Menu

Mulher doa todo seu cabelo para comemorar 60 anos

Já pensou em uma festa de 60 anos diferente?

Crédito: Divulgação

Publicidade

O câncer é uma doença tratável e que pode, sim, ter grande chance de sucesso no tratamento. Porém, o tratamento pode apresentar alguns efeitos colaterais bem significativos. Um deles é a queda de cabelo, por causa de alguns tipos de remédios utilizados na quimioterapia. Essa queda também é chamada de alopatia.

De acordo com o Instituto Vencer o Câncer, a radioterapia causa queda de pelo localmente apenas, sem interferir em outras áreas do corpo. Porém, a quimioterapia tende a causar queda nos cabelos e pelos do corpo, a depender da frequência com que é feita e remédios utilizados. Se for ocorrer, começa depois de 2 ou 3 semanas de tratamento.

Há uma alternativa para reduzir a queda do cabelo, que é usar uma touca que refresca a cabeça durante a quimioterapia. Ela deve ser usada com indicação médica e não é tão comum no mercado, sendo conhecida como elasto-gel. Apesar de reduzir a queda, a touca não faz milagre. Dessa forma, pode ser que ainda assim se tenha a necessidade de raspar o cabelo.

Porém, nem todos os pacientes lidam bem com a ausência dos cabelos, abalando a autoestima e até a motivação para a cura. E todos sabem o quanto a postura e o astral são importantes para a recuperação da doença. Dessa forma, aqueles que podem arcar com o custo, acabam comprando lindas perucas para compor o visual.

Publicidade

Mas e quem não tem esse dinheiro para bancar o custo da peruca? É pensando nessas pessoas que existem diversos projetos que recolhem cabelos doados e fazem perucas de graça, distribuindo para quem não pode pagar. E foi exatamente para um desses locais que a inspiradora Márcia Beatriz Prema Devi doou suas madeixas ao completar 60 anos.

Veja também: tristeza causa câncer?

Mulher doa cabelo no seu aniversário

Voluntária no Instituto Nacional do Câncer (Inca), Márcia decidiu meses antes do seu aniversário de 60 anos que doaria seus cabelos. Para isso, ela não pintou, deixou crescer e ficar bem forte e hidratado. Quando chegou o dia do seu aniversário, já tinha os 20 cm necessários para a tão desejada doação.

Ela é pedagoga e psicanalista, atuando como voluntária há tempos com pessoas que fazem tratamento contra o câncer. Então, ela conhece de perto as dores e alegrias do processo, bem como o impacto que a alopatia tem na vida das pessoas. Pensando nisso, ela escolheu o seu aniversário para iniciar um projeto de doação de cabelo, chamado “Pelos Fios da Vida”.

Seu gesto não passou desapercebido, muitas outras pessoas passaram também a cortar as madeixas e doar para as pessoas que mais precisam. Para Márcia, essa é uma questão de amor e solidariedade. “Não tem nada a ver com religião, tem a ver com fazer o bem. Estamos todos precisando de bondade e generosidade no mundo”.

Publicidade

Você também se encantou com a história dessa mulher inspiradora? Que tal juntar as amigas e fazer uma doação de cabelo também? Veja como é simples fazer esse gesto de amor e doçura, para com mulheres e meninas que perderam seus amados fios.

Como doar cabelo

Existem diversos projetos para ajudar pacientes com câncer que perderam suas madeixas. Um deles é de iniciativa do próprio Inca, que se chama Incavoluntário. Ele nasceu espontaneamente, com pessoas que queriam ajudar, formando hoje uma rede coesa. Além da doação de perucas, ajuda também as famílias com menos condições, doando cestas básicas, roupas e outras coisas.

O projeto Laço Rosa também recebe doações, seja presencialmente ou pelos Correios. Ao enviar suas madeixas, elas serão costuradas, formando uma linda peruca para doação. Você pode preencher o formulário de doação online, colocar o cabelo com o formulário no correio e pronto!

Publicidade

O Cabelegria conta com a coleta nacional pelos Correios ou presencialmente, mas somente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O diferencial é que você pode saber quando o seu cabelo já virou uma peruca e foi entregue, através de um rastreamento dentro do próprio site.

A Rapunzel Solidária também recebe doações de cabelos para a confecção de perucas gratuitas, para portadores de câncer. Ela incentiva também as pessoas que doarem, a marcar seu perfil no instagram, para que ela possa compartilhar, como essa linda história.

Mas não se preocupe que não precisa ser esse cabelão todo. Bastam 20 cm para poder ajudar uma pessoa com câncer a se sentir mais feliz. Para isso, basta estar com o cabelo seco, amarrar bem com um elástico – seu cabeleireiro faz isso certinho para você – e cortar. Colocar em um saco plástico, depois no envelope e mandar para o seu projeto favorito.

Publicidade
Sair da versão mobile