em

Receitas de petiscos de boteco para servir em casa

Opções com e sem carne, cruas, fritas e assadas, para satisfazer todos os gostos

petiscos de boteco
Crédito: Pexels

Nada como sentar em um boteco com os amigos para comer uns petiscos e tomar a sua bebida preferida enquanto jogam conversa fora. Muita gente adora esse programa, especialmente no happy hour de sexta-feira, mas nem sempre o bolso permite fazê-lo, já que os preços em muitos bares e restaurantes é elevado. Nesse caso, não precisa deixar de aproveitar. Veja essas receitas de petisco de boteco e chame os amigos para aproveitarem em casa mesmo, sem deixar a desejar.

20 Receitas de petiscos de boteco

Tem opções de petiscos de boteco para todos os gostos e dietas. Receitas de frios, assados, fritos, com massa saudável, com e sem carne, enfim. O fato é que são todos irresistíveis, só precisa selecionar seus preferidos e fazer em casa para ver como fica. Veja essas deliciosas sugestões.

1. Tábua de frios

fazer petiscos de boteco frios
Crédito: E-Konomista

Começando pela opção mais fácil, a tábua de frios é um prato bem versátil e prático, pois só precisa comprar uma variedade de ingredientes, cortá-los em pedaços menores e servir. Você pode fazer uma seleção de queijos especiais, colocar conservas de azeitonas, ovos de codorna, pepino, cebola, tomate, palmito e tantos outros vegetais. Pode também colocar salames, linguiças, tiras de bacon e torradinhas e até algumas frutas e castanhas. Fica ótimo, rende bastante e quase não dá trabalho nenhum.

2. Coxinha tradicional

fazer petiscos de boteco coxinha
Crédito: GShow

A coxinha é um clássico entre os petiscos de botecos e sempre faz sucesso. A receita original é de uma massa densa e muito macia por dentro com uma casquinha crocante por fora que se forma durante a fritura. As opções de recheio são muitas a escolher, como frango com requeijão, carne moída, linguiça temperada, bacon, legumes, pizza, queijo e tantas outras.

3. Bolinha de queijo assada

fazer petiscos de boteco queijo
Crédito: Guia da Cozinha

Para quem prefere evitar a fritura também tem muitas opções de petiscos de boteco a experimentar. Uma delas é a bolinha de queijo assada que é irresistível e mais saudável. Você pode escolher os tipos de queijo que mais gostar, porém alguns tipos são melhores porque derretem com facilidade. Nessa receita as bolinhas são feitas com trigo, água, gemas, maionese e queijo parmesão. Mas também pode rechear essa massa com muçarela para ficar ainda melhor.

4. Croquetes veganos

fazer petiscos de boteco croquete veg
Crédito: Vaqueiro

Quem não come nada de origem animal vai adorar experimentar esses croquetes saudáveis. Essa receita é feita com pão amanhecido, grão-de-bico, abobrinha, espinafres, tomate-seco, sal, pimenta, cominhos, coentros e páprica. Pode empanar com farinha de linhaça e escolher se vai fritar ou assar, as duas formas funcionam e ficam uma delícia.

5. Bruschettas

fazer petiscos de boteco bruschetta
Crédito: Petit Gastrô

As brusquettas são basicamente fatias de pão tipo francês ou italiano com uma camada de manteiga e alho amassado e cobertas com tomates picados e manjericão. São levadas ao forno para ficarem torradinhas e já está pronto. Essa é a versão clássica, mas você pode adaptar para a cobertura do seu gosto.

6. Pão de alho cremoso

petiscos de boteco pão de alho
Crédito: Ana Maria Braga

O pão de alho é um petisco clássico dos churrascos, mas também pode servir como uma das opções dos petiscos de boteco. É uma opção às bruschettas, caso prefira somente o sabor do pão torradinho com uma deliciosa maionese de alho caseira. Colocar queijo e derreter tudo junto também é uma ótima pedida.

7. Iscas de filé mignon

fazer petiscos de boteco mignon
Crédito: Monta Encanta

Quem come carne adora o filé mignon, pois é uma parte nobre e muito macia, perfeita para servir em iscas como um dos petiscos de boteco. Essa opção também entra na lista dos mais clássicos e é mais fácil de fazer do que imagina. Só precisa cortar a carne em tirinhas, fazer o tempero especial dessa receita e assar no grill ou em uma chapa. Se quiser pode fazer na frigideira mesmo e servir com um molho para colocar sobre fatias de pão.

8. Frango à moda passarinho

fazer petiscos de boteco frango
Crédito: Tudo Gostoso

Assim como as iscas de mignon, o frango à passarinho é mais um prato típico de boteco. Nessa receita as partes do frango são temperadas e cortadas para facilitar comer usando as mãos, que jeito tradicional de saborear. Depois são fritas para ficarem crocantes.

9. Aipim frito

fazer petiscos de boteco aipim
Crédito: Tudo Gostoso

Se você gosta de batatas-fritas, mas quer servir algo diferente, substitua as batatas por aipim. Escolha raízes novas no supermercado, descasque, retire os fiapos, corte em filetes e frite. Não precisa de mais nada, a menos que queira fazer tirinhas de bacon frito para colocar por cima na hora de servir.

