em

17 Receitas de moqueca de peixe

Se você aprecia receitas com frutos do mar, vai amar essas versões da moqueca para servir como prato principal
moqueca de peixe
Crédito: Pixabay

A moqueca de peixe é um caldo feito em panela de barro, bem temperado, à base de peixe e frutos do mar, com azeite de dendê, urucum e leite de coco. Esses são os ingredientes básicos, mas há diferentes versões que vai conhecer a seguir.

Conta a história que a versão como é feita atualmente veio de uma evolução de um prato indígena chamado pokeka, que era um peixe embrulhado e assado na brasa.

Muitos estados brasileiros disputam o título de criadores do prato, por isso há versões com ingredientes tão diferentes. O fato é que essa é uma iguaria brasileira, por isso todos os estados têm sua parcela de mérito, já que em cada região pode-se saboreá-la com sabor típico especial.

Na Bahia a receita sempre leva azeite de dendê e leite de coco, por conta da culinária com influência africana. A receita capixaba tem mais influência da culinária portuguesa. No Pará usa-se um peixe amazônico com tucupi, camarão e jambu. Na manauara, os peixes surubim e pirarucu são os componentes do prato.

Em todas as versões, a panela de barro ou cerâmica é item imprescindível, já que retém melhor o calor e contribui com o sabor típico do prato. Então, agora só precisa escolher a sua versão favorita e preparar para quando for receber convidados em casa.

Receitas de moqueca de peixe

Veja como fazer as receitas das formas mais tradicionais e também com diversas variações de peixes e outros ingredientes. Tem moqueca para todos os gostos, escolha a que vai querer experimentar primeiro e faça para a família. É só escolher a preferida, clicar no nome e ir direto à receita.

1. Baiana

receita moqueca de peixe baiana
Crédito: Leiliane

Na moqueca baiana os ingredientes que não podem faltar são o azeite de dendê, mesmo usado no acarajé, e o leite de coco. O peixe leva temperos como alho, cebola, coentro, sal, limão, gengibre, pimenta, extrato de tomate e azeite de oliva. Para a moqueca ainda utilizam-se tomates, mais cebolas, mais coentros, pimentões, alho, leite de coco e o dendê.

2. Capixaba

receita moqueca de peixe capixaba
Crédito: Panelinha

A versão da moqueca feita no Espírito Santo é um pouco diferente. Não leva o dendê nem o leite de coco. Já um dos ingredientes que não pode faltar é o urucum. É feita a tintura de urucum primeiro, depois a moqueca que leva o peixe, tomates, cebolas, coentros, cebolinha, alho, azeite, caldo de peixe, limão e sal. Pode servir com um saboroso pirão de farinha de mandioca bem temperado.

3. Portuguesa

receita moqueca de peixe portuguesa
Crédito: Chef Ermida

Como a culinária portuguesa é uma das mais importantes influências da culinária brasileira, e os pratos com frutos do mar são bem típicos, a moqueca também traz essa origem. A receita é parecida com as anteriores. Para uma versão mais prática pode usar pescada congelada. Use também camarões grandes, cebola, alho, limão, tomates, pimentões coloridos, azeite de oliva, coentros, açafrão em pó e leite de coco.

4. De camarão

receita moqueca de peixe camarão
Crédito: GShow

Nessa versão da moqueca, usa-se peixe, do tipo badejo, mas sãos os camarões que fazem o prato ficar decorado e muito apetitosos. Precisa usar camarões grandes e carnudos. No mais, a receita é comum, considerando a versão baiana. Leva cebola, tomate, pimentão, limão, alho, sal, azeite de dendê, leite de coco e coentros.

5. Com requeijão e creme de leite

receita moqueca de peixe requeijão
Crédito: Cozinha Travessa

Para fazer uma moqueca mais cremosa, a dica é usar creme de leite e também requeijão. Essa versão leva peixe, camarão, pimentões coloridos, cebolas, tomates, leite de coco, dendê, cheiro verde, limão, caldo de legumes, sal e mistura de pimentas.

6. Africana

receita moqueca de peixe africana
Crédito: Sem Medida

A culinária e muita coisa da cultura africana são tão influentes na cultura brasileira quanto os costumes portugueses. Logo, há muito em comum com o que se come lá e cá. E ainda bem, pois é tudo uma delícia, especialmente para quem aprecia sabores intensos. Em Moçambique, a receita da moqueca de peixe se chama peixe a lumbo. Essa versão leva peixe pargo ou corvina, camarão, cebola, tomate, pimentões coloridos, leite de coco, coentros, azeite, sal e pimentas.

