em

AmeiAmei

Como fazer leite de gergelim em casa

Ótima alternativa ao leite de vaca, esse leite vegetal é uma excelente fonte de cálcio e magnésio
leite de gergelim
Crédito: Freepik

Já imaginou uma bebida que ajudasse em diversas funções de seu organismo? Conheça o leite de gergelim, ingrediente que traz diversos benefícios para o corpo e é uma alternativa saudável ao leite da vaca. Além de encontrar pronto nas lojas, você também pode aprender a fazê-lo em casa.

Receita de leite de gergelim

como fazer leite de gergelim
Crédito: Freepik

O leite da vaca pode ser facilmente substituído pelo leite de gergelim, pois esse nutriente é bastante saudável. É uma receita fácil, só com três ingredientes e que pode beneficiar toda a sua família.

Ingredientes

Gergelim branco ou preto: 1 xícara (chá);
Água mineral ou de coco: 3 xícaras (chá);
Adoçante de sua preferência: 1 colher (chá).

Na hora de escolher, é interessante saber que o gergelim preto tem mais cálcio.

Modo de preparo

  1. Deixe o gergelim na água durante 10 horas;
  2. Depois disso, lave-o e bata-o no liquidificador com a água;
  3. Coe novamente e passe o leite para um recipiente próprio para líquidos;
  4. Guarde na geladeira e consuma em um dia.

Com a pasta que sobrou, pode fazer queijo vegetal, temperando apenas com alecrim ou salsinha, azeite, sal e pimenta.

Benefícios para a saúde

O leite de gergelim possui diversas propriedades, podendo atuar no organismo ativando várias funções e fortalecendo aspectos muito importantes. Saiba mais:

1. Fortalece os ossos

Muito rico em cálcio, ele possui maior teor desse nutriente do que o leite de vaca integral e desnatado. Apenas um quarto de xícara desse leite fornece mais cálcio do que um copo de leite de vaca.

Ou seja, se o seu intuito é fortalecer os ossos e outras estruturas que necessitem de cálcio, o leite proveniente do gergelim é a opção ideal para essa escolha.

2. Previne a osteoporose

Sim, esse leite previne a osteoporose, pois além de fortalecer a densidade óssea através do seu alto teor de cálcio, ele também é rico em zinco, componente que ajuda a prevenir a osteoporose.

3. Fortalece a imunidade

O sistema imunológico do organismo é bastante favorecido por ele, porque esse consegue ampliar a sua capacidade de ação, além de ser anti-inflamatório, fator que contribui na recuperação do organismo a quaisquer danos imprevistos.

Isso ocorre pois ele é rico em cobre, tendo 53% da ingestão diária recomendada desse nutriente em apenas 2 colheres de sopa. O cobre é um poderoso antioxidante, fortalece o sistema imunológico, atuando como anti-inflamatório, o que faz com que essa bebida se torne excelente para o bom funcionamento do sistema imunológico do organismo.

4. Preserva o cabelo e a pele

Por ser rico em vitaminas B1 e B2, seu consumo é um excelente modo de fortalecer o cabelo e a pele, evitando a queda do cabelo, através do fortalecimento das raízes e deixando a pele mais firme e rejuvenescida. Essas vitaminas combatem os danos causados pelos radicais livres.

Emagrece?

leite de gergelim emagrece
Crédito: Freepik

Sim, o leite de gergelim pode emagrecer! Isso porque ele possui uma forte propriedade que aumenta bastante a saciedade, fazendo com que a pessoa não sinta uma sensação de fome frequente e regulando sua rotina alimentar de um modo natural e sem restrições.

Portanto, ele pode servir para auxiliar no emagrecimento, se combinado com uma rotina de exercícios físicos diários e uma dieta bem planejada, com a consulta prévia de um nutricionista.

Propriedades nutricionais

Por possuir tantos benefícios, é dedutível que ele possua excelentes propriedades nutricionais, beneficiando bastante o bom funcionamento do organismo.

  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Manganês;
  • Cobre;
  • Zinco;
  • Fibra;
  • Tiamina;
  • Vitamina B6;
  • Folato;
  • Proteína;
  • Triptofano.

Grávida pode tomar?

Sim, gestantes podem tomá-lo sem problemas. Na realidade, ele até auxilia nessa fase, pois é bastante rico em folato, nutriente muito importante para o bom desenvolvimento do feto.

Mesmo assim, é fundamental que a gestante consulte um médico antes de ingeri-lo, para ver qual é a dose ideal e quais seriam os riscos que o consumo dessa bebida poderia trazer para seu caso específico.

Quer aprender uma receita para fazer com o resíduo que vai ficar quando fizer o leite? Veja o vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
pão caseiro
9 Receitas de pão caseiro
remédio caseiro para tosse
Remédio caseiro para tosse: aprenda a fazer 15 opções