em

Como plantar salsa para ter tempero fresco em casa

A salsinha fresca pode ser usada para fazer diversos pratos e bebidas saudáveis
plantar salsa
Crédito: Pxhere

A salsa, também chamada popularmente de salsinha e cientificamente de Petroselinum crispum, é uma planta muito utilizada na culinária para dar mais sabor aos pratos e às bebidas também. Você pode fazer um ótimo suco detox usando a salsinha, pois essa planta oferece ótimos benefícios à saúde. Melhor ainda se for plantada em casa, longe de agrotóxicos. Então, veja como plantar salsa e tenha sua horta orgânica para aumentar a qualidade do cardápio diário.

Veja também como plantar alho em casa

Aqui você encontra:

Como plantar salsa passo a passo

plantar salsa passo a passo
Crédito: Simply Recipes

A melhor época para plantar salsa, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é de abril a junho, com a colheita estimada para 65 dias depois. Dependendo do clima de onde você mora, a planta se desenvolve bem o ano inteiro. Veja o que precisa para fazer o plantio na sua casa.

Separe os materiais

Para plantar salsa desde a fase da semeadura você vai precisar de:

Sementes ou mudas de salsa;
Areia;
Terra;
Húmus de minhoca;
Argila expandida ou pedra brita;
Bandeja para ovos feita de papelão ou vaso ou jardineira.

Prepare a terra

Essa preparação da terra é para você fazer a semeadura, mas também serve para colocar direto no vaso ou na jardineira, caso queira plantar mudas de salsa.

Para a semeadura, misture partes iguais de terra, húmus e areia e depois coloque sobre a caixa de ovos vazia, sem apertar.

Para plantar a muda, coloque no vaso uma proporção de 60% de terra, 40% de húmus e 10% de areia que vai ajudar a manter a terra drenada. Ao fundo do vaso coloque um pouco de pedras britas ou argila expandida para melhorar ainda mais a drenagem.

Faça o plantio

Com a terra preparada no local onde será feito o plantio, abra uma pequena cova central com o dedo. Para as sementes, faça uma cova pequena, de uns 2 centímetros de profundidade e diâmetro e coloque 2 ou 3 sementes dentro da cova. Para uma muda, pode ser um pouco mais fundo. Tampe a semente ou a raiz da muda sem apertar.

Regue

Assim que fizer o plantio, faça a primeira rega, usando um regador para a água ficar bem espalhada. Mantenha as sementes em local aquecido e sempre regadas para que germinem. Quando estiverem com as primeiras folhinhas, transplante-as para um vaso, jardineira ou canteiro.

Dicas para cuidar

  • Um dos principais cuidados que deve ter com a manutenção da salsa é para que ela não morra com o excesso de água. As regas devem ser feitas depois que perceber que a terra está seca ou quase seca. Se estiver úmida, não precisa regar. Prefira fazer as regas em período de sol ameno, no começo da manhã ou final da tarde;
  • Mantenha a terra sempre limpa das ervas daninhas que não sejam de salsa, pois elas consomem os nutrientes da planta, impedindo o seu crescimento;
  • Mantenha o vaso ou a jardineira em local bastante iluminado, mas de preferência evitando a exposição solar nos horários mais quentes do dia;
  • O clima ideal para a salsa é ameno, não muito frio nem muito quente;
  • Depois do plantio, pode levar de 65 a 90 dias para fazer a colheita, quando a planta deverá estar com 12 a 16 centímetros de altura. Faça a colheita retirando as folhas inteiras, desde o talo, e evite remover mais de um terço das folhas de uma só vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
malefícios do álcool
Saiba quais são os malefícios do álcool
pimentão
Pimentão: conheça seus benefícios para a saúde