em

Pitaya: benefícios e como comer

Conheça mais sobre essa fruta para inclui-la na sua rotina alimentar saudável
pitaya
Crédito: Pxhere

A pitaya está entre as frutas exóticas do Brasil que está ganhando cada vez mais popularidade. Aliás, sua origem é de diferentes lugares da Ásia e da América, mas não do Brasil. Porém, o clima tropical local é ótimo para a adaptação da planta, por isso já é bastante cultivada em vários estados. Também conhecida como fruta-dragão, seu nome científico é Hylocereus undatus e ela pode ser encontrada em versões com casca rosa ou amarela e polpa rosa ou branca. No Brasil a mais comum é com casca rosa e polpa branca. Conheça os benefícios dessa fruta para a saúde e veja como consumir.

Benefícios para a saúde

Os benefícios da pitaya para a saúde estão relacionados à riqueza nutricional da fruta que contém vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro, cálcio e muitos outros nutrientes.

Melhora a saúde do coração

A pitaya é uma fruta isenta de colesterol, o que já é um benefício para a saúde cardiovascular. Ao mesmo tempo, ela oferece propriedades que contribui para o equilíbrio entre o colesterol ruim e o bom, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, quando consumida dentro de um estilo de vida saudável.

Fortalece o sistema imunológico

A quantidade de vitamina C presente nessa fruta é considerável. Em 100 gramas são mais de 30% da quantidade diária que o corpo necessita. Essa vitamina é muito importante para todo o corpo, atuando no fortalecimento do sistema imune e também como um poderoso antioxidante que ajuda a recuperar a saúde das células oxidadas.

Contribui com o funcionamento intestinal

Uma pessoa saudável tem um intestino regulado, pois é necessário eliminar as toxinas e os demais resíduos do corpo diariamente. Para auxiliar nessa tarefa, alimentos ricos em fibras, como a pitaya, são muito importantes. As fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino e, como consequência, para a limpeza diária do organismo.

Fonte de proteína vegetal

Para quem está querendo reduzir ou eliminar o consumo de carne, as fontes de proteína vegetal devem ser consumidas de modo a suprir as necessidades diárias do organismo. Por isso, é essencial seguir uma dieta elaborada por nutricionista para incluir vegetais ricos em proteínas, como a pitaya, no plano alimentar.

Propriedades nutricionais

pitaya polpa rosa
Crédito: Pxhere

Considerando a pitaya de casca rosa que é a mais consumida no Brasil, em cada 100 gramas da fruta você consome:

  • Valor energético: 52 calorias;
  • Proteínas: 1,1 grama;
  • Carboidratos: 11 gramas;
  • Fibras: 3 gramas;
  • Vitamina C: 20,5 microgramas;
  • Cálcio: 8,5 microgramas;
  • Fósforo: 22,5 microgramas;
  • Ferro: 1,9 microgramas.

Tipos de pitaya

Existem vários tipos de pitaya, mas há três variedades mais populares e fáceis de encontrar para conhecer e experimentar, todas semelhantes no formato e no sabor adocicado:

Casca rosa e polpa branca

Esse é o tipo mais fácil de encontrar no supermercado e na feira. Seu sabor é mais neutro entre todas.

Casca rosa e polpa rosa

Nesse tipo, tanto a casca quanto a polpa são de um tom rosa-escuro vibrante com as sementinhas pretas dentro da polpa.

Casca amarela e polpa branca

Esse tipo não é tão comum devido a não se adaptar muito bem ao clima. É a mais doce entre todas.

Como comer

Assim como muitas frutas, para comer a pitaya só precisa cortá-la ao meio e extrair sua polpa com uma colher. A polpa é muito suculenta e é docinha, o que é ótimo para fazer sucos naturais, vitaminas, sorvetes, pudins, bolos e caldas.

Contraindicações e cuidados a ter

Como vale para qualquer tipo de alimento, deve-se evitar o excesso. Por ser uma fruta rica em fibras, pode acabar tendo um efeito laxante, caso coma demais. Também não é recomendado comer a casca, pois há o risco de indigestão para quem tem o estômago mais sensível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
eliminar traças
Como eliminar traças: 10 dicas infalíveis para a sua casa
creme de pitaya
Receitas de creme de pitaya para sobremesas diferentes