em

Pare de roer as unhas já!

Você tem o hábito de roer as unhas? Então essa matéria é do seu interesse!

O ato de roer as unhas (onicofagia) não é só um vício feio, mas um indicativo de que há algo de errado com o seu sistema nervoso. De fato, esse hábito compulsivo que muitos enraízam durante a infância está ligado ao estresse e reflete uma atitude nervosa.

Por que roemos as unhas?

Quando somos crianças e não sabemos como lidar com a nossa ansiedade, a tendência é para que desenvolvamos um tique nervoso. A situação mais comum é passar a roer as unhas. É um vício tão incontrolável, que há quem adote como estratégia à toma de antidepressivos. Esse tipo de medicação não é a solução ideal, pois além de criar dependência vem com o risco de efeitos colaterais pouco apetecíveis. Alguma terapia e remédios naturais são as alternativas a considerar, porque garantem melhores resultados sem serem invasivas.

Tradicionalmente, era colocado um líquido amargo nas unhas das crianças para que elas parassem de roer. Porém, a psicologia atual defende que esse método está ultrapassado e pode ser encarado como um castigo. O que os pais devem tentar perceber é qual é a origem do estresse dos seus filhos, para que o problema possa ser resolvido com eficiência. Outro alerta importante que os psicólogos deixam é para que os pais tenham cuidado com o exemplo que dão, porque os filhos tendem a replicar os seus comportamentos.

No caso dos adultos, o hábito de roer as unhas pode facilmente ser reduzido as mãos forem mantidas cuidadas e arrojadas. Dessa forma, a tentação de levar as mãos à boca vai ser menor.

Os 5 principais perigos em roer as unhas

1. Apanhar infeções.
2. Ficar com as unhas deformadas.
3. Perder definitivamente a unha.
4. Unha encravada.
5. Contaminação bacteriológica.

O simples gesto de levar a mão a boca é o suficiente para que germes e bactérias se disseminem. Como se isso não fosse suficiente, os ferimentos provocados pelo arranque e corte da unha podem causar dores intensas e até infeccionar. Nesse caso, o tratamento possível é feito na base da toma de antibióticos e remédios.

Como pôde ver, roer a unha não é um hábito sem importância. É uma questão que revela problemas mais complexos, e que prejudica o seu bem estar. Está na hora de deixar esse vício de uma vez!

Como parar de roer unhas?

Se você não sabe como fazer ou não acredita em técnicas milagrosas, assista a este vídeo que conta o relato de quem deixou de roer as unhas:

Compartilhe essa dica!

5 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

15 dicas eficientes para deixar de uma vez o vício do cigarro
Os riscos da ingestão de pipoca em crianças