em

Como se livrar dos pensamentos negativos e se sentir em paz

Você merece se sentir em paz e ter muito mais pensamentos positivos do que negativos na sua mente. Veja como fazer isso.

pensamentos negativos
Designed by Freepik

Em algum momento do dia todo mundo tem pelo menos um pensamento negativo. É normal que todo tipo de situação venha à mente, mas o que pode ser um problema é quando esses pensamentos são muito recorrentes e você sente que estão prejudicando sua vida. Por isso, veja dicas de hábitos para se livrar dos pensamentos negativos.

4 Hábitos para acabar com pensamentos negativos

hábitos para acabar com pensamentos negativos
Crédito: Freepik

O pensamento negativo pode ser sobre qualquer coisa, mas sempre ligado a sentimentos como medo, angústia, raiva, nojo, tristeza e outras sensações desagradáveis. Ele costuma ter alguma relação com as suas vivências passadas que influenciam no que você se sente capaz ou não de fazer no presente.

Os hábitos propostos a seguir são para que você consiga entender que vivências negativas do passado não são capazes de impedir que você tenha vivências positivas agora e no futuro. Trata-se de um bloqueio que é ativado quando uma situação desconfortável acontece e, mesmo de forma inconsciente, traz para a sua mente o pensamento negativo. Sendo assim, experimente o seguinte:

1. Escreva os pensamentos negativos

A técnica de visualizar o seu pensamento escrevendo ele é interessante porque você consegue interpretá-lo de outra perspectiva, com menos importância. Às vezes, só deixando que ele seja um pensamento, parece muito mais ameaçador do que realmente é.

Ao colocá-lo no papel, você enxerga que é só um pensamento que pode ser jogado no lixo quando você quiser, pois é você que está no controle, e ele não faz parte da realidade.

2. Determine pensamentos bons

Comece a escolher pensamentos sobre coisas boas, que lhe tragam sensações e sentimentos positivos. Se precisar, escreva-os também. Grave-os como ferramentas na sua mente. Sempre que um pensamento ruim chegar, substitua-o imediatamente por um dos pensamentos bons e concentre-se nisso, visualizando as coisas boas e desejando apenas os sentimentos bons.

3. Atraia coisas positivas para sua vida

Quando está em meio a pessoas tóxicas e em meio a uma rotina que faz você se sentir para baixo, os pensamentos negativos começam a ser mais frequentes. Então faça o possível para se afastar do que lhe faz mal e comece a praticar atividades que lhe façam bem.

Somente você pode fazer isso, pois ninguém tem a responsabilidade sobre as suas decisões. Faça isso por você. Quando der o primeiro passo pela sua felicidade, tudo vai começar a mudar.

4. Nunca desista de você

As três dicas anteriores precisam ser feitas diariamente para virarem hábitos e realmente terem um efeito positivo na sua vida. Haverá dias mais difíceis do que outros e você poderá até fraquejar, mas nunca deverá desistir.

Se livrar do pensamento negativo e sentir paz na mente e no coração não é fácil, mas é possível. Saiba que você merece e tente de novo, quantas vezes forem necessárias.

O que fazer em caso de pensamentos negativos repetitivos?

 evitando pensamentos negativos recorrentes
Crédito: Freepik

Nem sempre os exercícios para substituir o pensamento negativo por positivo são suficientes para que a negatividade desapareça. Mesmo treinando e repetindo por vários dias, é preciso considerar que o controle dos pensamentos é algo bastante complexo e exige paciência. Nesse caso, leve em conta essas dicas:

1. Busque apoio profissional

Se perceber que os pensamentos negativos realmente são muito mais fortes do que você se sente capaz de controlar, o melhor que pode fazer por si mesmo é buscar orientação de um profissional.

Pode ser um terapeuta, um psicólogo, um analista ou um psiquiatra. Todos eles estão aptos a ajudar você a compreender melhor a sua mente, seus pensamentos e conhecem técnicas bem específicas para melhorar a situação. Estar com especialistas no assunto é uma ótima maneira de buscar conhecimento e agir a favor da sua saúde mental.

2. Pratique uma atividade que estimule o controle da mente

Ao mesmo tempo em que buscar um profissional para lhe explicar melhor tudo o que está por trás dos pensamentos negativos, procure outra maneira de manter os pensamentos positivos mais presentes na sua vida. Boas formas são a prática de atividade física que envolva concentração, controle da respiração e o equilíbrio entre o corpo e a mente, como yoga, meditação e pilates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

anéis de cebola com bacon

Receitas fáceis e deliciosas de anéis de cebola com bacon

almôndegas de porco com molho agridoce

Receita de almôndegas de porco com molho agridoce para o almoço