“Olho de peixe” é uma expressão popular usada para caracterizar um tipo de verruga que, normalmente, aparece nas plantas dos pés ou das mãos. Geralmente, esse problema causa bastante incômodo e dores agudas.
Esse tipo de verruga tem a diferença de criar a protuberância de pele para dentro e não para fora, como as verrugas comuns. Outra diferença é que o lugar da pele onde aparece essa verruga fica endurecido e com pontos de cor escura no meio, o que se assemelha, visualmente, ao olho desse animal.
Dicas de cuidados com os pés no dia a dia
Causas
A origem do problema vem do vírus HPV (vírus do papiloma humano) que, em contato com a pele, se prolifera aumentando o volume da derme e causa esse olho de peixe. Para que o vírus entre no corpo precisa encontrar qualquer pequena abertura, por isso que é mais incidente causar verrugas nas mãos e pés.
Esse vírus aparece com mais frequência em pessoas que se expõem a ele estando com a imunidade baixa. Veja quais são os tipos de exposição que devem ser evitados e cuidados a serem tomados no dia a dia.
1. Manicure
Quando for fazer a sua unha fora de casa, leve seu estojo de unhas particular. Se não tiver como, verifique se todo o material está esterilizado.
2. Água contaminada
Evite consumir água que não conhece a procedência. Se for o caso, só beba depois de ferver a água.
3. Calçados, roupas e objetos infectados

Não use calçado de outras pessoas e, mesmo que o sapato seja seu, prefira usar com meias. Com as roupas vale a mesma regra, por isso que é importante lavar cada peça nova antes de usar. Evite também usar brincos e piercings que não sejam novos e estejam esterilizados.
4. Lugares públicos
Evite usar banheiros públicos ou andar descalço em lugares como piscinas e vestiários, pois o vírus é transmitido de uma superfície para a pele machucada, então todo lugar público é arriscado.
Para as mulheres, por exemplo, se sentar em um vaso sanitário sem uma proteção e por acaso tiver acabado de se depilar, estará se expondo ao vírus.
5. Auto transmissão
Não mexa com a mão no olho de peixe, pois pode passar o vírus para outras partes do corpo através das suas secreções. Não deixe outras pessoas tocarem no olho de peixe sem luvas descartáveis e tome o cuidado para não transmitir aos outros por meio dos seus objetos pessoais.
6 Contato sexual
Como tirar olho de peixe
Quando perceber o surgimento de uma verruga na pele, consulte o seu médico primeiro para que ele lhe garanta que é o diagnóstico de HPV. Nem tudo é o que aparece. No caso do pé, um calo pode ser confundido com olho de peixe, por exemplo.
Se estiver incomodando, podem ser receitados ácidos atópicos, nitrogênio líquido para criocirurgia, eletrocoagulação ou mesmo uma cirurgia de remoção. O procedimento adequado é escolhido junto com o médico dermatologista.
Outra recomendação para quem está com esse problema ou verrugas é se vacinar contra o vírus HPV do tipo que causa verrugas genitais. Mesmo sendo para um subtipo desse vírus, a vacina vai ajudar no tratamento em determinados casos, se o médico achar necessário.