10. Camarão frito

fazer petiscos de boteco camarao
Crédito: Saber Viver

Frutos do mar também entram para o rol de melhores petiscos de boteco, então aproveite quando tiver uma boa promoção na peixaria e compre um saco dos de calibre grande, pois, quando são fritos, eles reduzem de tamanho, assim vão render mais. Só precisa temperar os camarões limpos e colocá-los para fritas. Nada mais. Sirva com limões cortados ao meio para que cada um tempere o seu.

11. Anéis de cebola empanados

fazer petiscos de boteco cebola
Crédito: Comidinhas do Chef

Se estiver sem ingredientes para fazer petiscos de boteco, mas se tiver cebola, ovos e farinha de rosca, já tem uma solução deliciosa. Corte a cebola em anéis não muito finos, empane e leve para fritar em óleo quente até estarem douradas. Para completar, fica ótimo colocar por cima aquele mesmo bacon frito sugerido para o petisco de aipim.

12. Polenta na chapa

fazer petiscos de boteco polenta
Crédito: JD Receitas

A polenta é um alimento perfeito para qualquer momento do dia. De manhã pode comer com leite quente. No almoço, com molho e para o petisco, pode fazê-la frita ou na chapa com uma boa fatia de queijo para derreter por cima. Também pode adicionar presunto ou salame e um pouco de orégano para complementar.

13. Caponata de berinjela

fazer petiscos de boteco caponata
Crédito: Vegana Prática

A caponata é uma espécie de refogado de berinjela e outros vegetais que se faz para servir sobre fatias de pão torradinhas, ficando parecido com a bruschetta. Nessa receita usa-se a berinjela, pimentões coloridos, cebola, alho, azeite, sal, pimenta, alecrim e azeitonas pretas.

14. Chips de batata-doce

fazer petiscos de boteco chips
Crédito: Mel e Pimenta

A batata-doce cortada em lâminas finas e levada ao forno para ficar crocante rende um ótimo petisco de boteco que vale a pena experimentar. É mais uma opção vegana, mas que agrada a todos. Essa também uma receita mais saudável por não ser frita. Para temperar só precisa de azeite, sal e pimenta, mas pode adicionar outras especiarias a gosto, inclusive para uma versão doce, como canela com açúcar e gengibre em pó.

15. Patês

fazer petiscos de boteco patês
Crédito: Receitas de Minuto

Os patês são cremes para passar sobre fatias de pão, torradinhas ou sobre outros petiscos sugeridos, como os croquetes, o aipim ou a bolinha de queijo. São muito fáceis de fazer e práticos para servir como petiscos de boteco. Você pode fazer de vários sabores, como salsicha, atum, sardinha, gorgonzola, grão-de-bico e muitos outros, colocando todos na mesa para que cada um se sirva dos que mais gostar.

16. Risoles

fazer petiscos de boteco risoles
Crédito: Amando Cozinhar

Na mesma onda dos croquetes, bolinha de queijo e da coxinha estão os risoles, que são mini pastéis fritos, só que feitos com uma massa mais parecida com a da coxinha. Os recheios são a gosto, podendo fazer versões veganas também.

17. Quibe assado

fazer petiscos de boteco quibe
Crédito: Tudo Gostoso

O quibe é tradicionalmente um prato árabe feito com uma farinha especial e, muitas vezes, com carne bem moída. A farinha para quibe é facilmente encontrada no mercado e é o ingrediente que deixa o petisco com a textura perfeita. Pode fritar também se preferir.

18. Bolinho de carne-seca

fazer petiscos de boteco carne-seca
Crédito: Marola com Carambola

A carne-seca desfiada é uma delícia e rende uma maravilhosa receita de bolinho frito para servir nos seus petiscos de boteco. Essa receita é feita com carne-seca cozida, dessalgada e desfiada, purê de batata, cheiro-verde, ovo, azeite, pimenta e a farinha de rosca para empanar e criar aquela camadinha crocante especial.

19. Bolinho de bacalhau

fazer petiscos de boteco bacalhau
Crédito: Panelaterapia

Assim como a carne seca, você pode comprar o bacalhau desidratado e dessalgar, cozinhar e desfiar para essa receita. Além do bacalhau, vai precisar de cebola, alho, azeitonas, salsinha e os temperos que já costuma usar nas receitas. Por fim é só empanar na farinha de rosca e fritar em óleo bem quente até que os bolinhos estejam dourados.

20. Dadinhos de tapioca

fazer petiscos de boteco dadinhos
Crédito: Receitas de Minuto

Gosta de tapioca? Então use-a para fazer petiscos de boteco também. Para essa receita vai precisar de leite integral, tapioca granulada, queijo coalho ralado, sal, pimenta e noz-moscada. Os dadinhos podem ser fritos ou assados e ficam ainda melhor se servir com uma geleia de pimenta ou outro molho picante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo de micro-ondas

10 Receitas de bolo de micro-ondas indispensáveis

chá de canela

Chá de canela: benefícios, receitas e contraindicações