em

Pão de arroz: 10 receitas para substituir a farinha de trigo das receitas

Experimente as deliciosas receitas de pão de arroz para evitar o consumo de glúten sem perder o sabor da massa

pão de arroz
Crédito: Freepik

Não dispensa o pãozinho mas está em uma dieta restritiva? Veja como preparar pão de arroz, uma versão sem glúten e com muito sabor. Presente nas mesas da maioria dos brasileiros, o pão tem seu lugar na mesa. Porém, há vezes em que a versão tradicional não pode ser consumida, deixando muita gente chateada.

Mas sabia que existem outras formas de fazer o seu pãozinho sem ter que, necessariamente, usar farinha de trigo? Nessa versão sem glúten, a aceitabilidade é maior, sendo muitas vezes usado em dietas.

Mas não se preocupe, não é porque pode ser consumido mais tranquilamente, que ele não é gostoso. Aqui você vai encontrar versões fáceis, rápidas, outras mais complexas mas todas deliciosas.

Como fazer pão de arroz: 10 receitas

Veja então como preparar as deliciosas receitas de pão de arroz para testar na sua cozinha, se deliciar e ainda cuidar da saúde.

1. Com arroz cru

pão de arroz
Crédito: Fazer Arroz Fácil

Essa versão é bem versátil e pode ser feita tanto com o arroz branco quanto integral, propiciando variedade de opções. Para preparar, vai precisar de arroz cru, amido de milho, óleo de canola, sal, açúcar, ovos, leite fermento químico em pó e, caso queira variar, sementes de linhaça. Como você pode ver, é bem simples e nem vai precisar do fermento para pão, podendo ser feito com o que tem no seu armário.

Receita: feita com arroz cru no forno por 40 minutos

2. Sem lactose

pão de arroz
Crédito: Diário sem Lactose

Também feito com fermento químico, essa receita tem a vantagem de não levar diversos alérgenos conhecidos, como a lactose, glúten e soja. Para preparar, vai precisar de arroz cru, ovos, creme de leite de arroz ou leite de coco, azeite de oliva, sal e o fermento. Se preferir, pode substituir o creme de leite por iogurte natural sem lactose.

Receita: sem glúten, sem lactose e sem soja

3. Com farinha de arroz integral

pão de arroz
Crédito: Tudo Receitas

Essa versão de pão de arroz leva algumas farinhas, como a de arroz, fubá, polvilho doce, fécula de batata e farinha de linhaça dourada. Além disso, leva também arroz integral cru, para complementar. Os outros ingredientes são ovos, fermento biológico seco, sal, açúcar, goma xantana, água morna e azeite de oliva. Um ponto interessante é que ele também leva o fermento para bolo, por causa dos diferentes tipos de farinha.

Receita: que fica fofinho tipo pão de padaria

4. De liquidificador com mix de sementes

pão de arroz
Crédito: Tudo Receitas

Para uma versão ainda mais saudável, que tal colocar algumas sementinhas super nutritivas na sua receita? Esse é o diferencial dessa receita, que leva semente de linhaça, chia e girassol, deixando o pão mais gostoso, com alguns toques crocantes e mais nutritivo. Para isso, vai precisar de ovo, óleo de coco, água, farinha de arroz integral, polvilho doce, sal e fermento químico.

Receita: com sementes de linhaça, chia e girassol

5. De minuto

pão de arroz
Crédito: Tudo Receitas

Chegou aquela visita especial e você quer preparar uma receita especial e rapidinha? Faça o pão de minuto de arroz, que fica fofinho e muito gostoso. Para isso, vai precisar de farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, leite morno, açúcar, manteiga, fermento para bolo, goma xantana, sal e ovo.

Receita: aprenda a fazer a receita rápida desse pãozinho

6. Com sementes de papoula

pão de arroz
Crédito: Chucrute com salsicha

Este pão de arroz é especialmente para quem gosta de sementes de papoula em suas receitas, levando também uma farinha de amêndoas feita em casa (também ensinada na receita). Para preparar, você vai precisar de amêndoas sem pele, farinha de arroz, fermento em pó, sal, sementes de papoulas, iogurte natural, água, ovo e óleo.

Receita: como preparar essa versão com farinha de amêndoas caseira

7. Com arroz integral

pão de arroz
Crédito: Cozinhando Sem Glúten

Com um toque de queijo, essa receita é perfeita para passar uma manteiga (de leite ou de coco), com ele recém quentinho ou até mesmo, comer puro. Para preparar, vai precisar de arroz integral cru (depois de ficar de molho pelo menos 12 horas), ovos, água, óleo, açúcar demerara, queijo ralado e fermento químico.

Receita: para experimentar o pãozinho de arroz integral

8. Com arroz cozido

pão de arroz
Crédito: Chovendo Delícias

Para reaproveitar o arroz que sobrou no dia anterior, ao invés de preparar aquele bolinho frito de sempre, que tal fazer um pão mais saudável? Além de ser saboroso e econômico, você vai estar retirando um pouco da farinha branca da dieta. Para o preparo do pão de arroz, vai precisar de arroz cozido, ovos, óleo, farnha de arroz, bicarbonato de sódio, sal, fermento em pó e leite de coco.

Receita: também é possível fazer pão com arroz cozido

9. Pão de queijo

pão de arroz
Crédito: Kodilar

Ama pãozinho de queijo e quer experimentar uma versão diferente? Então teste essa que leva também farinha de arroz, ficando com o gosto mais suave e textura menos borrachuda que o original. Para isso vai usar polvilho doce, polvilho azedo, farinha de arroz, queijo parmesão ralado, leite, óleo, ovo, sal e fermento químico.

Receita: experimente o pão de queijo com farinha de arroz

10. De mandioca e farinha de arroz

pão de arroz
Crédito: Novo Tempo

Agora uma versão de pão de arroz ainda mais gostosa e saudável, que leva também mandioca (também conhecida como aipim ou macaxeira). Para preparar, vai precisar de mandioca cozida e amassada, farinha de arroz, farinha de linhaça, fermento biológico, óleo de girassol ou outro de sua preferência, sal, açúcar, água morna e molho de soja.

Receita: deliciosa de pãozinho de mandioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tipos de depressão

Quais os principais tipos de depressão que existem?

usos óleo de semente de uva

Óleo de semente de uva: saiba para que serve e onde comprar