óleo de canela
Crédito: Freepik
em

Óleo de canela: benefícios e como fazer

Aprenda a fazer óleo de canela caseiro, aproveitando seus incríveis benefícios

Essa é uma especiaria muito versátil, amplamente utilizada na medicina natural e aromaterapia. A canela em pau que é comprada nos mercados e feiras, é proveniente da casca da árvore do gênero Cinnamomum, que, depois de seca, se torna um precioso condimento. Além de ser rica em nutrientes, a canela também traz diversos benefícios para a saúde, principalmente quando concentrada, no óleo de canela.

Benefícios para a saúde

Conheça os principais benefícios do uso do óleo de canela no dia a dia, sempre com orientação do seu médico ou nutricionista.

1. Ajuda a eliminar a gordura

Um estudo publicado na American Heart Association (AHA) confirmou que a canela é excelente para eliminar a gordura do corpo. Para os pesquisadores, ela age “ativando os sistemas antioxidante e anti-inflamatório do corpo e retardando o processo de armazenamento de gordura”, fazendo assim com que o corpo se livre mais rapidamente dela, ao invés de estocá-la.

Além disso, ajuda acelerar a queima de gordura, fazendo com que seus níveis sejam reduzidos, diminuindo também o risco de desenvolver doenças relacionadas e inflamações generalizadas por excesso de toxinas. Por isso o seu óleo pode ser um grande aliado na perda de gordura corporal, seja por uso tópico ou interno.

2. É termogênico

Esse óleo é muito mais concentrado do que somente utilizar a canela em si, pois todos os compostos foram depurados por semanas, formando um líquido poderoso. Ele tem ação termogênica, ajudando não somente a emagrecer, mas dando mais energia para as atividades diárias.

Dessa forma, a utilização do óleo para acelerar o metabolismo faz muito mais sentido do que somente polvilhar a canela em seu café da manhã – apesar de ser uma delícia e super recomendado, fazendo com que seu organismo passe a funcionar melhor ao longo do dia.

3. Bom para o coração

Ainda de acordo com o estudo da AHA, o consumo de canela pode reduzir as chances de problemas cardiovasculares, pois sua ação anti-inflamatória e redutora de gordura, ajuda a manter as artérias saudáveis, sem placas e inflamações, prevenindo a aterosclerose.

Além disso, se consumido de acordo com as recomendações médicas, ele pode ser um poderoso aliado para a prevenção de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e muitas outras doenças relacionadas.

4. Ajuda a equilibrar o açúcar no sangue

Também nesse estudo, se verificou que ao final do experimento, as cobaias que ingeriam a canela durante o dia, tinham um melhor equilíbrio do açúcar, apesar da dieta hipercalórica, carregada de gordura e açúcares.

Os pesquisadores observaram que as cobaias que recebiam a canela na alimentação, “tinham menos gordura na barriga e níveis mais saudáveis ​​de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com os ratos que não recebiam canela”.

5. Previne gripes e resfriados

Parceiro clássico dos remédios contra gripes e resfriados, a canela é quase unanimidade quando o assunto é resultado. A utilização do óleo é excelente para reduzir a dor de cabeça e relaxar a musculatura, diminuindo as dores.

Além disso, desentope o nariz e tem ação antimicrobiana e anti-inflamatória, ajudando também a combater o causador da doença. Lembre-se de que qualquer remédio, mesmo que natural, deve ser recomendado pelo seu médico de confiança.

Como consumir

Existem diversas formas de consumo, sendo muito útil para as mais diversas situações. Veja quais são as principais formas de uso:

  • Aromaterapia: excelente para aliviar dores de cabeça, relaxar a musculatura, desentupir o nariz, dar mais ânimo e outros fins.
  • Massagens e compressas: para reduzir a dor muscular e outras provenientes de inflamações. Ajuda a diminuir a cólica menstrual.
  • Banhos: em imersão, ajuda a relaxar, melhorar a gripe e resfriados, reduzir a dor e ajuda na cicatrização. Quando no chuveiro, bem quente, funciona como uma poderosa vaporização.

Como fazer em casa

Muito fácil de fazer, o mais importante é limpar muito bem o frasco onde vai ser colocado, esterilizando sempre que trocar. Pode também usar o vidro original de azeite. Veja como é simples preparar.

Ingredientes

Canela em pau: 10 pedaços;
Azeite de oliva extravirgem: 400 ml;
Frasco de vidro esterilizado;
Garrafa escura de azeite.

Modo de preparo

  1. Coloque a canela em pau no frasco de vidro;
  2. Junte azeite até cobrir a canela por completo;
  3. Feche o frasco e deixe repousar durante três semanas;
  4. Agite 2 vezes por dia para libertar os princípios ativos da canela;
  5. Após as três semanas, coe o azeite e coloque-o numa garrafa escura;
  6. Guarde em local fresco e seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

banana com aveia

Quais os benefícios de comer banana com aveia

batida de banana

12 Receitas de batida de banana