7. De bacalhau

receita moqueca de peixe bacalhau
Crédito: Figos e Funghis

A moqueca vai ter um sabor diferente conforme o tipo de peixe que usar. Então, precisa escolher um peixe que goste. A versão com bacalhau fica ótima, pois é um peixe firme e de sabor acentuado. Deve usar o bacalhau dessalgado. Os demais ingredientes são camarões, cebolas, tomates, pimentões, dendê, azeite de oliva, alho, coentros, salsinha, sal e pimenta.

8. Com molho de tomate

receita moqueca de peixe molho tomate
Crédito: Pra Se Inspirar

O tomate é um ingrediente básico de qualquer tipo de moqueca, mas o molho de tomate, nem sempre. Porém, ele oferece um delicioso sabor ao prato, como nessa versão da receita. Também usa-se leite de coco, coentro, cebolinha, sal, pimenta, azeite de oliva, limão, pimentões de todas as cores, tomates, cebola, alho e o peixe, que nesse caso foi o namorado.

9. Moqueca de forno

receita moqueca de peixe forno
Crédito: Petit Chef

Essa é uma versão um pouco diferente das demais. Não somente porque vai ao forno, mas também porque leva ovos e azeitonas. O peixe de sugestão é a merluza, também leva limão, sal, pimenta, colorau, alho, pimentão verde, tomate, cebola, azeite e leite de coco light.

10. Com mais especiarias

receita moqueca de peixe especiarias
Crédito: O Melhor Restaurante do Mundo

Se as receitas comuns já são bem temperadas, essa versão consegue ser ainda mais. Não significa que sejam muito fortes, apenas são perfeitas para os paladares mais apurados, que conseguem decifrar vários sabores de uma só vez. O que vai de diferente nessa receita é a páprica, o curry e as ervas de Provence. No mais, os ingredientes são os mesmos das versões comuns.

11. De tilápia

receita moqueca de peixe tilapia
Crédito: O Voo do Chef

Pouco se vê uma receita de moqueca feita com tilápia, pois a carne desse peixe se desfaz com facilidade. Isso não quer dizer que não funcione. É uma boa opção pois a tilápia é mais barata e tem um sabor mais suave. Para essa versão, além do peixe diferente, vai precisar de pimentões coloridos, cebola, tomate fresco e pelado, alho, vinho branco, leite de coco, salsinha, coentro, azeite de oliva, de dendê, pimenta preta e dedo-de-moça.

12. Peixe dourado com gengibre

receita moqueca de peixe dourado
Crédito: Aqui na Cozinha

Outro tipo de peixe que pode usar para fazer a moqueca é o dourado. Ele também desmancha fácil, então tenha cuidado ao mexer. Essa é uma receita ao estilo baiano, com dendê e leite de coco, além dos ingredientes tradicionais. Para dar um saborzinho especial, leva gengibre.

13. De peixe merluza

receita moqueca de peixe merluza
Crédito: Aqui na Cozinha

Os filés de merluza também são uma opção barata e fácil de encontrar no supermercado. Então não te desculpa para não comer moqueca de peixe. Essa é uma receita bem simples, apenas com o básico, que é o peixe, cebola, tomate, coentro, dendê, limão, alho, colorau e sal.

14. Receita light com cação

receita moqueca de peixe light
Crédito: Casal Cozinha

Usando os ingredientes comuns a moqueca é um prato bem calórico, mas também pode ser feita com ingredientes especiais, assim até quem está de dieta vai poder saborear. Essa versão leva lombo de cação, camarão, pimentão, cebola, leite de coco light, alho, tomate, pimenta caiena, salsinha e coentro.

15. Com banana-da-terra

receita moqueca de peixe banana
Crédito: Papo Vida Saudável

Fazer combinações especiais para acompanhar a moqueca também é importante para agregar sabor ao prato. Nesse caso, a moqueca é feita do jeito mais tradicional à baiana, e o acompanhamento principal é o purê de banana-da-terra, que leva apenas as bananas, manteiga ghee e sal. É simples, saboroso e muito saudável.

16. Moqueca fit

receita moqueca de peixe fit
Crédito: Geração Fit

A versão fit é bem temperada, cheia de cor e sabor, assim como as outras. A grande diferença é que não leva nem leite de coco nem azeite de dendê. E a única razão é por causa da quantidade de calorias desses ingredientes, pois de modo geral eles são muito saudáveis.

17. Com bacalhau e mamão verde

receita moqueca de peixe mamão
Crédito: Tastemade

É possível variar ainda mais os ingredientes desse prato. O peixe sugerido é o bacalhau, acompanhado de mamão verde, tomate, cebola, pimentão, coentro, cebolinha, azeite de oliva, leite de coco, dendê e sal.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
remédios caseiros para garganta inflamada
10 Remédios caseiros para garganta inflamada
cabelo curto cacheado
Modelos e dicas para cuidar do cabelo curto cacheado