Pão sem glúten
Crédito: Freepik

Pão sem glúten é mais saudável que pão normal?

Se você não tem problemas em digerir o glúten, mas não come mesmo assim, possivelmente está fazendo isso à toa

Publicidade

Quem come pão sem glúten é porque tem problema intestinal por não conseguir digerir o glúten. Mas, quando profissionais da saúde começaram a falar mais sobre os benefícios dos alimentos sem glúten, muita gente passou a consumi-los por achar que essa opção é mais saudável do que os pães e outras massas com glúten.

Veja também: Mitos sobre o pão: será que ele é mesmo um vilão?

Pão sem glúten é mais saudável que pão normal?

Falar que uma comida não tem glúten já virou sinônimo de ser mais saudável. Mas, nem sempre. Uma coisa é o pão ser feito com farinha isenta de glúten. Outra coisa é ser feito com farinha que tenha baixo teor de carboidratos ou que seja integral.

É possível que um pão não tenha glúten, mas tenha alto teor de carboidratos e seja pobre em fibras. Aliás, esse é o tipo mais comum. Geralmente, os pães sem glúten têm um menor teor de fibras e maior índice glicêmico do que os seus equivalentes contendo trigo.

Publicidade

Mesmo assim, para quem consome esse tipo de pão porque tem intolerância ou alergia ao glúten, vai ser uma opção mais saudável, já que a pessoa não terá os sintomas da doença.

Mas, pensando pelo ponto de vista de quem não tem problemas com o glúten, mas quer manter um estilo de vida mais saudável, é mais vantajoso escolher um pão integral, com ou sem glúten, tanto faz.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), em uma declaração de posicionamento sobre dieta sem glúten, “não há evidência suficiente para assumir que os indivíduos saudáveis experimentariam quaisquer benefícios do consumo de uma dieta sem glúten”.

Alimentos sem glúten: veja quais são liberados para celíacos

Estudos recentes sugerem que a sensibilidade ao glúten pode ser confundida com a sensibilidade à baixa fermentação e má absorção dos carboidratos de cadeia curta. Então, sintomas semelhantes aos de doença celíaca podem não ser causados por essa doença. Vale a pena ir ao médico para fazer exames.

Publicidade

Ainda segundo a SBAN, “as dietas sem glúten podem ser saudáveis para a população em geral, desde que a retirada dos alimentos processados sem glúten seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais e de hortaliças de baixa densidade energética”.

Muitas pessoas também deixam de comer glúten, sem necessidade, pois acreditam que essa proteína engorda. Nesse mesmo documento da SBAN, eles informam que “dados epidemiológicos sustentam que pessoas com doença celíaca e excesso de peso não apresentam perda de peso sob uma dieta sem glúten”.

Veja também: Alergia a glúten: saiba o que é, quais os sintomas e como tratar

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM