Plantas que afastam pulgas e carrapatos
Crédito: Freepik
em

Plantas que afastam pulgas e carrapatos

Mantenha os parasitas longe do seu quintal, da sua casa e dos seus pets

Publicidade

Quem tem cães e gatos em casa sabe que, mesmo tomando cuidado, eles correm o risco de pegarem pulgas e carrapatos. Esses parasitas vivem pelo quintal e se agarram aos bichinhos que ficam brincando ao ar livre. Então, além de proteger os pets com remédios preventivos, uma dica legal é ter plantas que afastam pulgas e carrapatos do quintal onde seus bichos costumam ficar.

Alecrim

Crédito: Wikimedia Commons

O alecrim é uma planta que deixa o jardim mais bonito e cheiroso, que faz suas receitas ficarem mais aromáticas, além de ser uma boa proteção contra pulgas e carrapatos, atuando como um repelente natural.

Pode plantar alecrim dentro ou fora de casa, em um lugar onde receba luz solar direta e ventilação. Regue com frequência para manter a terra umedecida, mas sem encharcar.

Veja mais dicas de como plantar alecrim.

Publicidade

Alho

Crédito: Freepik

Uma plantação de alho tem muitas utilidades, principalmente para quem não faz comida sem usar alho no tempero. Seu cheiro intenso ajuda a manter pulgas e carrapatos bem longe do quintal. Depois de colher, pode esmagar dentes de alho e espalhá-los pelo quintal.

O alho é de fácil cultivo. Mantenha-o em uma terra bem adubada, regue quando notar que a terra está secando na superfície e pode deixar em sol pleno.

Veja mais dicas de como plantar alho em casa.

Publicidade

Crisântemo

Crédito: Pixabay

Enquanto o alho é a planta que vai usar para colher e preparar as refeições, o crisântemo vai embelezar o seu jardim, ao mesmo tempo em que oferece ação repelente contra pulgas, carrapatos, piolhos e baratas.

Escolha um substrato rico em matéria orgânica, que pode ser uma terra de jardim enriquecida com húmus de minhoca ou esterco curtido. Não precisa adubar, pois ela vai morrer em um ano. As regas devem ser feitas quando notar que o solo está ficando seco e o loca de cultivo deve ser em sol pleno.

Veja mais dicas de como cuidar de crisântemo.

Publicidade

Erva-de-gato

Crédito: Plantei

Também chamada de catnip, essa é uma ótima planta para ter em casa e afastar as pulgas, ao mesmo tempo em que seu gato vai adorar para estimular os sentidos, já que ela tem um efeito narcótico para ele.

Para plantar, escolha um local arejado com boa luz solar. Faça regas diárias para manter o solo umedecido, mas sem encharcar.

Erva-cidreira

Crédito: Reprodução

Essa erva atua como um repelente natural no seu jardim contra as pulgas, carrapatos e também mosquitos. Além disso, oferece um aroma gostoso e você pode colher para fazer chá.

Publicidade

Para plantar erva-cidreira, escolha um local com sombra ou meia-sombra, mas com boa luminosidade. O solo pode ser de qualquer tipo, misturado com um pouco de adubo orgânico e que seja mantido umedecido, principalmente no verão.

Plantas que os gatos adoram

5 Plantas que os gatos adoram

Falar sobre sexo com as crianças

Falar sobre sexo com as crianças: perguntas comuns e como respondê-las