em

O que fazer com pelo encravado inflamado

Confira alguns métodos para evitar o aparecimento de pelos encravados
pelo encravado inflamado o que fazer
Crédito: Freepik

O pelo encravado inflamado é um mal que afeta homens e mulheres de qualquer idade. É incômodo, doloroso e compromete a estética da pele. Isso acontece quando o pelo é incapaz de sair do bulbo capilar, ficando preso dentro da pele. Com isso o pelo obstrui o poro e causa a inflamação.

Pessoas com pelos grossos ou encaracolados são mais suscetíveis a desenvolver esse problema, mas outros fatores podem contribuir. Suor excessivo, roupa apertada e a má remoção dos pelos são alguns dos motivos que contribuem. Apesar do problema ser comum, se não for tratado pode se transformar em algo mais sério, sendo necessária alguma intervenção médica.

Aqui você encontra:

O que fazer em caso de pelo encravado inflamado

pelo encravado inflamado lidar
Crédito: Pixabay

Qualquer inflamação é muito desconfortável. No caso dos pelos, a área pode ficar bem dolorida, coçar e a pele fica esteticamente feia. Ainda assim, não se preocupe, existem meios de melhorar sem tomar atitudes radicais que vão ferir a sua pele.

1. Depilação definitiva

A depilação à laser ou a fotodepilação são depilações que destroem a raiz do pelo e impedem que eles nasçam por um longo período de tempo. Essa é uma excelente opção para pessoas que têm tendência a terem muitos pelos encravados. Isso porque se o pelo não tem como nascer, então não existe a possibilidade de ele encravar.

2. Produtos antiacne

Existem hoje nas prateleiras das farmácias diversos produtos voltados para o tratamento de acne, como sabonetes especiais e cremes secantes. Esses produtos são uma alternativa para quem está com pelo encravado, pois os sabonetes limpam bem a área afetada e diminuem o risco de infecção.

Já os cremes secantes diminuem a protuberâncias formadas quando o pelo encravado está inflamado.

3. Esfoliantes

A esfoliação elimina o pelo encravado, pois ela tira algumas camadas de pele, fazendo o inchaço diminuir, abrindo os poros para que o pelo consiga sair.

A esfoliação deve ser feita após a depilação, pois assim diminui a probabilidade dos pelos encravados aparecerem.

4. Compressas

Fazer compressas mornas em cima da área inflamada é uma ótima saída não-agressiva. O calor da compressa vai fazer com que o pus do pelo encravado seja drenado. Assim, também melhora o inchaço, a vermelhidão e a dor no local.

Você pode fazer a compressa apenas com água morna ou chá de camomila. Outra alternativa é fazer uma compressa fria com vinagre de maçã, que vai eliminar as bactérias e restaurar o pH da sua pele.

5. Gel de babosa

O gel presente dentro da folha de babosa possui efeito calmante e cicatrizante, sendo uma ótima forma de dar adeus aos pelos encravados. Ele vai reduzir a irritação da pele se for passado de duas a três vezes por dia na área afetada.

Veja também: como evitar pelo encravado na barba.

O que não fazer

pelo encravado inflamado o que não fazer
Crédito: Unsplash

Existem algumas coisas que você não deve fazer quando está com o pelo encravado inflamado, pois o quadro pode piorar e levar a uma infecção. Também existem algumas atitudes que devem ser tomadas para que não se forme o pelo encravado.

1. Espremer

Espremer o pelo encravado é uma tentação que poucos resistem, mas na verdade é uma das piores coisas que você pode fazer nesse caso. Ao espremer, você deixa a pele suscetível a infecções e à formação de uma cicatriz. Se o pelo encravado é grande e está infeccionado, você deve ir a um médico dermatologista para que ele te indique o melhor tratamento.

2. Tomar sol

Evite ao máximo tomar sol após fazer depilação. Isso deixa a pele mais sensível e vulnerável. O aconselhável é esperar pelo menos 48 horas para poder tomar sol, assim diminui os riscos de um dos folículos capilares inflame e desenvolva um pelo encravado.

3. Utilizar objetos afiados

Muitas pessoas utilizam agulhas e pinças para retirar o pelo encravado da pele, mas isso é um erro grave. Além dos objetos machucarem a sua pele, o risco de infeccionar é muito maior e a formação de uma cicatriz no local também.

4. Roupas apertadas e molhadas

Evite o uso de roupas apertadas e molhadas por longos períodos, pois isso contribui para a formação dos pelos encravados. De preferência a tecidos leves e que não retêm o suor, pois o pelo encravado tende a aparecer em regiões onde a pele fica úmida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receita iscas de figado acebolado
Receita de iscas de fígado acebolado
o que significa sonhar com praia
O que significa sonhar com praia