Menu

Ocitocina: saiba como age o “hormônio do amor” no organismo

Será que você está promovendo os melhores estímulos ao seu corpo para gerar ocitocina o suficiente?

Crédito: Freepik

Publicidade

A ocitocina é um hormônio que todos deveríamos ter em abundância para viver melhor. Conhecida como hormônio do amor, ela ajuda a melhorar o humor, a interação social, diminui a ansiedade e aumenta a ligação entre parceiros.

Aliás, bem importante. Em muitos homens, esse hormônio é capaz de diminuir a agressividade, deixando-os mais mais amáveis, generosos e sociáveis, desde que a testosterona não bloqueie a ação da ocitocina.

Funções e benefícios da ocitocina no organismo

Além de ajudar a tranquilizar homens e mulheres, a ocitocina tem outras funções bem importantes que você vai conhecer agora.

Facilita o parto

Esse hormônio é bem importante para as gestantes que estão quase ganhando bebê, pois esse hormônio estimula as contrações uterinas de forma ritmada.

Publicidade

Quando a mulher não produz o suficiente, os enfermeiros podem usar a ocitocina na forma de medicamento para induzir o parto (se houver necessidade).

Ajuda na amamentação

E depois que o bebê nasce, a ocitocina continua sendo importante. Enquanto o bebê mama no peito, as sucções dele estimulam a produção de mais ocitocina, ajudando a estreitar os laços entre mãe e bebê nesse momento tão importante.

Quando a mulher tem dificuldade em amamentar ou usar a bombinha de tirar leite, o médico pode recomendar o uso farmacológico de ocitocina para ser utilizada de 2 a 5 minutos antes de cada mamada ou antes da retirada do leite com a bombinha.

Veja também: Como amamentar: 15 dicas, dúvidas e mitos sobre a amamentação real

Publicidade

Alívio de sintomas de depressão e ansiedade

Depressão e ansiedade são doenças que precisam de tratamento médico e/ou psicológico. Quando o médico psiquiatra julgar necessário e útil, ele pode recomendar ao seu paciente o uso controlado de ocitocina como medicamento para ajudar na depressão, ansiedade intensa e com a fobia social.

Melhora nas relações sociais

Não é preciso ser diagnosticado com fobia social para ter problemas em se relacionar com as pessoas. Esse hormônio, como medicamento, também pode ser recomendado para pacientes com esquizofrenia e também autismo, ajudando a melhorar o convívio social dessas pessoas.

Veja também: 9 Sinais de autismo para os pais observarem

Publicidade

Mais prazer no contato íntimo

A ocitocina é produzida naturalmente quando temos contato de afeto com as pessoas que amamos, sejam beijos, abraços, mãos dadas, enfim. E também é um hormônio importante no contato sexual, aumentando a libido, facilitando a lubrificação e o alcance do orgasmo.

Aproveite e veja: Por que não tenho interesse por sexo?

Como aumentar a ocitocina naturalmente?

De modo geral, todos produzimos esse hormônio naturalmente no organismo. Ou, pelo menos, temos o “sistema” pronto para começar a produção. Mas, nem todos nós recebemos estímulos para a produção da ocitocina, então, é bom começar a praticar.

Publicidade
  • Pratique boas ações no dia a dia. Fazer o bem libera ocitocina.
  • O contato físico com pessoas e animais que amamos também é importante: beijos, abraços, carinhos.
  • A qualidade da sua alimentação também favorece ou atrapalha a produção de ocitocina. Alimente-se de forma saudável e equilibrada.
  • Você pode ter um hobby, uma atividade que faça você se sentir bem e feliz para liberar esse hormônio do prazer e da felicidade.

Atenção: as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Veja também: O poder do abraço: o melhor remédio para a saúde

Sair da versão mobile