Panela de pressão elétrica
Crédito: Reprodução
em

Panela de pressão elétrica x comum: quais as diferenças?

Se você tem medo de usar a panela de pressão convencional, talvez descubra a solução em uma panela de pressão elétrica

Publicidade

O medo faz muitas pessoas deixarem de aproveitar os benefícios da panela de pressão no preparo da comida. Como existem diversos casos de panelas que explodiram na cozinha, o medo é compreensível. Então, uma solução para poder usufruir da agilidade dessa panela no dia a dia é investir em uma panela de pressão elétrica. Veja como esse utensílio funciona.

Como funciona uma panela de pressão elétrica

A finalidade da panela elétrica é a mesma da panela comum: acelerar o preparo dos alimentos porque eles cozinham mais rápido na pressão. Mas, ela faz isso de um jeito diferente.

Ambas as panelas funcionam assim: a panela tem uma tampa muito bem vedada para segurar no seu interior o vapor gerado pela água quando começa a ferver.

Então, ao manter esse vapor preso (saindo aos poucos), a panela acaba forçando o alimento a atingir temperaturas maiores. Com isso, o cozimento acaba sendo mais uniforme, além de mais rápido, porque a temperatura não baixa.

Publicidade

A diferença da panela elétrica é que ela não usa a chama do fogão para atingir a temperatura ideal e pegar pressão.

O que tem nessa panela é uma resistência que aquece pela eletricidade e, assim, transmite o calor para a cuba no seu interior, onde ficam os alimentos para serem cozidos. O sistema de aquecimento é como de uma AirFryer.

Depois que o alimento fica pronto, o processo é o mesmo da panela comum: esperar que a pressão do interior diminua naturalmente, conforme o conteúdo da panela esfrie, ou girar uma válvula que permite a saída do vapor. Só depois pode abrir a panela, quando a trava de segurança for liberada.

Publicidade

A panela elétrica é mais segura que a convencional?

Sim. Quando uma panela de pressão explode, geralmente é porque não estava bem vedada ou seu estado de conservação estava ruim, com partes precisando ser trocadas.

No caso da panela elétrica, ela vem com sistemas de segurança que impedem, por exemplo, que pegue pressão se a tampa não estiver fechada corretamente ou que você consiga abrir a tampa antes de estar seguro, sem pressão no interior.

Além disso, outra grande vantagem dessa panela, que também é uma solução de segurança, é que você não precisa ficar de olho. Você pode programar a panela para desligar no tempo estipulado, e ela vai desligar sozinha.

Publicidade

Veja também: 5 dicas para usar a panela de pressão sem medo

Como cozinhar brócolis

Como cozinhar brócolis: 5 formas fáceis

semaglutida

Antidiabético semaglutida para emagrecer: veja como funciona