em

O poder do abraço: o melhor remédio para saúde

Gesto libera hormônios que controlam o estresse e o medo, trazendo alívio e paz

O poder do abraço é intangível e este ato é uma forma universal e simples de demonstrar afeto, carinho, compreensão e apoio. Um abraço pode dizer mais do que mil palavras e significar um grande gesto de ajuda quando mais precisamos. Este simples gesto funciona melhor do que qualquer calmante, um simples abraço pode acabar com o medo, dar segurança, estabilidade, restabelecer a confiança e a autoestima. O abraço pode literalmente curar as emoções doloridas e tristes.

O poder do abraço como um poderoso elemento de cura

Desde bebês gostamos de ser abraçados e reconfortados no colo de quem nos ama. Um simples abraço faz um bebê se acalmar e parar de sentir medo ou carência. Os abraços acalmam as crianças assustadas e inseguras. Com os adultos não é diferente, o calor de um abraço pode acalmar o nosso coração, nos confortar em situações difíceis de estresse, medo, pânico ou insegurança.

O ser humano é um animal que precisa de toque para se sentir amado e reconfortado. O ato de abraçar é um elemento muito poderoso na cura de emoções negativas como a tristeza, o medo, o abandono,a  insegurança, a solidão e a carência.

Causa efeitos psicológicos positivos

poder do abraço
Crédito: Imagem de Reprodução

Uma pesquisa publicada pela Psychological Science demonstrou que o simples ato de abraçar alguém pode reduzir o seu medo de morrer e, inclusive, acalma os temores existenciais.

Também ajuda a controlar e diminuir o rítmo cardíaco, de acordo com o experimento realizado na Universidade Chapel Hill, da Carolina do Norte.

A Universidade de Emory descobriu ainda que, aqueles bebês que são abraçados constantemente (sem exageros, é claro!) podem se desenvolver com menos estresse e assim permanecer, inclusive na vida adulta. Inclusive, os abraços carinhosos são capazes de modificar o DNA dos bebês.

Melhor do que remédio, o abraço tem o poder de potencializar as funções imunológicas do organismo, criando melhores barreiras de defesa e recuperação em casos de doenças ou condições de saúde.

Normalmente, quando pensamos em abraços, pensamos em alguém que gostamos e conhecemos bem. Mas é comprovado que em situações de estresse ou pânico, ser abraçado por qualquer pessoa, mesmo um desconhecido, tem um grande efeito calmante.  Em casos de acidentes, assaltos, tragédias naturais, etc, um abraço de um desconhecido pode representar um grande alívio e conforto para a pessoa que passou pelo trauma.

Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve
Martha Medeiros

Mas o que é realmente incrível é que o poder do abraço não é sentido só por quem recebe. Este gesto também traz muitos benefícios a quem faz o gesto: exercita a generosidade, a solidariedade e fortalece os vínculos com a essência da alma humana. Ou seja, abraçar e ser abraçado faz sempre bem às emoções!

Abrace por mais de 20 segundos!

Também foi descoberto que o ato de abraçar por mais de 20 segundos provoca a liberação do hormônio do amor. Já ouviu falar dele? Chama-se ocitocina e  traz uma série de benefícios à saúde física e mental, como controlar ansiedades, medos e também provocar uma grande sensação de bem-estar e conforto. Além da ocitocina, o abraço também estimula as endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento.

Não pense muito, libere todo o amor e generosidade que existem dentro de você e divulgue o poder do abraço! Ame mais, seja mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Alivie dor usando essas plantas fáceis de encontrar
Delicioso hambúrguer de berinjela tem pouquíssimass calorias