em

Como dessalgar bacalhau

Tirar o sal do bacalhau é um processo demorado, mas necessário. Há também um jeito mais rápido, conheça todos
dessalgar bacalhau
Crédito: Max Pixel

Para que o bacalhau fique preservado por bastante tempo, uma das técnicas utilizadas é a salga. Ela reduz a água presente no peixe e assim a conservação se prolonga por meses. Mesmo assim o peixe precisa ser mantido em temperatura entre 2ºC e -4°C. Quando você compra um peixe salgado, antes de utilizar, precisa remover esse sal. Então, veja a seguir diferentes formas de dessalgar bacalhau.

3 Formas de dessalgar bacalhau

Tirar o sal é, basicamente, hidratá-lo de novo. Esse processo precisa ser feito em água gelada para impedir que a carne se deteriore quando voltar a ficar hidratada. Veja como pode fazer:

1. Bacalhau em lascas

dessalgar bacalhau lascas
Crédito: The Portuguese American Mom

Se você comprar o bacalhau salgado em lascas, vai ser mais rápido dessalgar. Também costuma ser uma opção mais barata.

Você vai pegar uma bacia ou panela funda, colocar as lascas de bacalhau e cobrir com água gelada. Depois vai colocar pedras de gelo também, vai tampar e colocar na geladeira durante 3 horas.

Passado esse tempo, vai colocar mais água gelada e com gelo em outro recipiente, escorrer o bacalhau do recipiente em que está e transferir para a água nova. Tampe e leve para a geladeira por mais 3 horas. Depois dessas 6 horas já pode escorrer as lascas para usar na sua receita.

2. Bacalhau em postas

O mesmo processo de dessalga pode ser feito com o bacalhau mais inteiro, em postas, mas nesse caso vai levar mais tempo.

Primeiro você vai cortá-lo em postas e remover a pele. Depois vai lavar cada posta em água corrente, inclusive na parte interna, para remover o excesso de sal.

Depois faça o mesmo que na opção anterior. Coloque as postas em um recipiente em que caibam todas e cubra com água gelada e gelo. Tampe e leve para a geladeira, mas dessa vez ele vai ficar lá por 12 horas.

Passado esse tempo, troque as postas para outro recipiente com água gelada e limpa, tampe e leve para a geladeira por mais 2 horas. Você vai repetir a troca de água 3 vezes a cada 2 horas. Depois vai estar pronto para o uso.

3. Dessalgue rápido

O ideal é que sempre faça a dessalga com a água gelada e utilize essa técnica rápida apenas quando realmente estiver com pouco tempo para o preparo do prato. O que vai fazer é começar lavando as postas em água corrente para remover todo o excesso de sal que conseguir, dentro e fora do peixe.

Depois coloque-as em uma panela com água e mais sal. A proporção é de 3 colheres de sopa de sal para cada quilo de peixe. Então, deixe ferver e assim que formar uma espuma na superfície, desligue o fogo.

O próximo passo é escorrer as postas e escaldá-las em água fria. Prove para ver se já está bem dessalgado. Se ainda estiver muito salgado, coloque de volta no fogo, mas apenas com água. Assim que começar a ferver, desligue e escalde em água fria novamente.

Depois é só limpar e usar. Se quiser uma sugestão deliciosa de receita, veja como fazer um bolinho de bacalhau tradicional de Portugal.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

suco de uva
Suco de uva: benefícios e como fazer
cabelos com mechas
Quer fazer cabelos com mechas? Veja fotos para se inspirar