em

Pelo encravado na barba: saiba como cuidar e como evitar

Veja os cuidados que deve ter antes, durante de depois do barbear para evitar pelo encravado na barba
pelo encravado na barba
Designed by Freepik

Pelo encravado na barba ou em qualquer outra parte do corpo é sempre desagradável. Conforme o tamanho na inflamação que pode ocorrer onde nascem os pelos, vai causar dor e incômodo toda vez que for barbear ou depilar.

Porque você passa a lâmina por cima do pelo encravado, corre o risco de aumentar a inflamação, piorando o aspecto da pele. Então, o ideal é desencravar da maneira certa e depois tomar os cuidados para evitar que aconteça de novo.

Como evitar pelo encravado na barba?

O crescimento dos pelos é influenciado pela maneira com que são cortados e pela quantidade de células mortas que impedem a passagem do pelo para a superfície da pele.

Por isso, uma das formas de evitar pelo encravado na barba é aplicando os produtos da maneira correta, sem agredir a pele. Veja como fazer:

Passo 1

Primeiramente, comece o processo de barbear lavando seu rosto com água morna e sabonete. Esse processo vai limpar a pele e amolecer os frios da barba para facilitar o corte.

Passo 2

Depois de lavar e secar o rosto (não precisa esfregar a pele) aplique uma loção pré barba para amaciar os pelos e preparar a pele. Deixe agir por 3 a 5 minutos.

Passo 3

Aplique a espuma ou gel de barbear (ou o mesmo sabonete que uso para lavar o rosto). Agora é a hora de passar a lâmina de forma a evitar o encravamento: use uma lâmina com bom fio para não precisar passá-la mais de duas vezes no mesmo lugar.

Lembre-se de passar a lâmina sempre no sentido de crescimento dos pelos. Se fizer do contra, é grande a chance de encravamento. Outra dica é não esticar a pele para passar a lâmina, pois quando solta, o pelo vai para dentro e aumenta o risco de encravar.

Passo 4

Então enxágue o rosto com a água fria da torneira para que os poros fechem. Seque dando batidinhas da pele (sem esfregar a toalha) e aplique um pós-barba com poder de acalmar a pele e acelerar a cicatrização. Escolha um sem álcool.

Passo 5

Para fechar com chave de ouro, uma ou duas vezes por semana, lave bem a pele do rosto e aplique algum produto esfoliante que vai ajudar a manter a pele cicatrizada e limpa. Massageie o rosto todo com ele, deixe agir depois enxágue e seque normalmente.

Como desencravar pelo da barba

Quando você percebe que tem um (ou alguns) pelo encravado na barba, se não for uma grande inflamação, o melhor a fazer é removê-lo para deixar crescer um novo pelo. Veja abaixo como fazer isso:

Passo 1

Para começar a remoção do pelo, vamos no passo 5 de como evitar pelo encravado na barba: a esfoliação da pele do rosto. Faça uma esfoliação para remover as células mortas, sem esfregar demais. Enxágue.

Passo 2

Para amolecer os pelos, faça uma compressa com água morna, igual fazem na barbearia quando deixam aquelas toalhas sobre o rosto da pessoa.

Use um pano bem limpo e água morna, que também pode ser uma infusão com uma erva anti-inflamatória. Depois de agir por uns cinco minutos, lave o rosto com água fria para fechar os poros.

Passo 3

Pegue uma pinça, porque você vai precisar arrancar o pelo problemático. Para fazer isso, esteja de frente para um espelho com bastante claridade e que você enxergue bem o foco.

Pegue a pinça com firmeza e posicione-a bem perto da raiz do fio. Quando está inflamado, muitas vezes é só puxar, ele está solto.

Senão estiver, você vai segurar o pelo com a pinça, firmemente, e vai puxar com força suficiente para arrancar. Pode doer um pouco, mas logo passa.

Pelo encravado e foliculite é a mesma coisa?

Pelo encravado e foliculite estão envolvidos no mesmo processo, mas em estágios diferentes. O pelo encravado é o estado em que o pelo fica quando não consegue romper a superfície da pele.

Mas como ele continua crescendo, ele se curva e volta para dentro do folículo, que é de onde ele nasce. Ele pode ficar ali e não causar grande problema. Mas quando acontece uma contaminação por bactérias nesse folículo é que teremos uma foliculite.

A foliculite pode apresentar sintomas mais sérios, com inflamação mais agressiva e pode deixar cicatriz. Portanto, pode-se ter pelos encravados e cuidar para que não evoluam para uma foliculite.

Tomando os cuidados recomendados para evitar e desencravar pelos, você tem menos risco de gerar uma inflamação nos folículos da sua barba. Mas caso isso ocorra, percebendo que a inflamação está muito dolorida e aumentando de tamanho, procure um médico.

Dica: Como fazer um óleo caseiro natural para barba

Aprenda a fazer o seu próprio óleo para manter sua barba macia e cheirosa, com ingredientes naturais:

Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconfortos. Cada organismo reage de uma forma e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como tratar frieira
Como tratar frieira? Conheça dicas e truques para prevenir o problema
atleta de final de semana
Atleta de final de semana: 5 cuidados que deve tomar