em

Pés inchados podem indicar problemas circulatórios

Veja como se prevenir de eventuais males em consequência do inchaço nos pés

Você sabia que seus pés podem lhe dizer muito sobre a saúde do seu corpo?

Quando algo não está bem em nosso sistema circulatório, nossas extremidades são o primeiro sinal de alerta. Isso porque o tamanho reduzido dos vasos sanguíneos dessas áreas aumenta a probabilidade de obstrução, dificultando a chegada e o retorno do sangue.

Fique de olho em quatro sinais de que você pode estar com problemas circulatórios e previna-se contra doenças como infarto e AVC.

O inchaço nos pés e pernas, normalmente, acontece após passarmos por longos períodos em pé ou numa mesma posição, mas isso também pode ser um sinal de que algo não vai bem em nosso sistema circulatório.

Os principais fatores que causam o inchaço nos pés

Insuficiência cardíaca

Acontece quando o coração não consegue levar o sangue para todo o corpo. As causas vão desde doenças arteriais coronarianas até doenças comuns, como diabetes e hipertensão.

Doença venosa

Geralmente, acontece quando as veias não conseguem fazer o sangue retornar para o coração com eficiência. Essa interrupção pode ocorrer devido a varizes, trombose ou problemas no sistema linfático. É necessário ficar alerta a outros sintomas como dores e pele escurecida.

Inchaço muscular

O inchaço nos pés pode ocorrer também quando os músculos das pernas não apresentam força suficiente para permitir que as veias possam levar o sangue de volta para o coração.

Déficit de proteínas

A falta de proteínas, desnutrição e algumas doenças crônicas, como o câncer, também podem colaborar com o inchaço nos pés.

Sinal de Godet

Nem sempre o inchaço é aparente, mas um teste simples pode identificá-lo.

Chamado de Sinal de Godet, é um teste que consiste em pressionar um dedo sobre a parte de trás da perna por alguns segundos, fazendo com que a região fique esbranquiçada.

Depois de soltar, é necessário contar o tempo que leva para a coloração avermelhada e natural da pele reaparecer.

Geralmente, em menos de 2 segundos a coloração volta ao normal. Se demorar mais que isso, procure ajuda de um cirurgião vascular pois, é muito provável que você esteja com algum distúrbio circulatório.

Quanto maior for o desequilíbrio entre a pressão arterial, a pressão venosa e os componentes sólidos do sangue, maior será a tendência para que a fase líquida do sangue extravase, gerando a retenção de líquido e, por conseguinte, inchaço.

Veja no vídeo como realizar o teste:

Outros sintomas para os quais você deve ficar atento com relação à má circulação nos pés, são as lesões, como úlceras e feridas.

Problemas vasculares dificultam a cicatrização de lesões como arranhões e picadas de mosquito.

Isso acontece, especialmente, com quem sofre de diabetes, já que altos níveis de glicose no sangue atrapalham o sistema circulatório e a recuperação do ferimento.

Veja os sinais e, caso você se identifique com alguns desses sintomas, procure um especialista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Receita de escondidinho fit com recheio de vegetais

Teste suas capacidades com essas charadas