em

Homeopatia para ansiedade funciona?

Se você sofre com os efeitos da ansiedade, saiba se esse tratamento funciona antes de escolher os medicamentos químicos
homeopatia para ansiedade
Crédito: Pixabay

A ansiedade é cada dia mais presente na vida das pessoas, visto que o imediatismo e turbilhão de informações pode tornar os dias mais intensos. Dessa forma, a vontade de fazer mais em menos tempo, para ser o melhor, o quanto antes, além de outros fatores, pode levar a crises severas de ansiedade. Se quer recorrer a uma saída mais natural, saiba se a homeopatia para ansiedade funciona.

Homeopatia é bom para ansiedade?

homeopatia para ansiedade funciona
Crédito: Unisul

Sim, ela realmente funciona, se feita da forma correta e orientada por um profissional qualificado. O tratamento homeopático ajuda a aliviar os sintomas, apoiando o desenvolvimento integral.

O que isso quer dizer? Que a homeopatia sozinha – assim como a medicina tradicional – não faz as mudanças necessárias para a cura da ansiedade. É um trabalho em conjunto com o paciente.

O uso de qualquer medicamento deve ser aliado a hábitos saudáveis e ferramentas de correção para além deles. Uma mudança de atitude e de comportamento pode ser a chave para o fim de qualquer transtorno mental e para isso é necessário se conhecer.

O autoconhecimento pode vir através de muito estudo, vivência e prática, sendo mais rapidamente alcançado se tiver o apoio de profissionais que façam compreender os porquês de muitas das atitudes.

Por isso, aliar o uso da homeopatia para ansiedade ao desenvolvimento pessoal, assistido por um profissional do ramo da psicologia, pode ser a melhor forma de eliminar os problemas.

Tratamentos de homeopatia para ansiedade

homeopatia para ansiedade tratamentos
Crédito: Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

A ansiedade se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, podendo ser desde um sentimento leve de pressão no peito, a autossabotagem e até síndrome do pânico. Por isso, não existe um único tratamento para ela.

O ideal é consultar um terapeuta especializado para diagnosticar exatamente quais são as suas demandas. Em geral, o tratamento homeopático para ansiedade trata alguns sintomas mais comuns, listados a seguir.

1. Síndrome do pânico

Como todos os transtornos, ele é graduado, podendo passar de uma sensação de desconforto sem causa aparente até desmaios. Pessoas que sofrem com essa síndrome vivem sob alerta, como se algo de ruim fosse acontecer a qualquer momento, sempre sofrendo com amanhã.

Ele pode vir acompanhado de alterações na frequência cardíaca, suor excessivo, temores, dores, falta de oxigênio, calafrios, ondas de calor ou frio intenso, enjoo, tontura e desmaio.

Além disso, pode se sentir desassociado do meio, evitando laços e contato com o meio externo. É possível que a pessoa deixe de sair de casa ou até de um cômodo, podendo levar ao medo de perder o controle, que só agrava o transtorno.

O medo de morrer subitamente também é frequente, fazendo com que o paciente se torne imobilizado em sua ansiedade do que precisa fazer e muitas vezes não consegue.

A homeopatia certamente ajuda a tratar casos de pânico, mas não pode ser a única ferramenta utilizada, sendo fundamental o comprometimento do paciente.

2. Fobias

Existem muitos tipos de fobia, sendo elas classificadas em cinco tipos:

  • Animais: é a mais comum, podendo ser de cobras, baratas, sapos e – a mais frequente de todas – aranhas;
  • Ambientes naturais: envolve medo de altura, trovão, banho, mar, todas relacionadas ao ambiente;
  • Sangue e afins: está relacionada aos fluidos corporais, sendo aquelas pessoas que passam mal ao cortar o dedo em uma folha de papel. Há também o medo de injeções, feridas ou quaisquer coisas relacionadas;
  • Situacionais: estão relacionadas a locais mais fechados, como o medo de voar, andar em um elevador e até mesmo fazer uma ressonância magnética. Lugares fechados ou cheios de gente também podem ser de grande sofrimento;
  • Outros: aqui enquadram-se fobias como o medo de barulho muito alto, medo de morrer, de adoecer e outros não correlacionados aos temas anteriores.

De acordo como especialistas, as fobias estão totalmente interligadas com a ansiedade, sendo uma forma mais tangível para o cérebro lidar com o desconforto. Assim, novamente um remédio genérico para a ansiedade pode não resolver sozinho. Têm-se que conhecer a fonte e ir além do que parece ser.

3. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo compulsivo também tem intensidades, podendo parecer apenas uma mania boba até coisas que realmente atrapalham o dia a dia da pessoa.

A homeopatia para ansiedade pode focar em resolver esses sintomas, por exemplo, de movimentos repetitivos, formas de desviar a atenção do problema central, trazendo para a realidade porém atrapalhando o desenvolvimento, em boa parte dos casos.

A medicação homeopática ajuda a aliviar os sintomas, o que se deve encontrar é a causa da ansiedade que faz com que manifeste o comportamento, sendo então um paliativo se ignorado todo o processo.

4. Estresse pós-traumático

No caso do estresse pós-traumático, em geral, você sabe qual é a origem da ansiedade, mas acaba não conseguindo lidar com ela. Porém há casos em que a causa está trancada no inconsciente, como uma ferramenta de proteção, tornando o processo mais difícil de identificar ou tratar.

Como nas outras situações, há sim muita ajuda com o uso da medicação, porém não é o suficiente para resolver, devendo assim buscar apoio especializado.

O estresse pós-traumático pode acontecer em casos mais severos, em famílias nas quais ocorreram abusos, violência física, verbal ou psicológica, abandono e outros. Porém, pode acontecer depois de experiências negativas como um rompimento abrupto de relacionamento, assalto e outras situações do dia a dia.

5. Generalizada

A pessoa que vive preocupada com tudo, o tempo todo, pode estar sofrendo de ansiedade generalizada. Ela se preocupa com o que vão pensar dela, com o resultado do seu trabalho, com doenças, com sua possível morte precoce e dos outros.

É um estado de alerta constante que pode gerar dores físicas, tensão muscular, agitação, cansaço excessivo, problemas respiratórios, taquicardia, suor excessivo, ressecamento dos lábios, insônia, falta de concentração e de paciência, dores de cabeça e mais.

Em todos esses estados, a homeopatia pode, sim, ajudar a lidar com a situação com mais tranquilidade, porém ela não faz o trabalho sozinha.

É preciso autoconhecimento e o uso de ferramentas adequadas para lidar com a ansiedade. Para isso, é fundamental que se consulte um terapeuta homeopata para que a prescrição seja específica, e um psicólogo, para dar ferramentas corretas para a mudança do olhar sobre a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas de compotas
15 Receitas de compotas deliciosas e fáceis de fazer
benefícios da manga para a saúde e para a beleza
13 Benefícios da manga para manter a saúde em dia