recuperar plantas que estão morrendo
Crédito: Freepik

4 Dicas para reanimar sua plantinha que está morrendo

Primeiro precisa identificar qual é o problema da planta para depois buscar a melhor solução

Publicidade

Quando as plantas estão com algum problema, como falta de água, alimentos ou com doenças, elas dão sinais. Por isso que, se você gosta de cultivar plantas, precisa gostar de observá-las com frequência. Só assim é possível perceber quando algo está errado e não deixar chegar a um nível crítico. Mas, se acabou acontecendo, veja o que fazer para reanimar sua plantinha que está morrendo, de acordo com o motivo.

1. Regas de emergência

Se a sua plantinha está morrendo de sede, ela vai apresentar mudanças na aparência. Algumas murcham, outras amolecem ou até enrolam as folhas. Nesse caso, se você constatar que a terra está completamente seca, é possível que seja falta de água. Então, faça uma rega de emergência.

Essa rega é por imersão. Quando a planta e a terra estão muito secas, não adianta regar por cima, pois a terra não vai conseguir absorver e a água vai toda embora pelo fundo do vaso.

Então, você precisa encher uma tigelinha com água (na altura até a borda da terra em que a planta está enraizada), e colocar umas duas ou três gotinhas de detergente neutro líquido, caso ela esteja muito ressecada.

Publicidade

Retire a planta do vaso (com toda a terra em que ela está enraizada) e coloque-a dentro da água. A ideia é que a água entre por baixo, então a parte superficial da terra não precisa ficar imersa.

Deixe a planta de molho por algumas horas para que a planta consiga se reidratar. Depois volte a planta para o vaso e continue o cultivo normal.

2. Trocas de vaso

Pode acontecer de a sua planta parecer doente porque ela não está conseguindo se desenvolver. Em um vaso muito pequeno, não adianta regar, deixar no sol e adubar, pois a planta vai querer crescer e não vai conseguir. Se você notar que o fundo do vaso está com pontinhas de raízes, ou se tirar a planta do vaso e ver que tem muitas raízes no fundo, é hora de trocar.

Compre um vaso um pouco maior (sempre com furos embaixo) e replante. Coloque uma terra boa, leve e com adubo, coloque a planta (junto com a terra na qual ela já está enraizada) e cubra com mas terra nova. Regue e continue cuidando dela normalmente.

Publicidade

3. Controle de luz do sol

Nem toda planta precisa de sol direto sobre ela. Se você notar que a sua planta está com as folhas amareladas e queimadas, pode ser que ela esteja recebendo sol em excesso. Nesse caso, troque ela de lugar para que pegue menos horas de sol ao dia, de preferência o sol mais brando, no começo ou final do dia.

Lembre-se também que algumas plantas não podem pegar sol direto. Elas só sobrevivem em ambientes bem iluminados, mas sem bater sol sobre as folhas. Pesquise sobre as necessidades da sua planta e veja se pode ser esse o problema.

4. Pragas

Outro problema bastante comum, principalmente em plantas que estão ao ar livre, no jardim, são as pragas. São vários os tipos de doenças que afetam as plantas, e os mais comuns são as cochonilhas, os pulgões, lesmas, caracóis, grilos.

Publicidade

Então, antes de tudo, você precisa identificar qual é o tipo de praga que está na sua planta, para depois dar o remédio ideal e ajudá-la a se livrar do problema, voltando a ser saudável.

  • Para lesmas e caracóis: faça uma misturinha de refrigerante com bastante sal. Coloque em alguns pires no final da tarde e deixe perto da planta. Os bichinhos vão ser atraídos pelo açúcar do refrigerante e vão morrer quando entrarem em contato com o sal.
  • Pulgões, cochonilhas e grilos: compre óleo de nim (neem) puro ou já diluído em água, coloque em um borrifador e borrife sobre as folhas da planta.
  • Receita 2 para pulgões, cochonilhas e grilos: bata uma cebola no liquidificador com quase nada de água para virar um purê. Esprema bem para liberar o caldo. Misture no caldo um pouco de pimenta e alguns dentes de alho. Deixe descansar por uma semana. Depois pegue uma parte do caldo e misture com dez partes de água para borrifar sobre as plantas.

PODE GOSTAR TAMBÉM