como usar a panela de pressão sem medo
Crédito: Freepik
em

5 Dicas para usar a panela de pressão sem medo

É importante seguir algumas regrinhas para usar a panela de pressão sem risco de explosão

A panela de pressão é um utensílio muito útil em qualquer cozinha. Ela acelera o processo de cozimento dos alimentos através da pressão. Para alimentos mais duros como o feijão, a mandioca e algumas carnes, ela é ainda melhor.

Mas é preciso ter cuidado, pois é comum ouvir diversos casos de pessoas que utilizaram a panela de pressão de forma errada e ela explodiu, causando sérios danos materiais e machucando com gravidade quem estava próximo.

Instruções para usar a panela de pressão em segurança

Não quer dizer que deva ter medo de usar essa panela. Os cuidados que deve seguir são simples, e assim a panela vai funcionar perfeitamente, sendo uma mão na roda na cozinha. Veja como utilizá-la com segurança.

1. Nunca utilize uma panela de pressão sem líquido no interior

A panela precisa de água para evaporar e gerar a pressão. Algumas receitas de carnes que não levam água são assim porque a carne liberta bastante água, que é usada no cozimento e na geração de vapor.

2. Preencha no máximo 2/3 da panela

A quantidade de alimento somado à quantidade de água adicionada nunca deve exceder o limite de 2/3 do total da panela. Por isso, coloque o alimento e depois adicione a água deixando 1/3 da panela livre. Tem uma marquinha dentro da panela indicando quando chegou no limite. É no espaço sobrando que o vapor vai se concentrar para cozinhar os alimentos mais depressa.

3. Depois que pegar pressão, pode reduzir o fogo

Quando a válvula da panela começar a liberar vapor e fazer um chiadinho, é sinal que a panela já pegou pressão. Você pode então reduzir o fogo, pois a pressão dentro da panela irá se manter. Deixar o fogo alto não acelera o processo e você acaba gastando maior quantidade de gás.

4. Confira na receita o tempo certo de cozimento

Fique atento ao tempo, pois a panela de pressão é rápida. Em média, o tempo de cozimento é de 30 minutos. Para legumes, normalmente se deixa 20 minutos, para carne de panela 30 minutos, para feijão 40 minutos.

É melhor ficar atento ao tempo, pois se você deixar tempo de menos, terá que voltar ao fogo, esperar que pegue pressão de novo (o que leva cerca de 10 minutos) para então retomar o cozimento. Se deixar tempo demais, pode queimar o alimento, ou pior: secar a água do interior, com risco de explosão. Portanto, fique sempre de olho no relógio ao utilizar a panela de pressão.

5. Retire a pressão antes de abrir a panela

Quando o tempo de cozimento terminar, você deve desligar o fogo e retirar toda a pressão da panela. Se a sua panela for mais moderna, ela terá a opção de liberar o vapor na válvula. Se for das mais tradicionais, você poderá segurar a válvula com um garfo, por exemplo, até sair todo o vapor do interior da panela. Cuidado, pois o vapor é muito quente e pode deixar queimaduras. Não faça isso perto das crianças.

Uma forma segura e rápida de tirar a pressão de todos os tipos de panela é colocá-la na pia, embaixo da água fria e corrente da torneira. Isso faz uma descompressão rápida e o vapor sai todo instantaneamente. Mas nunca afunde completamente a panela em um recipiente com água, isso é perigoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

famosos que traíram e foram descobertos

Lembra desses famosos brasileiros que traíram e foram descobertos?

água de arroz nas plantas funciona

Água de arroz nas plantas faz bem? Saiba a verdade