em

5 Dicas de cuidados com os pés no dia a dia

Cuidar dos pés é tão importante quanto cuidar do rosto. Veja como manter seus pés bonitos e saudáveis.
cuidados com os pés
Crédito: Freepik

Receber massagem nos pés é uma delícia porque essa parte do corpo é muito sensível. Na planta dos pés existem pontos que se conectam a todos os outros membros e órgãos. É por isso que ter os devidos cuidados com os pés e tão importante. Veja as dicas do que pode incluir na sua rotina para ter pés mais bonitos e também saudáveis.

5 Dicas e cuidados para pés bonitos e saudáveis

Os pés são a sustentação do corpo e isso faz com que fiquem sob pressão quase o tempo todo. No verão, com os sapatos abertos, eles sofrem ainda mais com o ressecamento da pele, deixando uma camada áspera em especial nos calcanhares.

Além disso, aumenta o risco de contrair doenças causadas por fungos, como a frieira. Então, para manter tudo sob controle, você pode ter cuidados com os pés no sentido de higiene, de conforto e da funcionalidade desses membros.

1. Mantenha os pés secos e limpos

cuidados com os pés limpos e secos
Crédito: Freepik

Depois de um longo dia de trabalho, você chega em casa, retira os sapatos e toma um banho. Não importa em qual estação do ano esteja, é importante secar muito bem os pés ao sair do chuveiro, em especial entre os dedos. Assim evita o acúmulo de umidade que favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Se for possível, fique algumas horas sem meias ou sapato fechado para oxigenar os pés e garantir que eles ficarão bem secos.

2. Hidrate os pés sempre que necessário

como ter cuidados com os pés hidratados
Crédito: Freepik

Mesmo que não seja possível evitar o ressecamento da sola dos pés, em especial no verão, é possível prevenir. Esse ressecamento é uma camada protetora natural que o corpo desenvolve para manter os pés protegidos. Mas como ela não é esteticamente agradável, você pode reduzi-la mantendo os pés bem hidratados.

Se já tiver com uma camada muito grossa, a dica é passar uma lixa especial para pés durante ou depois do banho. Só precisa ter o cuidado de não esfregar demais e acabar esfolando ou machucando os pés. Passe apenas o suficiente para remover a camada mais áspera. Depois lave para remover a pele morta e aplique um hidratante, deixando secar antes de calçar sapato ou meia.

3. Mantenha as unhas curtas

cuidados com os pés manter unhas curtas
Crédito: Freepik

Além de não ser bonito, unhas dos pés compridas também são anti-higiênicas. Elas acabam aderindo à sujeira que está no chão, aumentando o risco de contrair fungos e bactérias. Sendo assim, os cuidados com os pés incluem manter as unhas sempre curtas e limpas.

Aliás, ter atenção ao modo de cortar as unhas também é importante. Deve-se apenas cortar no sentido da linha natural de cada unha, sem mexer nos cantinhos dos dedos para evitar inflamação e encravamento. Além de dolorido, esse machucado é a porta de entrada para doenças que podem ficar graves.

4. Faça alongamento com seus pés

cuidados com os pés alongamento diário
Crédito: Freepik

Quando sobrar alguns minutos de descanso ao longo do dia, tire os sapatos e faça um alongamento em seus pés. Movimente-os para cima, para baixo, faça movimentos circulares, estique e feche os dedos. Se possível, tenha uma bolinha massageadora para colocar no chão e passar a planta dos pés por cima. A intenção é aliviar a tensão e melhorar a circulação.

Esses exercícios são especialmente benéficos para quem fica muitas horas na mesma posição, seja sentado ou de pé. Assim mantém os músculos, tendões e ligamentos em movimento e alongados, prevenindo problemas como inflamações articulares.

5. Use calçados confortáveis

cuidados com os pés evitar sapato apertado
Crédito: Freepik

Essa dica é especial para as mulheres que muitas vezes, em nome da estética, insistem e usar sapatos que machucam, esquecendo de que esse fator também faz parte dos cuidados com os pés. Há muitos modelos de sapatos femininos confortáveis e bonitos, adequados para cada situação, que se pode escolher.

Tomar esse cuidado é importante por vários motivos. Evita o cansaço excessivo, os calos, unhas encravadas, dores nas pernas e problemas de circulação sanguínea. Além disso também previne acidentes, em especial por causa dos saltos muito altos ou finos em situações inadequadas.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Dicas para decorar um quarto pequeno
Receita: pão recheado