em

Murici: benefícios da fruta e como consumir

Se tiver a oportunidade de saborear essa fruta, veja ideias de receitas e os benefícios que ela oferece à saúde

fruta murici
Crédito: Wikimedia Commons

Quem mora nas regiões Norte e Nordeste do Brasil conhece o murici, uma frutinha pequena, de nome científico Byrsonima crassifolia, que é nativa dessas regiões. Há também quem a conheça pelos nomes de murici-do-brejo ou murici-da-praia, pois é em locais com umidade e no litoral que a árvore se desenvolve melhor.

Antes do período colonial os índios da região já conheciam e utilizavam essa fruta de aroma e sabor intensos, que até hoje é valorizada tanto pelas receitas que proporciona preparar, quanto pelas suas propriedades medicinais. Veja quais são.

Benefícios para a saúde

benefícios do murici
Crédito: Divulgação

Além saborear a fruta com receitas feitas em casa, é muito bom poder absorver propriedades nutricionais e obter efeitos benéficos à saúde ao mesmo tempo. Veja para que ele é bom, se consumido dentro de uma alimentação saudável.

Fortalecimento do sistema imunológico

Em 100 gramas dessa fruta contém em média 90 miligramas de vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, deixando o organismo mais resistente ao ataque de fungos, vírus e bactérias causadoras de doenças.

Ação antioxidante

Também por causa das vitaminas, além de outros nutrientes, ele oferece uma boa ação antioxidante no corpo. Essa ação consiste em prevenir ou tratar a oxidação das células causada pelo excesso de radicais livres. Quando as células ficam oxidadas, elas adoecem, envelhecem e morrem, o que causa o envelhecimento precoce da pele e pode acelerar o desenvolvimento de doenças crônicas e do câncer.

Trata da saúde dos ossos e dentes

Por conter cálcio e ferro, uma porção dessa pequena fruta contribui com a saúde dos ossos e dentes, melhorando o desenvolvimento ósseo das crianças e prevenindo o desenvolvimento da osteoporose em pessoas mais velhas.

Controle do diabetes

Uma alimentação rica em fibras e com a proporção de açúcar controlada é benéfica para pessoas que querem prevenir o diabetes ou manter a doença sob controle, já que ainda não há cura para ela.

As fibras ajudam a manter a saciedade por mais tempo, evitando o excesso de ingestão de carboidratos e açúcares fora de hora. Nesse processo, como a digestão é gradual, evitam-se os picos de açúcar no sangue, o que é o grande problema dos diabéticos.

Previne a anemia

Em boa parte dos casos, a anemia acontece porque a pessoa está com deficiência de ferro, mineral essencial para a produção de glóbulos sanguíneos. Quando o problema é uma alimentação com ferro de menos, um dos alimentos que contribui com a reposição é essa fruta. Mas a sua quantidade é baixa, então é preciso seguir uma dieta balanceada, prescrita por um médico ou nutricionista, para de fato curar o problema.

Como consumir a fruta?

Com polpa macia, suculenta, de sabor adocicado e levemente oleoso, ela pode ser consumida in natura, mas também é ótima para fazer sucos, vitaminas, licores, geleias, bolos e sobremesas variadas. Veja a seguir uma receita que pode preparar com facilidade para experimentar.

Receita de mousse de murici

Essa é uma sobremesa para comer no fim de semana, pois leva ingredientes mais calóricos e açucarados.

Ingredientes

Gelatina sem sabor: 1 envelope;
Água para dissolver a gelatina: 6 colheres (sopa);
Creme de leite sem soro: 1 lata;
Leite condensado: 1 lata;
Água: 1 xícara (chá);
Polpa de murici: 300 gramas.

Modo de preparo

  1. Comece hidratando a gelatina com a água em uma panela pequena;
  2. Depois, coloque os demais ingredientes no liquidificador e bata para misturar;
  3. Leve ao fogo a panela com a gelatina e fique mexendo até aquecer, sem ferver. Quando estiver quente, coloque no liquidificador com os demais ingredientes já batidos e bata mais um pouco para incorporar;
  4. Coloque a mousse em uma travessa ou em taças e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir.

Aproveite e veja também como fazer um delicioso suco natural da fruta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

benefícios da batata

10 Benefícios da batata para a saúde

baru

Baru: benefícios e como consumir