em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo

Como plantar girassol em casa: veja o passo a passo

Você gosta dessa belíssima flor e quer tê-la no seu jardim? Veja o passo a passo para plantar e cultivar o girassol.

como plantar girassol
Designed by Freepik

O girassol é uma bela flor, muito antiga, que tem esse nome tanto porque se parece com o Sol, quanto por acompanhar o seu movimento ao longo do dia. Quer aprender como plantar girassol em casa? Então veja abaixo com fazer o plantio direto na terra, também como plantar no algodão para acelerar a germinação da semente e dicas de cuidados até que floresça.

Como plantar girassol passo a passo

O girassol, assim como quase todas as plantas, têm um processo comum de plantio, que vai do preparo da terra até a manutenção enquanto está em crescimento.

Mas seguindo os passos abaixo e tendo um pouco de dedicação, especialmente nas duas primeiras semanas, certamente você terá lindas flores no seu jardim. Veja só:

Passo 1 – Adquira as sementes

Você ode escolher entre diferentes tipos de sementes de girassol, pois existem os que ficam grandes, com média de um metro de altura, e também os ornamentais, que ficam com vinte ou trinta centímetros. Faça sua escolha conforme o espaço que tiver disponível para cultivar os girassóis.

Passo 2 – Prepare o solo

Para que os girassóis floresçam fortes e saudáveis você vai precisar preparar o solo para que tenha bastante matéria orgânica. Se naturalmente não for assim, quando comprar as sementes já peça ao vendedor um adubo ideal para o plantio dos girassóis.

Além disso, o solo precisa ter um bom sistema de drenagem para que a água não fique acumulada em excesso, mesmo que a planta goste de bastante Sol o dia todo.

Quando à temperatura do ambiente, o girassol pode suportar um calor de até quarenta graus e um frio de até dez graus, em média, mas se estiver bem-cuidado pode suportar tanto um período um pouco mais frio quanto um pouco mais quente e seco.

Passo 3 – Abra as covinhas na terra e plante

Depois que o solo estiver preparado, é hora de fazer os canteiros e as covinhas onde irá plantar cada semente. Coloque uma semente em casa buraquinho, tampe novamente, sem apertar, e regue por cima e em volta.

Passo 4 – Faça rega diária

Enquanto a semente estiver germinando na terra – processo que leva em média duas semanas – você vai precisar regá-la todo os dias. Quando a plantinha já estiver crescendo por reduzir a frequência para uma ou duas vezes por semana, conforme estiver o clima.

Passo 5 – Mantenha as sementes protegidas

Se onde você mora costumam vir muitos passarinhos ou outros pequenos animais catar as sementes, a melhor ideia é proteger seu plantio usando telas ao redor e em cima para evitar que os animais se aproximem e retirem as sementes do lugar.

Como plantar girassol em algodão

O modo de como plantar girassol no algodão é um processo utilizado apenas para germinar a semente mais rápido, mas assim que começa a brotar ela deve ser colocada na terra, seguindo os passos explicados acima. O processo de germinação no algodão é muito simples:

Materiais:

  • Semente de girassol: 1 unidade;
  • Algodão: 1 porção do tamanho da palma da mão;
  • Água: suficiente para molhar o algodão;
  • Potinho de sobremesa: 1 unidade.

Modo de preparo

1. Molhe o algodão na água, por completo, espremendo um pouco para tirar o excesso, mas deixando bem molhado.

2. Acomode o algodão no potinho de sobremesa.

3. Coloque a semente no centro do algodão e deixe descansar em local arejado e com luz, mas não luz direta do Sol.

4. Depois de 5 ou 7 dias as sementes estarão brotando e aí você pode plantá-las na terra.

Dicas para cuidar do girassol

Se você plantar as sementes de girassol direto na terra, pode levar até duas semanas para germinar, o que é um pouco mais de tempo do que o plantio no algodão.

Se fizer dessa forma, pode preparar o solo em um local que pegue Sol o dia todo e mantenha a terra sempre úmida (especialmente no período de germinação). Se perceber que está muito molhado mesmo não regando todos os dias, pode ser um problema na drenagem do solo.

Quando os brotos atingirem de oito a dez centímetros de altura, se achar necessário, você pode começar a podar os novos caules que não estejam vingando, deixando mais água e nutrientes para a parte mais forte da planta.

Por ser uma planta de caule alto e flor pesada, pode ser que os seus girassóis não consigam se manter em pé sozinhos, quando ainda são novos. Dessa forma, utilize a técnica da estaca de madeira, colocando-a enterrada junto à planta e amarrando com um barbante ou retalho de tecido, sem apertar.

Depois que se passar um mês, um mês e meio do florescimento, observe que na parte de trás da flor vai ficar com um tom de marrom, o que significa que logo o girassol irá finalizar seu ciclo de vida. Mas nessa fase ele vai deixar novas sementes caírem na terra e você pode pegá-las para replantar ou mesmo para extrair o óleo ou transformar em farinha.

Dica: Veja como plantar suculentas

Além dos girassóis você também pode plantar as suculentas, que são plantinhas ornamentais muito bonitas para complementar o paisagismo do seu quintal. Veja como plantar e cuidar das suculentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

benefícios do óleo de girassol para pele

4 Benefícios do óleo de girassol para pele: veja como usar

chá de açafrão

Benefícios do chá de açafrão e 3 formas de saboreá-lo