musculação
Crédito: Freepik

7 Mitos sobre a musculação que prejudicam seus resultados

É importante fazer musculação com suporte de um treinador para evitar acreditar nestes mitos.

Publicidade

Fazer musculação é bom em todos os sentidos. Esse exercício físico faz bem para a saúde física e mental, levanta a autoestima e é revigorante. Mas, existem vários mitos acerca da musculação que prejudicam o rendimento e o resultado de quem acredita neles. Então, vamos desvendá-los agora.

1. Mulher que treina braço fica parecendo homem

Jamais! Existem diferenças no corpo masculino e feminino, como os hormônios, que são responsáveis pela aparência do corpo musculoso mais robusto no homens e mais delicado nas mulheres. A menos que você treine com o objetivo de ficar com braços bem grandes e musculosos, não precisa ter medo de isso acontecer, sendo mulher. O treino vai trazer definição.

2. Fazer abdominal emagrece a barriga

Não é bem assim. O abdominal serve para fortalecer e definir a musculatura, não para queimar gordura. Por isso é tão importante combinar a musculação com exercícios aeróbicos e com uma alimentação equilibrada.

Aproveite e veja: Peso ideal: como calcular com base no índice de massa corporal

Publicidade

3. O treino de musculação precisa ser longo

Há quem pense que nem adianta ir à academia se não puder ficar 1 hora fazendo exercícios, pelo menos. Mas, não é verdade. Tudo vai depender do tipo e intensidade do treino. É possível conseguir bons resultados em 30 ou 45 minutos diários, quando o treino é adequado às necessidades de cada pessoa.

4. É preciso treinar os mesmos músculos todos os dias

Os músculos ficam cansados por muitas horas depois do treino. Por isso, não é bom treinar os mesmos músculos todos os dias, pois eles precisam de uma pausa. É assim que se justificam os treinos de grupos musculares intercalados em cada dia da semana.

5. Quanto mais difícil o treino de musculação, melhor o resultado

Nem sempre. A sensação de dificuldade em realizar um exercício de musculação nos faz acreditar que está trazendo melhor resultado. Mas é apenas uma sensação. É mais importante fazer exercícios simples corretamente do que mais difíceis, sem dar conta.

Aproveite e veja: Estudo revela: fazer musculação ao envelhecer previne morte prematura

Publicidade

6. Treinar musculação de manhã é melhor

Depende da pessoa. Cada um deve adaptar o horário do treino para o momento em que estiver sentindo maior disposição ou conforme for possível, de acordo com os demais compromissos. Treinar de manhã é bom para uns e ruim para outros.

7. Sentir dor é necessário para os músculos crescerem

Depende. Uma leve dor muscular no dia seguinte à musculação é normal. Mas, não é normal sentir dores nas articulações de joelhos e braços, no pescoço ou nas costas, por exemplo. Cuidado com as dores, elas podem ser um aviso de que você está pegando muito pesado na musculação.

Veja também: Musculação emagrece, sim ou não?

PODE GOSTAR TAMBÉM