microdermoabrasão
Crédito: Freepik
em

Microdermoabrasão: o que é e quais indicações desse procedimento

Para ficar com uma pele mais lisa e homogênea, esse procedimento é uma boa opção

As mulheres de todas as idades que se importam com a saúde e a aparência da pele, costumam buscar por soluções que ajudem a prevenir o envelhecimento precoce. Também, opções de tratamentos para eliminar certos tipos de manchas, acne e rejuvenescer as células para uma pele lisa e reluzente. Um dos procedimentos que proporciona todos esses efeitos é a microdermoabrasão, conheça mais a respeito.

O que é?

A microdermoabrasão é um procedimento de esfoliação superficial que pode ser aplicado utilizando equipamentos próprios ou de forma manual, usando produtos dermocosméticos.

Esse tratamento tem a finalidade de remover as células mortas na camada superficial da pele, promovendo a renovação celular e estimulando a produção de colágeno que é um dos principais responsáveis pela elasticidade e tonicidade da pele.

Ao promover a renovação celular, esse procedimento ajuda, junto com outros recomendados pelo dermatologista, a reduzir manchas (dependendo do tipo) e reduzir as marcas da acne, trazendo uma pele nova à superfície.

Como é feito o procedimento?

cuidados com microdermoabrasão
Crédito: Freepik

A microdermoabrasão é um nome geral para procedimentos mais específicos, como por exemplo o peeling de diamante e o de cristal. Esses peelings também são esfoliações que renovam a pele. Eles são feitos no consultório dermatológico ou na clínica de estética, por um profissional capacitado. Para esses procedimentos o profissional utiliza um aparelho pequeno que tem uma mangueirinha e uma espécie de caneta na ponta.

No caso do peeling de cristal, o aparelho vai pulverizar microcristais de óxido de alumínio na pele para remover sua camada superficial, depois é feita uma aspiração a vácuo para remoção de todos os resíduos.

Já no peeling de diamante, a “caneta” que fica na mão do esteticista tem uma ponta com um pequeno cristal que vai passando sobre toda a pele, promovendo um tipo de esfoliação mais profunda, na intenção de eliminar linhas de expressão mais superficiais e manchas.

Existe também o peeling amazônico que é um dos tipos feitos apenas com produto dermocosmético. Mesmo não sendo necessário usar um aparelho específico, recomenda-se fazer o procedimento com um profissional para garantir a eficácia.

Indicações

As indicações, como antes mencionado, são para quem deseja reduzir linhas de expressão, reduzir determinados tipos de manchas (o médico saberá dizer se a mancha pode ser removida com o procedimento), marcas de acne e para a renovação e limpeza da pele.

Cuidados e contraindicações

Esse é um procedimento seguro, praticamente sem contraindicações e cuidados especiais, pois não contém químicos. Mesmo assim, atente-se para os cuidados:

Pessoas com problemas de pele

Somente as pessoas que têm algum problema de pele não devem fazer a microdermoabrasão até que o problema esteja resolvido. Esses problemas podem ser acne (ainda sem tratamento, com inflamações), rosácea e lúpus, quando a pele do rosto está afetada pelas crises, entre outros que modifiquem a estrutura da pele, deixando-a muito sensível para o procedimento ou podendo espalhar a inflamação.

Gestantes

As gestantes, se tiverem liberação do médico, podem realizar o procedimento sem problemas. Mas não devem fazer sem antes consultarem o obstetra para garantir que não haverá qualquer reação por conta de algum quadro específico de saúde.

Cuidados após o procedimento

Depois de fazer o procedimento, a pele do rosto pode ficar avermelhada e mais sensível. Então, é importante seguir à risca todas as orientações que o profissional disser. É essencial manter a pele bem hidratada, evitar pegar sol no rosto nos primeiros cinco dias após o procedimento e interromper o uso de produtos ácidos, caso tenha o hábito de usá-los no rosto.

14 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

árvores frutíferas em vasos

8 Árvores frutíferas em vasos para cultivar em casa

aposentadoria por fibromialgia

Aposentadoria por fibromialgia é possível?