em

Como identificar relacionamentos tóxicos e manter distância deles

As pessoas tóxicas sabem ser manipuladoras e de modo geral só trazem infelicidade. Veja como detectá-las.
relacionamentos tóxicos
Designed by Freepik

Perceber que você está em uma relação tóxica é um ótimo começo para entender por que tantas coisas estão indo mal na sua vida. O problema é estar em uma relação desse tipo e não se dar conta disso, mesmo sofrendo diariamente. Mas a verdade é que se fosse tão fácil identificar e se livrar de relacionamentos tóxicos, todo mundo estaria completamente feliz em suas relações.

5 Sinais de que você está em um relacionamento tóxico

passos para identificar relação tóxica
Designed by Freepik

Os relacionamentos tóxicos são aqueles que trazem sofrimento, seja constante ou esporádico. Justamente por também haver momentos agradáveis e de cumplicidade é que muitas pessoas não percebem estar vivendo um problema. Então é importante tentar olhar a situação de fora para perceber o que está realmente errado.

As pessoas tóxicas são aquelas que percebem mais o lado negativo do que o positivo, seja de outras pessoas ou dos acontecimentos de modo geral. Ser tóxico é falar mal dos outros, fazer fofoca, induzir alguém ao erro, desvalorizar os méritos da pessoa e muito mais.

Agora, falando em relacionamentos tóxicos no sentido afetivo, veja quais os sinais mais comuns e aprenda a identificá-los a sua rotina:

1. Seu parceiro não respeita sua privacidade

Pessoas tóxicas acreditam que quando entram em uma relação tornam-se “donas” da vida do outro. Por serem inseguras, necessitam invadir a privacidade da pessoa. O parceiro, se não deixar, vai abrir espaço para várias desconfianças. Se a partir do momento em que se assume um namoro esse tipo de comportamento vem à tona, é o primeiro sinal de que será um relacionamento tóxico.

2. Sua opinião não tem importância na relação

Quando você dá uma opinião sobre determinado assunto na roda de amigos, seu parceiro diz que você não sabe de nada ou, pior, lança aquele olhar de reprovação? Isso não é bom, simplesmente porque faz você sentir que suas opiniões não são importantes, mas elas são.

Uma pessoa tóxica sempre tem uma resposta para dar por último, discordando de você, nunca deixando você estar com a razão, mesmo quando isso é óbvio.

3. Seus defeitos são mais valorizados do que suas qualidades

como sair de relacionamentos tóxicos
Crédito: Freepik

Se o seu parceiro prefere notar que o seu peso subiu do que como você ficou bem na sua calça nova, ou se faz questão de lembrar das vezes em que você estava de mau humor em vez de lembrar das vezes em que o fez sorrir, é um mau sinal.

As pessoas tóxicas sentem necessidade de desvalorizar o outro porque são inseguras, mas não conseguem lidar com essa verdade e acabam sempre usando a agressividade, física ou verbal, como defesa.

4. Você sempre acaba mudando de ideia para agradar seu parceiro

Se você prefere ir à pizzaria, mas seu parceiro quer ir ao cinema, você cede, pois sabe que se não o fizer, ele vai ficar com a cara fechada o resto da noite. Ou você muda de ideia, ou mais uma briga acontece.

Em relacionamentos tóxicos, a pessoa tóxica não gosta de ceder às vontades do outro. Mas a verdade é que quando um casal se dá bem, ambos fazem questão de ceder de vez em quando para ver o outro feliz.

5. Você sofre chantagem emocional

“Se você sair desse jeito a gente vai brigar”. “Eu estou avisando, você que sabe”. Esse tipo de frase soa familiar para você? Com certeza elas lhe fazem se sentir lá embaixo, e isso acontece porque são ditas para lhe ferir. Esqueça o “me desculpa, eu vou mudar”, quando essa frase já foi dita centenas de vezes e você não percebeu qualquer sinal de mudança.

Como sair de uma relação tóxica

dicas para como sair de relação tóxica
Designed by Freepik

A maioria das pessoas que se permitem ficar em relacionamentos tóxicos não têm uma visão muito positiva de si mesmas. Elas têm baixa autoestima, já são desvalorizadas em outros grupos sociais, seja na família, na escola ou no trabalho. Elas sentem medo do sentimento de abandono e acreditam que precisam de alguém com atitude perante a vida para defendê-las.

Nesse último caso, não há nada de errado se essa pessoa de atitude tiver um bom caráter, que vai tratá-la com respeito, carinho e dando a liberdade que toda pessoa tem direito. Mas, infelizmente, pessoas inseguras são alvo fácil para pessoas tóxicas, que sabem ser manipuladoras. Então, a partir do momento em que você perceber que está em uma relação tóxica, lembre-se do seguinte:

1. Você merece ser tratado com mais respeito e carinho.

2. Você não precisa ter medo de ficar sozinho, pois não vai.

3. Amor de verdade não é exigir que o outro lhe faça feliz, mas sim querer a felicidade do outro em qualquer circunstância.

4. Se a pessoa quisesse realmente mudar, já teria mudado.

Depois que compreender a importância desses quatro pensamentos, é hora de sair da relação. Para isso, você vai precisar simplesmente terminar. Não quer dizer que será fácil, porém é bem simples. Você consegue fazer isso, mas se precisar apoie-se em pessoas que são realmente suas amigas e querem o seu bem para receber bons conselhos e tomar coragem.

Tenha certeza de que tudo na sua vida vai melhorar a partir do momento em que você voltar a se sentir livre. Outras pessoas irão aparecer, os sentimentos vão emergir. Você vai evoluir e descobrir que fez a melhor escolha pela sua felicidade, que no fim das contas é só o que importa. Você só vai conseguir encontrar alguém maravilhoso quando se der o direito de ser maravilhoso para você mesmo.

Para lhe dar ainda mais coragem e incentivar o desabrochar do seu amor próprio, descubra qual é o verdadeiro sentido de estar em um relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
salada de grão-de-bico
4 receitas deliciosas e saudáveis de salada de grão-de-bico
cuidados com a pele no inverno
Cuidados com a pele no inverno para mantê-la saudável e bonita