como cuidar da flor-de-maio
Crédito: Pixabay
em

Flor-de-maio: veja dicas para cuidar dessa linda planta

Ela é um cacto lindo que forma flores exuberantes nas pontinhas das hastes. Veja como multiplicar, regar e adubar.

A flor-de-maio é uma planta ornamental linda para ter em vasos e jardineiras, pois ela cresce e vai pendendo para baixo, ficando volumosa. Há quem conheça essa planta por cacto de Natal ou flor-de-seda. Como ela é um cacto, suas folhas são mais gordinhas e lisas, e vão percorrendo todo o comprimento da haste para formar uma linda flor na ponta. Se você gosta da flor-de-maio, veja dicas especiais para cultivá-la em casa.

Só floresce em maio?

quando é o florescimento da flor-de-maio
Crédito: Clube do Jardim

A flor-de-maio tem esse nome no hemisfério sul porque, naturalmente, ela floresce no final do outono, que é pelo mês de maio. Mas, hoje em dia, com as produções em larga escala, feita nas estufas para venda, as plantas podem receber tratamento especiais para florir em várias épocas do ano. Então, a sua flor-de-maio não necessariamente vai florir apenas nesse mês.

Cuidados com rega e luminosidade da flor-de-maio

Embora seja um cacto, a flor-de-maio não gosta muito de pegar sol forte o dia todo, e não pode ficar meses sem receber água só porque suas folhas armazenam água por mais tempo. O recomendado é que essa flor pegue um pouco de sol algumas horas por dia, e depois fique em meia sombra. Se tiver um jardim, pode deixá-la embaixo de uma árvore.

Quanto às regas, é o básico para muitas outras plantas: quando perceber que o substrato está seco, é hora de regar. Mantenha-a em um vaso com furos embaixo para que o excesso de água possa escoar. Se perceber que as folhas dela estão meio amolecidas, é um sinal de que ela precisa de água.

Limpeza e adubação para floração

Depois do último período de floração, as flores vão secar e a planta vai se preparar para um novo ciclo. Então, é hora de ajudá-la nesse processo. Faça uma limpeza removendo com cuidado as flores secas, que vão se soltar com facilidade.

Também faça uma adubação com NPK que tenha o P em proporção mais elevada. Se preferir, pode usar esterco de gado curtido, farinha de osso ou casca de ovo em pó como opções orgânicas.

Lembre-se que é só nessa época que a planta precisa ser adubada. Nunca adube quando ela estiver com flores. Espere as flores murcharem, remova-as e depois misture o adubo na terra. Ele vai sendo liberado aos poucos, conforme você for regando, e assim a planta vai se mantendo nutrida.

Como multiplicar a flor-de-maio?

Para fazer a multiplicação da sua flor-de-maio é do mesmo jeito que se faz com outras suculentas e cactos.

Você pega uma parte do caule, com umas duas ou três folhas, e enterra só a pontinha em uma terra leve sem adubo. Não precisa adubar no começo. Deixa lá e vai regando de vez em quando até ela começar a formar raízes.

Precisa ser paciência, pois pode levar mais de um mês. Só depois desse primeiro mês é que você pode fazer algum tipo de adubação.

Essa é uma boa forma de aproveitar as folhas quando a sua planta quebra por algum motivo. Pode colocá-la direto na terra, sem deixar secar.

Veja também: 6 Dicas para ajudar a florescer cravos

erros que impedem o cabelo de crescer

6 Erros que não deixam o seu cabelo crescer

ideias para reutilizar garrafas plásticas

12 Ideias para reutilizar garrafas de plástico