em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

O que é o olho de peixe e como tirar dos pés ou mãos

Esse tipo de verruga causa dor e é visualmente incômodo. Veja o que causa e como tratar

Travel photo created by jannoon028 - www.freepik.com

Olho de peixe” é uma expressão popular usada para caracterizar um tipo de verruga que, normalmente, aparece nas plantas dos pés ou das mãos. Geralmente, esse problema causa bastante incômodo e dores agudas.

Esse tipo de verruga tem a diferença de criar a protuberância de pele para dentro e não para fora, como as verrugas comuns. Outra diferença é que o lugar da pele onde aparece essa verruga fica endurecido e com pontos de cor escura no meio, o que se assemelha, visualmente, ao olho desse animal.

Dicas de cuidados com os pés no dia a dia

Causas

A origem do problema vem do vírus HPV (vírus do papiloma humano) que, em contato com a pele, se prolifera aumentando o volume da derme e causa esse olho de peixe. Para que o vírus entre no corpo precisa encontrar qualquer pequena abertura, por isso que é mais incidente causar verrugas nas mãos e pés.

Esse vírus aparece com mais frequência em pessoas que se expõem a ele estando com a imunidade baixa. Veja quais são os tipos de exposição que devem ser evitados e cuidados a serem tomados no dia a dia.

1. Manicure

Quando for fazer a sua unha fora de casa, leve seu estojo de unhas particular. Se não tiver como, verifique se todo o material está esterilizado.

2. Água contaminada

Evite consumir água que não conhece a procedência. Se for o caso, só beba depois de ferver a água.

3. Calçados, roupas e objetos infectados

causas de olho de peixe
Crédito: Dermatologia e Saúde

Não use calçado de outras pessoas e, mesmo que o sapato seja seu, prefira usar com meias. Com as roupas vale a mesma regra, por isso que é importante lavar cada peça nova antes de usar. Evite também usar brincos e piercings que não sejam novos e estejam esterilizados.

4. Lugares públicos

Evite usar banheiros públicos ou andar descalço em lugares como piscinas e vestiários, pois o vírus é transmitido de uma superfície para a pele machucada, então todo lugar público é arriscado.

Para as mulheres, por exemplo, se sentar em um vaso sanitário sem uma proteção e por acaso tiver acabado de se depilar, estará se expondo ao vírus.

5. Auto transmissão

Não mexa com a mão no olho de peixe, pois pode passar o vírus para outras partes do corpo através das suas secreções. Não deixe outras pessoas tocarem no olho de peixe sem luvas descartáveis e tome o cuidado para não transmitir aos outros por meio dos seus objetos pessoais.

6 Contato sexual

O HPV pode ser transmitido por contato sexual e causar câncer do colo do útero, por isso é muito importante usar preservativo, mesmo com um companheiro fixo. Pois podem se contaminar de outras formas, sem saber, e acabar passando para o outro.

Como tirar verrugas

Como tirar olho de peixe

 

Quando perceber o surgimento de uma verruga na pele, consulte o seu médico primeiro para que ele lhe garanta que é o diagnóstico de HPV. Nem tudo é o que aparece. No caso do pé, um calo pode ser confundido com olho de peixe, por exemplo.

Mas se tiver o diagnóstico positivo, o tratamento é feito de modo a fortalecer o sistema imunológico para que ele consiga combater o vírus.

Se estiver incomodando, podem ser receitados ácidos atópicos, nitrogênio líquido para criocirurgia, eletrocoagulação ou mesmo uma cirurgia de remoção. O procedimento adequado é escolhido junto com o médico dermatologista.

Outra recomendação para quem está com esse problema ou verrugas é se vacinar contra o vírus HPV do tipo que causa verrugas genitais. Mesmo sendo para um subtipo desse vírus, a vacina vai ajudar no tratamento em determinados casos, se o médico achar necessário.

21 Comments

Leave a Reply
  1. Marquinhos olha como e um olho de peixe nome dado vulgarmente para verruga plantar ,que e um virus, portanto tem vida. Adquire- de varias maneiras , por que e um virus. Tem forma arredondada com varios pontos pretos ,por que e vascularizado, ou seja esses pontos pretos sao de sangue. Doi muito e bem sensivel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cozinhar beterraba

As 6 melhores formas de cozinhar beterraba para aproveitar os nutrientes

salada de beterraba

15 Receitas de salada de beterraba para o almoço ou jantar