em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho

Como plantar alho em casa? É simples e barato

Tenha alho orgânico e fresco sem gastar nada o ano todo. Aprenda a plantá-lo e economize!
como plantar alho em casa
Crédito: Pixabay

O alho é um alimento muito utilizado em diversas cultura culinárias. Além disso, por conta dos seus muitos benefícios para a saúde, é usado na composição de vários medicamentos e fitoterápicos. Se você quer saber como plantar alho, saiba que é muito fácil.

Com essas dicas, você poderá aproveitar todas as vitaminas, os minerais e os outros nutrientes que o alimento tem a oferecer. Sem falar nos deliciosos pratos que poderá fazer sem gastar um centavo.

Aqui você encontra:

Como plantar alho: passo a passo

Cultivar essa planta em casa não dá trabalho nenhum. Ainda pode ser uma grande vantagem, pois você pode garantir um produto livre de agrotóxicos e completamente orgânico. E mais! É possível plantar em pequenos espaços, inclusive em apartamentos pequenos e que não peguem muito sol.

1. Compre um vaso grande

O primeiro passo de como plantar alho é escolher os recipientes em que o vegetal crescerá. Tenha em mente que cada dente de alho deve ser plantado separadamente. Para que a planta se desenvolva livremente, é necessário que o vaso tenha então pelo menos 30 centímetros de profundidade.

Você até pode começar a plantar em um vaso menor, porém depois de alguns dias terá de transplantar o bulbo para um recipiente maior.

2. Escolha um bom local

Como muitas plantas, o alho também gosta de sol. Coloque os vasos em locais de sua casa em que o sol predomine a maior parte do dia. Evite sombras, pois ele gosta de luz direta e, de preferência, em um ambiente arejado. Pode ser uma janela ou varanda, por exemplo.

A planta precisa mais do sol matutino, ou seja, aquele do início da manhã. Então você pode colocar o vaso na janela por alguns minutos por dia e depois mudá-lo de lugar.

3. Onde encontrar a semente?

semente de alho
Crédito: Freepik

Para obter a melhor planta, é necessário uma semente boa também. Opte pelos dentes de cabeças de alho frescas e grandes. Quanto maior e mais saudável estiver o dente, melhor será o alho a ser colhido.

Sim, você planta o dente de alho na terra mesmo. Se preferir, pode deixar o alho brotar primeiro e depois colocá-lo na terra. Isso é uma boa ideia, pois dá mais garantia de sucesso ao plantio.

Como plantar alho dessa forma? É simples, compre uma cabeça e deixe-a na sua cozinha, próximo do sol. Pode até pô-lo em um copo com água. A hidroponia favorece o crescimento do alho. Em alguns dias, umas folhas verdes irão brotar entre os dentes. Parece cebolinho. Se estiver em água, as raízes do bulbo também vão crescer.

Aí é o momento de por na terra. Basta cavar um buraco de aproximadamente cinco centímetros e tapar o bulbo por completo com terra fresca.

4. Faça um bom plantio

A terra também fará bastante diferença. Dê preferência para aquelas já adubadas, que você pode encontrar em lojas de produtos de jardinagem ou em alguns supermercados.

Ela deve estar úmida durante o plantio. Se for fazer isso com um dente de alho sem brotos, lembre-se que o dente de alho deve ser depositado na posição vertical, com a ponta mais fina virada para cima. Reacomode a terra em volta, lembrando que a ponta deve ficar exposta para que germine.

5. Regue com moderação

Salvo o momento da hidroponia, o alho não requer muita água. Para não encharcar sua planta, regue a cada 10 dias ou quando observar que a terra está muito ressecada. No verão ou se a planta recebe luz solar diariamente, regue um dia sim, um dia não.

6. Pode o crescimento

como podar alho
Crédito: FlorrieMarie

Observe que, depois de algum tempo, aparecerá um caule verde que irá crescer. Para que seu alho se desenvolva corretamente, é necessário podar esse caule sempre que ele passar de 10 cm. Muita gente não faz isso e depois reclama que a planta morre.

Enquanto seu alho ainda não está pronto para ser colhido, aproveite essa poda para usar as folhas na sua salada, já que elas são bastante saborosas.

Lembrando que o aparecimento de qualquer outra planta em seu vaso, deve ser um sinal de alerta. Retira-a imediatamente, para não prejudicar a saúde do bulbo plantado.

7. Colheita

Quando as folhas mais antigas da planta começarem a secar e amarelar, então seu alho já pode ser colhido. É necessário puxar a planta para que a cabeça de alho saia da terra inteira.

Para que a planta esteja pronta para o consumo, o período entre o plantio e a maturação pode levar até três meses.

Como plantar alho em garrafa pet

Além de ajudar a evitar ainda mais lixo na natureza, reutilizar a garrafa pet é uma decisão econômica, sendo excelente para cultivar alho em casa.

Para isso, basta ter uma garrafa de água grande, de 5 litros, terra, estilete e alguns dentes de alho.

Veja como fazer, passo a passo, além do resultado obtido:

Como brotar alho na água

Você tem a opção de brotar o alho diretamente na água, sem precisar colocar na terra.

Para isso, basta colocar a base de alguns dentes de alho, ainda com a casca, em um copo com meio centímetro de água e trocar todos os dias, por uma semana.

Depois de sete dias, você estará com seus brotinhos enraizados, prontos para ir para a terra.
Simples, não é? E você pode colocar em um vaso decorativo ou em uma jardineira.

Quanto tempo leva o alho para nascer?

Para enraizar e ficar disponível para o plantio, basta uma semana. Porém, para que você possa colher suas folhas – similares à cebolinha, porém com sabor mais acentuado – são necessários 20 dias.

Já para que nasça uma nova cabeça de alho, você vai ter que esperar mais um pouquinho, levando cerca de três meses. Mas a espera vale a pena, concorda?

Dicas úteis de como plantar alho

como plantar alho dicas uteis
Crédito: Pomar e Horta em Vasos

O alho é uma planta que dá pouco trabalho. Não é preciso muitos cuidados para se ter sucesso. Uma dica importante é usar um vaso que tenha furos para que a água em excesso tenha para onde escoar. Assim você evita o afogamento do bulbo.

Se por acaso encharcar a planta, sem problemas. Basta mudá-la de terra, para um vaso com terra mais seca e nova. Ou então não regar por um longo período. O alho é bastante resistente e por isso acaba por se recuperar rapidamente.

A cada três meses, quando tiver uma nova cabeça de alho, remova um dente e plante-o de novo em terra nova. Assim continua o ciclo e economiza nesse ingrediente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como criar uma criança criativa
Como criar uma criança criativa
Como plantar abacaxi