em

AmeiAmei

Como plantar violetas em casa: no chão ou em garrafa pet

Aprenda a plantar as lindas violetas em casa para colorir o seu jardim ou enfeitar a sua casa
plantar violeta
Crédito: Pixabay

Quando se lida com flores é necessário ter alguns conhecimentos, para que elas possam crescer com vigor e beleza. E o mesmo é válido para plantar violetas em casa! Este é um trabalho meticuloso, que toma algum tempo e paciência, mas, na verdade, é bem compensador poder ver o seu jardim repleto de flores bonitas.

As violetas são flores de cuidado simples e nada caras. Note que, caso elas sejam bem tratadas, podem ter uma duração de até um ano. Mas para não ficar sem sua flor favorita em casa, aprenda o passo a passo para cultivá-las, sempre frondosas.

Como plantar violetas no chão

plantar violeta
Crédito: Globo Rural

Para começar você vai precisar de mudinhas para plantar violeta. Compre um vasinho que esteja bem vistoso (nada de flores e ramos murchos).

Pegue uma das folhas da violeta, que já esteja bem desenvolvida e corte bem rente ao solo, para deixar um talinho.

Prepare uma bandeja de mudas com terra vegetal misturada a húmus e coloque a folha por cima, cobrindo somente o talinho.

Molhe somente a terra e nunca a folha. Depois de 30 dias já pode transplantar para a terra.

O local precisa ser ao abrigo do sol direto, ficando em sombra o dia todo, para evitar queimar as folhas e flores. Deve ser bem rico em substrato e não deve ficar encharcado de água.

Ao regar as violetas, direcione a água para a terra e nunca para as folhas.

Aprenda também como plantar babosa com a folha ou o broto (muda)

Como plantar violetas em garrafa pet

plantar violeta
Crédito: G1

Escolha um local em que a temperatura seja amena, ou seja, de 13º a 28º graus e que não receba luz do sol, diretamente.

Você pode fazer uma jardineira de garrafa pet (sementeira ou suspenso), usando a criatividade. Lembre-se de fazer alguns furinhos na base para drenar a água ou então crie um sistema de rega independente (como na foto acima).

Esse sistema de rega independente é simples. Basta cortar dois tamanhos de fundo de garrafa pet, para que uma fique dentro da outra. A debaixo ficará com água e a de cima, para plantar violeta. O próximo passo é fazer furos no fundo do vasinho e passar um barbante (de pano).

Esse babante tem que estar metade no meio da terra e a outra metade na água. Ele absorverá a quantidade necessária de líquido para regar a planta automaticamente. Sempre com a quantidade que ela precisa. Você pode, inclusive, fazer 4 furos e passar 2 fios de barbante.

Mas, se for utilizá-la como vaso comum, comece por depositar galhos, pedrinhas e madeiras na base, para que a água possa ser drenada pelos furos do fundo da garrafa.

O próximo passo é colocar o húmus e a terra até a metade do vaso.

Por fim, coloque a muda com a raiz no centro, fcobrindo com a mistura, mas sem tocar as folhas e flores.

Depois disto, você transplantar para um vaso (caso queira) ou deixar na garrafa mesmo. Apenas garanta que o vaso ou a garrafa pet tenham 12 centímetros de altura.

Gosta de flores? Aprenda como plantar girassol em casa

Dicas para cuidar de violetas

plantar violetas
Crédito: Krhala

Agora que você já sabe como plantar violetas, é preciso garantir o vigor dessas plantas. Para isso, as dicas são:

Coloque um adubo à base de húmus de minhoca, composto de esterco e casca de ovo. O húmus e o composto podem ser encontrados em floriculturas ou lojas especializadas em plantas.

Pode regar, no inverno, uma única vez por semana e, no verão, aumente as regas para duas vezes semanais. Evite molhar as folhas da planta. Contudo, se verificar que a terra está seca, regue ligeiramente.

Não coloque muita água, visto que a raiz pode ficar podre e a planta não resistirá. Faça as regas, sempre, em horário noturno.

Se verificar que as suas violetas têm as folhas de cor amarelada, saiba que é devido à luminosidade ou carência nutritiva. Por isso, deve adubá-las e colocar mais próximas da janela.

E que tal aprender a plantar e cuidar de suculentas?

Caso queira ver no seu jardim estas lindas flores, não deixe de seguir essas dicas e verá que as suas violetas irão em breve deixar sua casa mais alegre e aconchegante.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
alimentos que diabéticos não podem comer
20 Alimentos que diabéticos não podem comer
eliminar mofo das paredes
Como eliminar o mofo das paredes para não prejudicar a saúde