em

60 Minutos de atividade física diária aumenta expectativa de vida

Mulheres que investem tempo diariamente nos exercícios têm maior probabilidade de viver até aos 90
60 minutos de atividade fisica diaria
Crédito: Pixabay

Não é novidade nenhuma que fazer atividade física só traz melhorias na vida das pessoas. E foi pensando nisso que o departamento de epidemiologia do centro médico da Universidade de Maastricht, na Holanda, fez um estudo que diz que mulheres que fazem 60 minutos de atividade física diária têm mais chances de viver até os 90 anos de idade. Acompanhe.

Entenda o estudo

exercício físico aumenta expectativa de vida
Crédito: Freepik

A relação entre exercício físico e tempo de vida mais longo já foi investigado anteriormente por universidades, centros médicos e pesquisadores. No entanto, a maior parte dessas investigações tinham o foco nos homens ou em uma combinação de homens e mulheres.

O departamento de epidemiologia do centro médico da Universidade de Maastricht, na Holanda, fez uma pesquisa para descobrir quanto tempo de vida é ganho levando em consideração a atividade física diária que se pratica e a dimensão corporal da pessoa.

No estudo feito e publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, os pesquisadores analisaram dados de mais de 120 mil homens e mulheres no ano de 1986, que foram fornecidos pela Netherlands Cohort Study (NLCS).

Dentre os participantes, 4.161 eram mulheres e 3.646 eram homens, ambos com idade entre 68 e 70 anos. Esses participantes haviam fornecido os dados em 1986 sobre o quanto pesavam, quanto tinham de altura, quanto exercício físico faziam diariamente quando tinham 20 anos.

60 minutos de atividade fisica diaria estudo
Crédito: Pixabay

Os participantes foram separados em quatro categorias: aqueles que fazem menos de 30 minutos de atividade física por dia, aqueles que fazem entre 30 e 60 minutos, aqueles que fazem entre 60 e 90 minutos e aqueles que fazem 90 minutos ou mais. Foram consideradas atividades físicas desde musculação e exercícios pesados até levar o cachorro para passear, fazer jardinagem e andar de bicicleta para trabalhar.

Os participantes foram monitorados até os 90 anos, caso vivessem até lá. Dos 7.807 participantes que ficaram sob monitoramento, 944 eram mulheres e 433 eram homens, ambos tinham mais de 90 anos.

Com a pesquisa, os cientistas descobriram que as mulheres que fazem entre 30 a 60 minutos de atividade física por dia são 21% mais propensas a atingir os 90 anos. Os cientistas, inclusive, afirmam que uma hora é o tempo de duração ideal para mulheres fazerem exercícios físicos diariamente.

Já no caso dos homens, aqueles que fazem 90 minutos de atividade física diariamente têm 39% mais chances de atingir os 90 anos. Os cientistas também dizem que cada meia hora adicional diária de exercícios físicos faz a diferença no aumento da expectativa de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Brasileira atravessa 12 países de Fusca para presentear a mãe
Brasileira atravessa 12 países de Fusca para presentear a mãe
Casal com 60 anos de diferença diz que idade não é problema
Casal com 60 anos de diferença diz que idade não é problema