em

Os 15 maiores mitos do fitness que você precisa desvendar

Saiba como identificar mentiras perpetuadas na esfera do esporte no decorrer da história

mitos do fitness
Crédito: Pixabay

Existem algumas mentiras que são perpetuadas no meio do esporte e que podem estar atrapalhando o seu treino. Conheça agora os 15 maiores mitos do fitness e revolucione a sua prática na academia e nos aeróbicos.

Maiores mitos do fitness

Se você está com curiosidade para saber quais são os mitos propagados de geração em geração no ramo dos exercícios físicos, vai ficar de queixo caído. Confira se alguém que você conhece propaga essas informações, também:

1. Método bro split

mitos do fitness
Crédito: Radio Academia

Talvez você pratique o método bro split e não saiba que ele é um dos mitos do fitness. Trata-se do trabalho de 2 grupos musculares por atividade, na musculação. E, no caso, são estimulados apenas 1 vez por semana.

Acontece que diversos profissionais já demonstraram que esse método é ineficaz e consiste perda de tempo. Isso porque ele não explora todo o potencial de crescimento muscular e não força o músculo a definir.

2. Cortar totalmente o consumo de carboidratos

Cortar carboidratos por completo não faz bem, por dois motivos bem simples. Primeiro porque acreditar que uma medida radical vai fazer você emagrecer é um mito do fitness. Segundo que afetará diretamente a sua imunidade, além da energia e disposição para praticar alguma atividade física.

Por isso, essa restrição é péssima e apenas mostrará sinais de resultados no início, demonstrando-se insustentável com o passar do tempo. O que realmente funciona é o deficit calórico. Ou seja, gastar mais do que aquilo que foi ingerido.

Entenda qual é a importância da atividade física para cada idade

3. Exercitar sem fazer intervalos

Dizer que pequenos intervalos entre os sets de musculação fazem mal é um dos piores mitos do fitness. Inclusive, deve-se descansar de 20 segundos a 2 minutos por sequência de exercícios, conforme o grau de complexidade e intensidade. Além de evitar lesões, esse ato potencializa o ganho de massa muscular.

4. É melhor correr no horário de meio-dia

mitos do fitness
Crédito: Odyssey

Algumas pessoas acredita no mito do fitness de que correr no horário de meio dia ajuda no ganho de resistência. A temperatura elevada apenas irá diminuir o seu rendimento e até pode gerar um problema de desidratação. Tenha atenção a esse tipo de exposição solar.

5. Correr durante a gestação faz mal

Claro que excessos não são permitidos, inclusive se a mulher tiver alguma condição de risco durante a gestação. Mas se ela já é costumava a correr (ou fazer qualquer outro tipo de atividade) e o médico não fez nenhuma restrição, não há problema. Na realidade, isso irá apenas facilitar o processo de recuperação pós-parto.

Você sabia que 60 minutos de atividade física diária aumenta a expectativa de vida?

6. Correr faz mal para o joelho

Esse é um mito bem propagado por quem não pratica esportes. Na realidade, a cartilagem do joelho mantém-se intacta na corrida em condições adequadas, além de fortalecer os músculos da região. Mas para isso você precisa estar com o calçado e roupas adequadas, assim como escolher bem o local que fará a pratica.

7. Para o exercício valer é preciso chegar a exaustão

mitos do fitness
Crédito: Reader’s Digest

Muitas pessoas acham que se o indivíduo voltou com fadiga extrema do treino, necessariamente ele foi bem. Às vezes, isso é apenas imprudência com a intensidade ou falta de preparo físico. Atletas experientes nem sempre voltam fadigados.

8. Treinos longos são sempre melhores

Se pensa que quanto mais tempo treinar melhor serão os resultados, está enganado. O importante não é a duração, mas sim a qualidade e intensidade. Tudo respeitando os limites de cada corpo.

Um exemplo disso é o treino de hipertrofia na musculação. São cerca de 50 minutos, apenas. Se a pessoa faz 3 horas, quer dizer que não forçou o músculo o suficiente e terá menos resultados. Resumindo, mais um entre os mito do fitness.

Como fortalecer o coração com exercícios e alimentação

9. Se esforçar apenas 1x por semana

Esse é um erro muito comum de quem está iniciando uma atividade, Forçar demais a barra em um dia e faltar os outros 5, não adianta de nada! O músculo necessita de 48 horas para se recuperar. Mas, se ele não se acostumar com uma atividade regular, as mudanças não acontecerão.

10. Mulher que faz musculação fica “bombada”

Esse é um dos mitos do fitness mais irracionais que existem. A musculação não é uma prática exclusiva de quem pretende ser fisioculturista. É uma atividade como outra qualquer, que ajuda a fortalecer, emagrecer e tonificar o corpo. Cada treino pode ser personalizado de acordo com os objetivos específicos de cada pessoa.

11. Alimentação não importa

mitos do fitness
Crédito: Festa de Casamento

Se você pratica esporte, mas acha que tudo bem não se importar com a alimentação, está enganado! Para conseguir bons resultados e ter uma vida saudável, deve fazer uma alimentação equilibrada.

12. Roupas de Neoprene ajudam a queimar gordura

Praticantes de esporte que pensam que roupa de neoprene ajuda a queimar gordura, por causa do ‘efeito estufa’ pode acreditar: mais um entre os mitos do fitness. Inclusive, esse método pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Afinal, ela não permite que o corpo “respire”.

13. Plano de musculação é tudo igual

Não caia nesse mito do fitness. Cada plano é feito e adaptado de acordo com os objetivos, necessidades e condições de cada um. Seguir o plano de outra pessoa ou acreditar que você de “qualquer jeito”, pois já conhece os aparelhos é errado.

14. A balança é o suficiente para ver os resultados

mitos do fitness
Crédito: Balanças Ramuza

Nada disso. Inclusive, quando um plano é feito e seguido a risca, acompanhado por um nutricionista, é bem provável que você note resultados no início, mas depois não veja tanta diferença na balança. Não significa que você parou de emagrecer, mas sim que você está eliminando massa gorda e ganhando massa magra, fortalecendo os músculos e reduzindo medidas.

Como escolher o exercício físico mais indicado para você

15. Perde-se primeiro a gordura localizada

E por último, não poderia deixar de fora, mais um entre os grandes mitos do fitness. Se você pensa que as zonas do corpo com mais gordura emagrecem primeiro, está equívocado. Na realidade, a queima de gordura pelo corpo é aleatória e não segue um padrão convencionado por zonas específicas.

Esses foram os 15 maiores mitos do fitness! Já conhecia algum deles antes? Comente abaixo e se você gostou desse artigo, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

erva doril

Erva doril: benefícios e como usar

celular no banheiro

Usar o celular no banheiro é perigoso? Entenda se é mito ou verdade