Mitos sobre pão
Crédito: Freepik
em ,

Mitos sobre pão: será que ele é mesmo um vilão?

Você passa longe de uma dieta porque sabe que não vai mais poder comer seu pão de cada dia? Talvez não seja bem assim…

Publicidade

Comer pão, pelo menos uma vez por dia, faz parte da cultura brasileira e de muitos outros países. O pão possui centenas de receitas pelo mundo e é considerado alimento básico a séculos por ser barato e saciar a fome.

Mas, depois que as dietas de emagrecimento se popularizaram, muitas pessoas deixaram de comer o delicioso pão de cada dia por medo de engordar ou ter dificuldade em emagrecer. Mas, será mesmo que o pão é um vilão da alimentação?

Veja, a seguir, quais são os principais mitos sobre o pão e de que forma pode mantê-lo na sua alimentação sem medo de engordar ou mesmo de sofrer com os efeitos do glúten.

Quem faz dieta para emagrecer não deve comer pão

Mito. O importante em uma dieta de emagrecimento é você gastar mais calorias do que consome. E, claro, também é importante que os alimentos escolhidos tenham alto valor nutricional para que você tenha boa saúde.

Publicidade

Então, se escolher um pão de qualidade (tipo integral), mantiver uma alimentação balanceada conforme as recomendações do médico nutricionista e praticar atividades físicas para gastar as calorias que consumir, conseguirá emagrecer sem deixar de comer pão.

Todo pão que leva farinha integral é considerado integral

Mito. Essa é uma dica importante para quem acha que qualquer pão em que está escrito “integral” na embalagem é mesmo um bom pão integral. Para que seja considerado integral, o pão deve ter apenas farinha de trigo integral na sua composição.

Então, quando for comprar, leia a lista de ingredientes na embalagem do pão. Se o primeiro ingrediente for farinha de trigo enriquecida (em ferro e ácido fólico), já sabe que não é um pão integral de verdade. Também é importante que, a cada 50 gramas de pão, tenha pelo menos 3 gramas de fibras.

Publicidade

Pão sem glúten é low carb

Mito. Uma coisa é o pão ser feito com farinha isenta de glúten. Outra coisa é ser feito com farinha que tenha baixo teor de carboidratos. É possível que um pão não tenha glúten, mas tenha alto teor de carboidratos, e vice-versa.

Pão não é fonte de energia para o organismo

Mito. O pão é sim uma fonte de energia para o corpo, justamente por ser um carboidrato. É justamente nos alimentos com carboidratos que estão as principais fontes de energia do organismo.

Pão engorda

Mito. Se você comer pão de forma equilibrada, sem exagerar, e fizer atividades físicas suficientes para gastar as calorias do pão, só irá engordar se tiver outros problemas de saúde atrapalhando o emagrecimento. O pão em si não engorda. O excesso de pão, sim.

Publicidade

Todo tipo de pão incha o corpo

Mito. O que faz muitas pessoas sentirem um inchaço abdominal depois de comerem pão é a presença do glúten. Se a pessoa tiver algum problema com o glúten, como intolerância, poderá até sentir outros sintomas, como gases, distensão abdominal e diarreia ou prisão de ventre. Então, o pão sem glúten é uma boa opção para evitar esse inchaço.

Veja também: Receitas de pão sem glúten para experimentar

Dr Bactéria

Limpe e desinfete os armários com uma mistura caseira bem simples

Zonas erógenas incomuns para descobrir no sexo