em

O que fazer em caso de desmaio e para quem ligar?

Você sabe como reagir numa situação dessas? Confira por que é tão importante saber!
o que fazer em caso de desmaio
Créditos: Commons Wikimedia

O desmaio ou síncope é uma perda breve de consciência, resultando em baixa pressão sanguínea e menor fluxo de oxigênio circulando em direção ao cérebro do indivíduo. Por isso você deve estar sempre ciente sobre o que fazer em caso de desmaio.

Os sintomas antecedentes ao desmaio podem ser variados, sendo os mais comuns deles as náuseas, tonturas, mal-estar e fraqueza corporal.

O que pode causar um desmaio?

Geralmente, a situação é provocada pela falta de oxigênio na corrente sanguínea e é caracterizada pela perda breve de consciência. As causas do desmaio podem ser variadas para cada pessoa, já que podem apresentar fatores físicos ou emocionais. Algumas das causas mais recorrentes são:

  • Ansiedade;
  • Tensão emocional;
  • Doenças cerebrovasculares;
  • Doenças cardiovasculares
  • Embolia pulmonar;
  • Hipertensão pulmonar;
  • Hipoglicemia, ou seja, baixa taxa de açúcar no sangue;
  • Intoxicação;
  • Infecções ;
  • Hipotensão postural;
  • Fadiga;
  • Dores intensas e/ou persistentes;
  • Baixa pressão sanguínea;
  • Uso de medicações específicas;
  • Alterações hormonais durante a gravidez.

Primeiros socorros

Se você não sabe o que fazer em caso de desmaio e casa sinta um dos sintomas citados, o ideal é que deite-se mantendo as pernas elevadas. Isso fará com que o sangue circule de forma mais efetiva. Espere até que sinta-se melhor e o seu fluxo sanguíneo estabilize-se, enquanto retoma as funções cerebrais.

Se você presenciar uma segunda pessoa com esses sintomas, siga as mesmas instruções. Tente deitá-la o quanto antes, evitando a queda do indivíduo, que pode causar lesões corporais e na região da cabeça.

Após deitá-la numa posição confortável, tente manter as pernas dela posicionadas de forma mais elevada do que o restante do corpo, assim auxilia e facilita a circulação sanguínea. Busque ajuda médica o quanto antes, ligando para centros de emergência como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do número 192.

Caso a pessoa retome a consciência, ela não deve deixar de buscar ajuda médica, pois só um especialista poderá realizar um diagnóstico eficiente. No entanto, pode-se oferecer ao indivíduo alguma bebida doce, como água com açúcar e soro caseiro, por exemplo. Isso ajudará elevar as taxas de glicemia.

Tenha um kit de primeiros socorros em casa, caso você se corte ao desmaiar. Com isso, você poderá remediar a situação até a chegada do serviço de emergência.

Diagnóstico

Agora que você já sabe o que fazer em caso de desmaio, é importante também saber o que fazer em seguida, para obter um diagnóstico. O motivo do desmaio só poderá ser dito por um clínico geral, um neurologista ou um cardiologista.

Peça para que alguém, que tenha presenciado o ocorrido, lhe acompanhar ao hospital. Caso você não tenha uma segunda pessoa para lhe acompanhar até o hospital, vá preparado e leve anotações com todos os detalhes do episódio. Informe ao profissional todos os tipos de medicamentos que você esteja ingerindo e como foi sua alimentação neste dia.

Se ainda assim houver dúvidas referentes ao diagnóstico, o profissional poderá requisitar alguns exames mais específicos como radiografia, exames de sangue, ecocardiograma, eletrocardiograma e eletroencefalograma.

O que não fazer em caso de desmaio?

Em hipótese alguma deve-se despejar água ou algum tipo de líquido no rosto da pessoa desmaiada, pois esta poderá aspirá-la e causar asfixia.

Após recuperar consciência, a pessoa também não se deve ingerir álcool, pois poderá agravar a situação. Também é comum que as pessoas tentem se levantar rapidamente após o desmaio, mas o recomendado é que esperem um pouco. Assim a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio estabilizam-se antes.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

tirar cola de adesivo
Como tirar cola de adesivo de todas as superfícies
como evitar a gastroenterite
Conheça os tipos de gastroenterite e saiba como se prevenir