7. Pimenteira

Crédito: Giuliana Flores

Já pensou em ter um grande pé de pimenta vermelha na sua casa? Essa planta é linda, rende um alimento delicioso e cheio de benefícios à saúde, além de ser usada, na crença popular, para afastar as energias negativas e os maus pensamentos.

Publicidade

Veja também: como reanimar plantinhas que estão morrendo

como fazer um jardim pequeno

10 Lindas ideias para ter um jardim pequeno em casa

jardim florido

7 Flores para ter um jardim colorido maravilhoso