em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Noni: o que é essa fruta e por que é proibida?

Brasil ainda exige mais estudos para facilitar a entrada desta fruta, que pode ser perigosa
noni
Crédito: Wikimedia Commons

O noni é uma fruta típica de regiões no Taiti, no Havaí, no sudeste da Ásia e na Austrália. Seu nome científico é Morinda citrifolia e, embora seja muito popular nessas regiões, a fruta é proibida no Brasil. Entenda a razão e saiba mais sobre ela.

Por que a fruta noni é proibida no Brasil?

A fruta não pode ser comercializa na forma de alimento no Brasil, porque não foram concluídos os estudos necessários sobre a segurança do seu consumo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a conclusão dos estudos é essenciais antes de liberar o consumo da fruta porque existem suspeitas de casos de hepatite fulminante relacionados à sua ingestão excessiva.

Em alguns países, a fruta é liberada apenas como suco, em outros apenas como suplemento alimentar. No Brasil ela pode ser encontrada apenas para uso terapêutico e medicamentoso, que não são considerados alimento.

Para ingerir ainda não se pode comercializar por causa de dois casos específicos relatados depois que as pessoas ingeriram uma receita com a fruta e precisaram de transplante de fígado.

Então, mesmo que também ofereça benefícios à saúde, esse fator preocupante ainda impede que os brasileiros a possam comprar até que a ANVISA tenha as comprovações científicas de que o consumo é seguro e em qual quantidade.

Propriedades e para que serve

beneficios do noni
Crédito: Pixabay

Com aparência que lembra a fruta-do-conde, ela não apresenta apenas risco à saúde. Até porque os casos relatados ocorreram por causa do consumo em dose exacerbada. Por ser tão utilizada nas regiões onde é nativa, a fruta também apresenta propriedades nutricionais.

No Sudeste asiático a planta toda é utilizada para fins medicinais, tingimento de tecidos e como alimento. De acordo com a medicina popular que faz uso da planta, ela oferece propriedades contra alergia, artrite, asma, infecção por bactérias, úlcera, hipertensão, insônia, depressão e até esclerose múltipla.

Isso porque a fruta contém vitamina C, proteínas, carboidratos, polifenóis, vitamina A, muitos minerais e outros nutrientes. Mas não deve considerá-la uma opção para tratamentos de saúde antes que seja liberada para uso seguro.

Malefícios

Os malefícios da planta estão relacionados às contraindicações. Mesmo nos países onde a fruta e seus derivados são liberados, devem tomar cuidado ao consumir as pessoas que sofrem com doenças renais, insuficiência cardíaca, que passaram por transplante, gestantes e lactantes.

Noni pode curar o câncer?

Assim como não existem comprovações de que a fruta pode ser consumida com segurança, sem risco de causar intoxicação, também não se pode dizer sobre a sua eficiência no tratamento de câncer. Não se pode considerar as recomendações da medicina popular quando o caso é de uma doença séria que, por enquanto, só pode ser tratada pela medicina tradicional.

Suco de noni faz mal?

Em estudos realizados em outros países, como Estados Unidos, Canadá e alguns da União Europeia, não foram encontrados elementos tóxicos no suco da fruta, mesmo em grande quantidade, então ela foi liberada para consumo dessa forma. Como no Brasil os estudos ainda não são conclusivos, não se pode afirmar que o consumo do suco seja seguro para a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas vegetarianas criativas
10 receitas vegetarianas criativas: você nem sentirá falta dessa proteína
dormir melhor o que fazer
10 Dicas para dormir melhor