em

Micropigmentação de sobrancelha: o que é e como funciona?

Se as suas sobrancelhas são falhadas, muito finas ou clarinhas, essa pode ser a solução ideal
micropigmentação de sobrancelha
Crédito: Unsplash

Quem tem as sobrancelhas muito finas, com falhas ou claras costuma buscar soluções para tê-las mais delineadas, já que elas fazem toda a diferença no visual do rosto. Uma dessas soluções é a micropigmentação de sobrancelha, uma técnica realizada por um profissional que faz uma tatuagem bem delicada, desenhando fio a fio da sobrancelha. Assim você se livra do trabalho de pintar as sobrancelhas com lápis todos os dias, pois já vai acordar pronta.

Veja também: o que é e como funciona o microblanding de sobrancelha

Aqui você encontra:

Como funciona micropigmentação de sobrancelha

Para fazer a micropigmentação de sobrancelha, o primeiro passo é buscar por um bom profissional que atue em uma clínica de estética e seja certificado para esse procedimento. Antes de começar o procedimento em si, o profissional faz uma avaliação do rosto do seu cliente para escolher a cor e o formato ideais para as sobrancelhas, de acordo com o desenho do rosto para que fique harmônico.

Depois de decidir como serão as novas sobrancelhas, então o profissional pode começar o procedimento que leva, em média, 1 hora para ficar pronto, as vezes mais, dependendo do tamanho das sobrancelhas. Ele vai fazer uma limpeza no rosto, mas mesmo assim o ideal é ir sem maquiagem para não atrasar o processo.

Feita a limpeza no rosto, se o cliente achar necessário, o profissional aplica um gel sobre as sobrancelhas que serve como um leve anestésico, já que será usada uma agulha para pigmentar a pele. O procedimento não é dolorido, mas pessoas que têm mais sensibilidade podem sentir um incômodo.

A micropigmentação é feita com uma agulha elétrica, semelhante ao procedimento de uma tatuagem, com a qual o profissional irá desenhar fio a fio em cada sobrancelha. Terminadas as micropigmentações, o profissional fará as recomendações de cuidados a ter e a pessoa já pode ir para casa.

Dura quanto tempo?

como fazer micropigmentação de sobrancelha passo a passo
Crédito: Freepik

A micropigmentação de sobrancelha não é definitiva como uma tatuagem, pois a agulha com a tinta é aplicada até uma camada mais superficial da pele, a epiderme.

Já no caso da tatuagem, ela é feita em uma camada mais profunda, a derme, onde não ocorre a renovação celular, por isso a pintura fica para sempre.

A micropigmentação dura cerca de 1 ano, e depois é necessário fazer um retoque para que volte a ficar delineada. Mas se não quiser retocar, a tinta vai saindo até sumir por completo.

Cuidados e contraindicações da micropigmentação de sobrancelha

Quanto aos cuidados que deve ter após o procedimento, o profissional irá recomendar que use uma pomada cicatrizante e hidratante, tipo Bepantol ou outro. A pele irá descamar e metade da tinta aplicada irá sair. Por isso, depois de 1 mês, é recomendado fazer uma reaplicação de retoque. Só aí você verá o real resultado.

Mesmo sendo um procedimento simples e seguro quando feito por um profissional habilitado, a micropigmentação de sobrancelha não deve ser aplicada em pessoas com alergias, pois há o risco de serem alérgicas à tinta utilizada.

Se for o caso, o ideal é fazer um teste antes, aplicando uma pequena quantidade dessa tinta em uma parte mais escondida do corpo e aguardar alguns dias para ver se terá alguma reação.

Além desse caso, o procedimento também deve ser evitado em pessoas que estejam com algum machucado ou infecção na região dos olhos e sobrancelhas, bem como em gestantes, pessoas com diabetes e que tomam medicação anticoagulante, pois são situações que dificultam a cicatrização do procedimento.

Pessoas que já sabem ter queloide devem ter cuidado redobrado, pois como a micropigmentação vai precisar cicatrizar, e pode ser que o queloide se instale nas sobrancelhas e ninguém quer isso. Então é melhor evitar do que arriscar.

Preço

O preço desse tipo de procedimento varia muito conforme a cidade, o nível da clínica e a avaliação feita em cada pessoa. É possível encontrar essa técnica a partir de R$ 200 incluindo o retoque, mas também pode chegar a R$ 600.

Por isso é importante fazer orçamentos e escolher não apenas pelo preço, mas também pela clínica que você sentir mais confiança, já que esse tipo de procedimento, se for mal feito, pode prejudicar sua saúde e beleza.

Confira como funciona esse procedimento no vídeo abaixo:

ajudar um amigo em luto
8 formas de ajudar um amigo em luto a se sentir melhor
fazer a sobrancelha crescer
Como fazer a sobrancelha crescer: dicas caseiras e tratamentos médicos